Uma pergunta que não pode calar:

Publicado em   31/mar/2012
por  Caio Hostilio

No Maranhão não tem contador que saiba preparar prestação de contas de Prefeituras e Câmaras de Vereadores,  dentro dos princípios da LRF?

O prazo para entrega das prestações de contas no TCE se encerra na segunda-feira (02/04). Até o dia 28/03, somente 30 presidentes das 217 Câmaras Municipais de Vereadores tinham entregue ao TCE suas respectivas prestações de Contas.

Entre os 217 prefeitos, até o dia (27), faltavam entregar suas prestações de contas nada menos que 196 prefeitos.

Estariam esses gestores com problemas em arrumar Notas Fiscais para compor suas prestações de contas ou é falta mesmo de contadores?

Em minha opinião, fico com a primeira opção!!!

Compartilhe :

*/?>

  Publicado em: Governo

8 Responses to Uma pergunta que não pode calar:

  1. José Rodrigues disse:

    O problema é que a maioria das Câmaras de vereadores dependem dos prefeito$ para pagarem o serviço de contabilidade pública, se você reparar direito, verá que as câmaras que entregaram as contas não coincidem com a maioria das prefeituras, ou vice-versa!
    Enquanto houver conivência e submissão de vereadores à prefeitos a roubalheira continuará grande.

  2. Fernando Jose disse:

    Caio meu querido, irei expor rapidamente a minha opiniao, sendo eu um profissional da area contabil, e tambem uma pessoa que assim como voce pertence ao magisterio, nessa area.
    Nós temos aqui no MA profissionais de muita competencia, profissionais que atuam de forma correta, sincera e obedecendo os procedimentos que devem ser seguidos, mas tambem temos, como em todas as profissoes muito mela mao, costumo dizer que essa parte ai sao os “portadores de CRC”, sao esses que se encontram no mercado e que pela pratica ilicita dos seus atos, denigrem a imagem da classe contabil, voce sabe que por um todos pagam.
    Nao podemos deixar de frisar tambem a questao do comportamento dos gestores municipais em relaçao a formam como lidam com o dinheiro publico. Existem muitos profissionais que sao coniventes com todas as falcatruas, mazelas e etc, dos gestores para os quais prestam o serviço.
    Caio, nos ultimos 5 anos o avanço da tecnologia, da informatizacao foi tamanha que para os que nao acreditam ou nao acreditaram, encontram-se em situacao complicada ou delicada. Eu poderia lhe relatar aqui muitos outros pontos mas irei terminar lhe dizendo um que acredito ser muito relevante:
    Na Ciencia Contabil existem 6 principios importantes que nao somente os profissionais contabeis devem segui-los, ter em mente, enfim, mas gestores, empresarios e quaisquer pessoas que fazem parte ou dirigem uma entidade, que é o “Principio da Entidade”, que fala: “Os socios, gestores devem saber diferenciar o que patrimonio seu particular, do que é patrimonio da empresa/orgaos. Nao devera haver jamais a mistura de patrimonios no universo de patrimonios existentes” RES. CFC 750/93 e atualizada pela RES. CFC 1282/2010.
    Abraco

  3. contra corruptos disse:

    Eles estão a procura de notas frias, contador ladrão x prefeito ldrão.

  4. Assessor da Vereança de São Luis disse:

    as contas da prefeitura de são luis sem terem sido publicizadas conforme manda a LRF, mesmo assim toda vez que foram apresentadas na Camara foram todas aprovadas por uma maioria de vereadores. por incorrer nesta mesma impublicidade será que teremos algum vereador capaz de dar publicidade nos gasto da Camara de 2011 se as de 2009 até a presente data não foram do conhecimento publico ??

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog