Notícias

Publicado em   14/out/2011
por  Caio Hostilio

Ricardo quer Caema convocada pela Assembléia…

O secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, solicitou nesta sexta-feira ao líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Manoel Ribeiro, que convoque a diretoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e os membros do Conselho Estadual de Saneamento para que eles prestem ao Legislativo Estadual todos os esclarecimentos sobre o reajuste tarifário proposto pela Caema. A iniciativa do secretário objetiva esclarecer todas as dúvidas dos deputados e da população sobre o reajuste nas tarifas cobradas atualmente pela Caema. A proposta de realinhamento tarifário foi submetida à análise da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Maranhão e já foi alvo de discussão em duas audiências públicas.

 História de Ribamar em Livro…

A historiografia ribamarense ganhou uma importante contribuição. Trata-se do livro “São José de Ribamar, nossa história, nossa cultura e nossa gente”, de autoria do pesquisador e escritor Antônio José Ferreira Miranda. A obra foi lançada nesta sexta-feira (14) durante um café literário realizado no auditório da Secretaria Municipal de Turismo de São José de Ribamar. O evento contou com as participações de várias autoridades do município, dentre elas o prefeito Gil Cutrim (PMDB), além de educadores, estudantes e diversos outros representantes da sociedade ribamarense. Para tornar a leitura mais agradável, os fatos históricos, que destacam a evolução social, política, econômica e cultural do município (hoje, o terceiro maior do Maranhão em número de habitantes, segundo o IBGE), são narrados na primeira pessoa do singular, fazendo com que a própria cidade de São José de Ribamar se transforme em personagem que, aos poucos, vai relatando a sua história, criando uma atmosfera envolvente centrada na precisão das pesquisas e na forma enxuta dos parágrafos. Gil Cutrim parabenizou o escritor pela contribuição que o mesmo está dando ao povo de São José de Ribamar. “O lançamento desta obra reflete o valor que a educação e a cultura passaram e ter, a partir de 2005,em São Joséde Ribamar. Nossa administração continuará apoiando todas as iniciativas que tenham o objetivo de preservar a história do município e contribuir com a formação de nossos jovens”, disse.

Seduc e Sinproesemma discutem projeto de proposta salarial

Na próxima terça-feira (18), a Seduc e o Sinproesemma voltam a se reunir para discussão do Projeto de Lei que trata da Implantação do Piso Salarial Nacional dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Conforme texto do projeto de Lei, foram realizados estudos de viabilidade do reajuste dos vencimentos dos professores em 38,84% para as faixas salariais correspondentes às classes I e II que, atualmente, estão recebendo vencimentos abaixo do valor fixado pela lei, que instituiu o piso salarial nacional da categoria. Já para as faixas salariais que recebem acima do piso, o reajuste proposto é de 20%. Um ponto a destacar é que o governo do Maranhão irá pagar o piso salarial nacional determinado pelo STF, que é de R$ 1.187,08, para 40 horas semanais, sendo que no estado a jornada é de 20 horas semanais. No último dia 27 de setembro, o Governo formalizou ao Sinproesemma, proposta de reajuste de 20% no vencimento da categoria, dos quais 12% serão aplicados no mês de outubro e o restante será pago de forma escalonada nos meses de março e setembro de 2012. Ressalta-se que junto com a proposta foram entregues também ao Sindicato tabelas nominais com os novos valores a serem praticados, incluindo a incorporação da GAM.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos