Alexandre Almeida quer investimentos do BNB no Maranhão

Publicado em   24/ago/2011
por  Caio Hostilio

O deputado Alexandre Almeida (PT do B) ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa durante a sessão desta terça-feira (23), para cobrar a falta de investimentos do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no Maranhão.

Segundo o parlamentar, ele foi procurado por produtores rurais e outros empresários do estado preocupados com a falta de recursos do BNB para financiar os projetos maranhenses. “Isso, a princípio, nos pareceu algum equívoco, ou algum ruído de comunicação, razão pela qual nós procuramos nos aprofundar sobre essa matéria, e durante esse processo, de fato constatamos que o Maranhão, assim como outros estados do Nordeste estão sendo discriminados pelo banco”, disse Almeida.

Ainda segundo o deputado, o orçamento que o BNB destinou do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), para o Maranhão em 2011 foi insuficiente, muito abaixo do que precisamos e muito aquém quando comparado com outros estados nordestinos.

“Entendemos que o apoio aos mini e pequenos produtores e empresários precisa ser uma prioridade em qualquer governo, no entanto os parâmetros que o Banco Nordeste vem utilizando para classificar um cliente como de médio porte, por exemplo, é muito baixo, o que acaba excluindo muitos produtores e empresas que na verdade são de pequeno porte, mas o banco os tem como médio”, explicou Alexandre Almeida.

Outro equívoco cometido pelo Banco, segundo o parlamentar, se refere ao fato do mesmo centralizar uma parte dos recursos na região nordestina de clima semiárido. “Como em nosso estado não temos clima semiárido, ficamos excluídos dos recursos destinados a este grupo, diminuindo mais ainda o orçamento que pode ser investido no Maranhão”, lamentou o deputado. “Dessa forma, entendemos que se precisa urgentemente substituir este critério por algum que tenha por base o IDH dos municípios, pois caso contrário o BNB não cumprirá sua missão nobre que é fortalecer a economia nordestina de forma homogênea”, ressaltou Almeida.

 “O Banco do Nordeste, além de trabalhar para reduzir as desigualdades que separam o nordeste brasileiro do sul e sudeste do País, deveria também se preocupar com as desigualdades intra regionais, o que não vem acontecendo”, complementou o parlamentar.

Alexandre Almeida lembrou que grandes grupos estão se instalando no Maranhão, a exemplo do grupo Suzano, em operação na Região Tocantina, sendo que isso deixa de representar o desenvolvimento da Região na medida em que pequenos empresários maranhenses, que poderiam se agregar a esses empreendimentos, não poderão fazê-lo por falta de estrutura, problema que poderia facilmente ser reparado pelo BNB. “Quando esses empreendimentos não conseguem no local onde estão operando empresas que possam trabalhar com eles, simplesmente eles vão buscar em outras regiões e o povo maranhense vai perder a oportunidade de crescer”, afirmou Almeida.

“Quando o Banco do Nordeste concentra os seus financiamentos no Ceará, em Pernambuco e na Bahia, ele está criando dois nordestes, ele está aumentando mais ainda internamente essas desigualdades, ou seja, mais uma vez demonstra não cumprir o seu papel”, acrescentou.

Ao final do seu pronunciamento, Alexandre Almeida anunciou que vai encaminhar um requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, para solicitar ao Banco do Nordeste, os investimentos que foram feitos nos últimos 10 anos no Maranhão e em outros estados, a fim de que se  perceba o quanto é significativa a diferença entre Bahia, Pernambuco e Ceará em relação aos outros estados do Nordeste, no que diz respeito a investimentos liberados pelo Banco.

  Publicado em: Governo

9 comentários para Alexandre Almeida quer investimentos do BNB no Maranhão

  1. 3 goals in under 10 second half mins for SPFC against Ceara in the Copa so far! All three sublime..Cicero,Lucas+Dago!

  2. Jetson disse:

    God, I feel like I sohlud be takin notes! Great work

  3. Reegan disse:

    That’s more than sesbnile! That’s a great post!

  4. We loved your website so much we added it to http://www.usbhubreview.net/sites-we-like-2. Just fill in the offer and your backlink is permanent.

  5. We loved your website so much we added it to http://www.usbhubreview.net/sites-we-like-2. Just fill in the offer and your backlink is permanent.

  6. Tool Set disse:

    We loved your website so much we added it to http://www.usbhubreview.net/sites-we-like-2. Just fill in the offer and your backlink is permanent.

  7. What if I told you could AUTOMATE your blogging completely and start profiting from it? Did it sparkle your interest? Read about it here: http://lnkgt.com/7qk

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos