É delicado!!! Líder do PT teme que crise do PR chegue à Câmara

Publicado em   16/mar/2012
por  Caio Hostilio

Estadão

Eu já disse que já vi esse filme antes com o Collor!!! Congresso Nacional não é Assembléia Legislativa e nem tampouco Câmara de Vereadores!!! O ex-presidente Lula governou com a minoria no Senado com muita perspicárcia e inteligência, com isso conseguiu passar por crises terríveis, tais como o Mensalão, Sanguessugas e a CPI da Petrobrás. Conseguiu eleger sua sucessora Dilma e deixar uma base magnífica no Congresso Nacional, porém a presidenta não está tendo jogo de cintura para segurar essa maioria e, por isso, deve torcer muito para que não tenha sequer um casinho de um CPI da Casa da Moeda…

O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), afirmou hoje (16), em entrevista exclusiva ao Grupo Estado, temer que a crise nas relações entre o governo federal e a bancada do PR no Senado Federal também chegue à Câmara dos Deputados. ‘Nós temos um problema localizado com sete senadores. Eu particularmente acho que é preocupante, não dá para desprezar isso. Isso cria um clima e pode contaminar a outra Casa (a Câmara, onde a sigla tem 40 deputados)’, apontou o senador. De acordo com o petista, no processo de reorganização da base aliada ‘o mar está tranquilo (no Congresso), revoltosos estão os marinheiros’. ‘Precisamos resolver essa questão, porque só no vento, a nau não vai’, avaliou.

O senador pregou que o PT trabalhe para se reaproximar do PR e evitar a debandada definitiva da base, mas deixou claro que não pretende entrar na briga por reacomodação de aliados.’A gente tem de tratar dessa questão no aspecto que nos cabe. Ocupação de espaço é tratado com a presidenta, não conosco’, avisou.

Pinheiro condenou a pressão por cargos e disse que a preocupação maior está em não ‘abrir precedentes’ neste momento delicado nas relações do governo com sua base aliada. ‘É legítimo o PR reivindicar um espaço de atuação no governo, mas também não pode ser permanentemente essa coisa da pressão como elemento para obtenção de cargo, até porque tudo tem limite’, disse. ‘Assim como também é legítimo um governo não aceitar a lógica de ocupação de espaço pela pressão.’ Na sua avaliação, se a presidente cedesse a esse tipo de apelo, poderia se tornar refém dessa situação.

Segundo o senador, a presidente Dilma Rousseff tem sido rigorosa no enfrentamento da crise e ressaltou que ela não pretende ceder a esse tipo de pressão. ‘Dilma não é muito de se tornar refém ou de aceitar essa condição de refém’, elogiou.

O petista divide a crise entre o governo e sua base aliada no Senado em duas fases: a rebelião do PMDB contra a interlocução entre os senadores e o Palácio do Planalto e a pressão do PR por mais espaço no governo. O primeiro recado do PMDB ao governo foi dado com o veto à recondução de Bernardo Figueiredo para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). ‘Bernardo era uma peça do tabuleiro de xadrez que pode ser trocada. Ele não é nenhum bispo, nenhuma torre. Se fosse torre, não teria caído. Ele está mais para peão’, comentou.

Apaziguada, pelo menos momentaneamente, a revolta dos peemedebistas, o governo teve de lidar com a ameaça do PR de deixar a base governista. ‘O problema nunca deixou de existir’, lembrou o senador, referindo-se ao estopim da crise a partir da queda de Alfredo Nascimento do Ministério dos Transportes, em julho passado e à pressão constante da legenda pela indicação do novo ministro, já que a sigla não se sente representada pelo atual titular da pasta, Paulo Sérgio Passos, e quer indicar um nome de sua direção para o cargo.

Em minha opinião, o líder petista esquece que o PMDB não gostou nada das mudanças e suas lideranças só não comandam a bancada peemedebista, mas as bancadas do PTB, do PR, do PSC, de parte do DEM, de parte do PSD e do PRB e do PV… Todo cuidado é pouco!!!

Volto a alertar!!! Não subestimem a força do Congresso Nacional!!! O Collor subestimou e veja onde ele foi parar… Tudo por uma Elba!!!

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos