Se existir planejamento e organização, existe a atração, que gera folia, emprego e renda… São Luís ganha com o Carnaval!!!

Publicado em   19/fev/2012
por  Caio Hostilio

Imirante

Enquanto alguns se divertem, outros aproveitam a Folia de Momo para aumentar os lucros ou, simplesmente, faturar um extra. Em todos os pontos de festa é fácil se encontrar os mais variados produtos sendo comercializados, o que tem resultado em bons lucros para diversos setores de comércioem São Luís. Lojas, restaurantes, hotéis, entre outros, também festejam os resultados positivos que o Carnaval vem gerando.

Ribamar Couto, gerente do restaurante Cantinho da Estrela, localizado na Praia Grande, diz que o número de clientes aumentou em 30%. Esse fluxo, revela ele, inclui turistas, mas, também, pessoas que trabalham durante o período carnavalesco. Para dar conta da demanda, ele diz que contrata mais profissionais. “Temos também uma equipe muito boa, que se adapta rapidamente ao aumento dos serviços. Isso é fundamental para que consigamos servir bem quem nos procura”, ressaltou.

Para atrair mais clientes, Ribamar Couto revelou que vem investindo tanto na estrutura, quanto na contratação de pessoal qualificado. “Decidimos climatizar o ambiente e isso agradou muita gente. Além disso, nosso cozinheiro tem 30 anos de experiência no ramo, o que garante muita segurança na elaboração dos pratos que são servidos”, revelou.

Autônomos também estão tendo bons lucros com a festa. A vendedora Maria do Rosário Lisboa vende bebidas, tanto na Praia Grande, quanto na Madre Deus. Ela declarou que, em período de Carnaval e São João, ela deixa a casa comercial que tem na Areinha nas mãos dos filhos. “Coloco meu isopor no carrinho de mão e sigo, com meu marido, para onde tem festa. A gente consegue faturar muito mais assim do que se agente ficar só em um lugar”, disse.

Raimundo Luis Severo tem uma banca onde vende churrasco e bebidas, na Madre Deus. De acordo com ele, que trabalha com esses produtos durante todo o ano, no Carnaval as vendas aumentam. “E se a gente conseguisse ficar circulando iria faturar ainda mais. Só que é complicado e ficamos em um só lugar. Mesmo assim dá pra vender bem”, afirmou.

Outro setor que costuma se destacar durante o período de Carnaval é o hoteleiro. De acordo com vice-presidente da Fundação São Luís Convention & Visitors Bureau, Nan Souza, ao final do período, a ocupação dos quartos deve ser de 95% em todos os hotéis da cidade, sobretudo os da orla da capital.

Folia

Até a terça-feira (21), o Carnaval dos 400 Anos, que tem por tema “Abre alas Brasil que o Maranhão está chegando” se concentra nos circuitos Deodoro-Cajazeiras, São Pantaleão/Madre Deus e na Avenida Litorânea. É nesses locais que acontecerão as mais de 1.700 apresentações programadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Todas as tardes, a programação de Carnaval começa com o Cortejo, quando grupos carnavalescos descem da Praça Deodoro e seguem pelas Cajazeiras. Na Madre Deus, os grupos passarão pela Vila Gracinha, Praça da Saudade, Ponto do Gavião, Ponto do Meio, Ponto de Fuga, Portal do Ceprama e seguirão para a Casa das Minas.

Os palcos montados para as apresentações, além das manifestações carnavalescas, receberão cantores e bandas maranhenses. No domingo (19), segunda (20) e terça-feira (21), a programação também movimenta o bairro Estiva.

O Carnaval dos 400 Anos agita a Avenida Litorânea até a terça-feira (21). A programação contará com shows de grupos de pagode, escolas de samba, tambores de crioula e bandas que reúnem multidões e animam a folia nos bairros da Ilha.

No local, além do palco principal, com iluminação de alta tecnologia, painéis de LED e som de qualidade, há uma tenda gigante (7,20 metros de altura x 32 metros de comprimento x 12 metros de largura), com lona transparente e iluminação especial.

Em todos os espaços de festa – e áreas de acesso – a segurança estará reforçada. O circuito ganhará, ainda, banheiros químicos. Tudo para garantir conforto e comodidade ao folião.

Além das apresentações nos palcos e nas ruas, os foliões poderão, ainda, aproveitar os shows que serão realizados nas Jardineiras, veículos adaptados que estarão localizados na Praça Deodoro, sempre às 17h.

Empenho

O secretário de Estado da Cultura, Luís Henrique de Nazaré Bulcão, destacou que há uma grande equipe trabalhando diretamente para fazer do Carnaval deste ano uma festa ainda maior que a do ano passado. “Temos pessoal trabalhando ininterruptamente para dar conta de tudo o que foi planejado”, afirmou.

Bulcão lembrou que, além das festas espalhadas pelo Centro Histórico, Madre Deus e Avenida Litorânea, o Governo instituiu o Troféu “São Luís, 400 Carnavais”, prêmio que visa prestigiar e incentivar quem faz o Carnaval de rua da capital, em uma escolha que será realizada pelos meios de Comunicação.

O projeto foi desenvolvido pelo Governo do Estado, que incorporou o Troféu às ações que estão sendo desenvolvidas para as comemorações dos 400 anos de São Luís. “A idéia é aproveitar o quarto centenário da capital e fazer um Carnaval diferente, que valorize o que temos de tradição em nossa terra, que são as brincadeiras de rua”, explicou o secretário.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos