Atenção, homens!!! Café pode proteger mulheres da depressão, diz estudo… Será se a venda de café caiu?

Publicado em   10/out/2011
por  Caio Hostilio

Uma pesquisa realizada recentemente aponta que o consumo de café com cafeína pode diminuir os riscos de depressão. O estudo foi desenvolvido pela Universidade de Harvard e publicado na Archives of Internal Medicine, uma das revistas JAMA/Archives. O estudo mostrou ainda que café descafeinado não teria o mesmo efeito.

Foram analisadas 50.739 mulheres (enfermeiras) com uma média de idade de 63 anos. Em 1996, quando foi iniciado o estudo, elas não mostravam sinais de depressão. Durante os 10 anos em que foram acompanhadas, os pesquisadores mediram o consumo de cafeína através de questionários que mostravam com qual frequência produtos com a substância eram consumidos.

Ao final do estudo, 2.607 mulheres sofreram de depressão. Mulheres que consumiam de duas a três xícaras de café por dia apresentaram 15% menos chances de ter depressão em comparação as que bebiam uma xícara ou menos por semana. Aquelas que consumiam quatro ou mais tinham uma diminuição de 20% no risco. 

Os pesquisadores afirmam que o estudo “não pode provar que o café com ou sem cafeína reduz o risco de depressão, mas apenas sugere a possibilidade de um efeito protetor”.

A pesquisa mostrou ainda que consumidoras regulares de café estavam mais propensas a fumar, beber álcool e menos envolvidas com atividades da Igreja ou grupos voluntários ou comunitários. Elas também estavam menos propensas a ficar acima do peso e a sofrer pressão alta ou diabetes.

Uma condição crônica, a depressão afeta duas vezes mais mulheres do que homens. Os autores da pesquisa defendem que a identificação de fatores de risco para a depressão e o desenvolvimento de novas estratégias de prevenção sejam uma prioridade de saúde pública.

  Publicado em: Governo

5 comentários para Atenção, homens!!! Café pode proteger mulheres da depressão, diz estudo… Será se a venda de café caiu?

  1. Charlotte disse:

    Hey, you stated in a much more direct way what I was trying to communicate, thanks, I will recommend your site to my friends.

    My site:
    dsl vergleich dslvergleichdsl.com

  2. Sometimes I just think that people write and dont really have much to say. Not so here

  3. Owen Knower disse:

    I simply want to mention I’m very new to weblog and seriously loved you’re web-site. Probably I’m going to bookmark your website . You absolutely come with incredible stories. Thanks a lot for revealing your webpage.

  4. This is really interesting. Thanks for posting it. By the looks of the comments, many others think so too.

  5. I simply want to say I’m very new to blogging and absolutely liked this web-site. More than likely I’m going to bookmark your website . You amazingly have great writings. Regards for sharing with us your blog site.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos