Afinal, Por que São Luís e outros municípios não fazem o mesmo? Liceu Ribamarense é a melhor escola pública do Maranhão, atesta Ideb‏

Publicado em   16/ago/2012
por  Caio Hostilio

Aí está uma das respostas para o meu questionamento de onde foram parar os bilhões e bilhões vindos para os gestores públicos municipais do Maranhão!!! Se todos os gestores municipais aplicassem corretamente os recursos, com certeza o índice do IDH do Maranhão não seria péssimo, a educação não seria de péssima qualidade e a saúde seria realmente em prol da coletividade… Pensem nisso nessas eleições!!!

A educação pública do município São José de Ribamar voltou a ser destaque a nível regional e nacional. A Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na sede da cidade, apresentou o melhor desempenho entre as instituições públicas de ensino do Maranhão, de acordo com o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgado pelo Ministério da Educação nesta última terça-feira (14).

O Liceu Ribamarense, que juntamente com a Escola Municipal Liceu Ribamarense II integra a primeira rede de ensino público em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão, obteve avaliação de 6.3 pontos (2,5 a mais do que a média nacional), a maior do Estado e que o coloca no seleto rol das 50 unidades de ensino, entre públicas e privadas, que alcançaram as melhores notas no Ideb 2011, indicador geral da educação nas redes privada e pública e que leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil – para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Além do Liceu Ribamarense, a rede municipal de ensino de São José de Ribamar foi destaque no Ideb 2011 com a Escola Municipal Liceu Ribamarense II e a Escola Municipal São José de Ribamar. As duas também obtiveram nota superior a média nacional e estão entre as 30 melhores do Estado.

Construídas, equipadas e mantidas com recursos próprios da Prefeitura ribamarense, o Liceu Ribamarense I e o Liceu Ribamarense II, localizada no bairro Parque Jair, fazem parte de um projeto pioneiro no Estado, idealizado pelo ex-prefeito Luis Fernando Silva, atual secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, e que teve continuidade no governo do prefeito Gil Cutrim (PMDB).

A primeira foi inaugurada em 2008 (na gestão Luis Fernando) e a segunda em 2011 (administração Gil Cutrim). Elas formam a primeira rede de ensino público em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão e já foram visitadas por vários gestores públicos maranhenses e de outras regiões do país interessados em copiar o modelo educacional ribamarense.

Os Liceus Ribamarenses atendem, cada um, 400 estudantes – 320 matriculados no Ensino Fundamental e 80 na Educação Infantil – aprovados em processo seletivo interno. Possuem dez salas de aula; laboratório de informática com um computador (conectado a Internet) para cada aluno; laboratório de ciências; sala de multimídia; biblioteca com amplo acervo; brinquedoteca; área de vivência; quadra poliesportiva com arquibancada; refeitório; playgroud; secretaria, sala de professores; cozinha industrial com capacidade para produzir diariamente mais de mil refeições; além de área para estacionamento. São gerenciadas por meio de um sistema informatizado que controla a gestão pedagógica, suprimentos, estoque de material e todos os demais aspectos da administração do estabelecimento de ensino.

Os professores, todos aprovados em concurso público, passaram por processo seletivo interno, foram capacitados para atuar em educação em tempo integral e trabalhando em regime de dedicação exclusiva, recebendo remuneração mensal superior a R$3.375,00, podendo chegar a R$ 6 mil, quando estiverem na última classe de promoção.

A administração do prefeito Gil Cutrim já adquiriu um terreno, localizado na chamada região das Vilas de Ribamar, onde será iniciada, em breve, a construção da terceira Escola Municipal em tempo integral, que será denominada Liceu Ribamarense III.

A construção dos Liceus Ribamarenses, em especial, demonstra, sobretudo, que, ao implantar no município de São José de Ribamar uma rede de ensino público em tempo integral, o prefeito Gil Cutrim, seguindo os passos do ex-prefeito Luis Fernando, dá exemplo de que é possível se fazer educação pública de qualidade.

  Publicado em: Governo

32 comentários para Afinal, Por que São Luís e outros municípios não fazem o mesmo? Liceu Ribamarense é a melhor escola pública do Maranhão, atesta Ideb‏

  1. Estaquio de Oliveira Mendes disse:

    Demorô, Rosengana. Entra logo nessa dança, porque está parecendo é que você está esperando o “quem dá mais” entre o Macaxeira e o Tadeu Botox, quer dizer, Palácio. Mostra logo sua cara para eu saber em quem eu não voto de jeito nenhum.

  2. Amado Edilson disse:

    Blogueiro Ricardista, S.José de Ribamar, é um pingo em um oceano! Caso isolado, acho bom, pois é ponto para o nosso Estado sofredor, mas, também, algumas escolas municipais de São Luis, aumentaram também o seu Ideb, agora amigo, bancar escolas em tempo integral na capital do Estado, é vender ilusão para o povo sofrido da nossa cidade. Raciocine, talvez, nem o governo do Estado tenha capital pra bancar essa fábrica de ilusão. Quem sabe mais pra frente!!!
    abçs

  3. Solano de Abreu disse:

    Caro Caio. So ums correçao se vc permite. Nao sao todos que defendem escola em tempo intrgral. O Tadeu que ja foi prefeito e muito bem avaliado na educaçao disse que agora e moda prometer escola em tempo integral e ratificou o que agora disse castelo. O municipio nao tem condiçoes para isso. Serao necessarios a contrataçoes de milhares de professors e outros investimentos estruturantes que sao impossiveis de incluir no orçanento. Os dois disseram isso porque passaram pelo cargo e conhecem a realidade da semed. Qualquer tecnico de la sabe disso. Promete fazer quem nao tem dominio da realidade e quer apresentar qualquer proposta mirabolante. Parabens a prefeitura de ribamar e ao luis fernando pelo liceu ribamarense. Mas falta dizer que em ribamar somente esta escola finciona em tempo integral e que ela tem uma atençao super-especial do municipio e do governo do estado desde sua implantaçao. Agora pergunta se la dda pra fazer igual em todas as escolas? Impossivel! Em tempo, o estado e o municipio ja tiveram escolas avaliadas ciom notas bem baixas no ideb, mas ambos ja tiveram boas notas tambem. Como o miguel lins do municipio. O que de fato precisa melhorar e a valorizaççao do professor tanto salarial como em capacitaççao. Investir mais em nossas estruturas fisicas. Se naao o fosse verdade. Pessoas como vc. Eu e milhares de outros que nao estudamos em tempo integral nao teriamos vencido na vida. Repito. E necessario acima de tudo investimento no modelo que ai esta. veja que dfendi minha tese concordando com dois candidatos que sao os maiores opositores neste pleito(castelo e tadeu). Ele não é louco como Ricardo que iria colocar ônibus de graça para a apoulação nos fins de semana, taí…eu quero ver ele fazer isso, pede para Roseana dar transporte gratuito na capital ou interior, mesmo sendo nos jipes da saúde…abrs

    • Caio Hostilio disse:

      Quem disse isso? Esses candidato nao entendem nada, nadica de nada, sobre educacao… Isso e projeto de Anisio Texeira e Darcy Ribeiro, que Brizola usou quando foi governador Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro…

  4. Werlerson Dias disse:

    Correto o prefeito! Vender ilusão é coisa da oligarquia! O Castelo é mais pés no chão. E faz! Não fica prometendo…

  5. Emanoel Castilho disse:

    Entendo que o Prefeito tem razão quando ele diz que o projeto é bom, mais o custeio é muito alto, agora deve ser pensado de forma paulatina a implantação, pois é assim que funciona em São José de Ribamar, pois lá não são todas as escolas, até porque o municipio não tem como custear todas ainda, tem que ser pensado em como e onde buscar recursos para implantação em todo municipio.

  6. Quarliato Neto disse:

    SE A ILUSÃO É BOA PARA VOCÊS ENTÃO PORQUE O ESTADO NÃO FAZ? OUTRA COISA, ONDE ESTÁ ESCRITO QUE O LICEU RIBAMAENSE TIROU AQUELAS NOTAS QUE TU POSTOU? MOSTRA AÍ PORQUE AS MELHORES FOI EM SANTA CATARINA E SÓ CHEGOU A 6 ENTÃO O LICEU RIBAMAENSE É O MELHOR DO BRASIL, AGORA MOSTRA AS COISAS NÃO FICA MENTINDO DESCARADAMENTE, ESPERO QUE VOCÊ MOSTRE ONDE ESTÁ AS NOTAS, QUE MANIA DE FALAR E NÃO MOSTRAR.

    • Caio Hostilio disse:

      A responsabilidade e de caostelo, tanto com a educacao infantil como a fundamental… ele recebe milhoes e milhoes e voce quer que outros facam por ele e caostelo embolse o dinheiro da educacao, coisa que ja faz?

  7. BARBARA KERES disse:

    Saem os índices da educação e só escreves isso? Me lembro que, na campanha, Roseana ia pra televisão, ccom aquela voz mansa e falsa, com texto ensaiado a exaustão, e dizia: “vamos revolucionar a educação!” eu ria, de tamanha cara de pau, mas torcia para que fosse verdade, embora nunca acreditasse nisto. Alguém que depende do analfabetismo e da desinformação para se manter no poder só pode é estar comemorando estes resultados! Roseana e seu governo podre, aquele que a mesma afirmou que seria o melhor de sua vida, vai afundar cada vez mais este Estado na miséria!

    • Caio Hostilio disse:

      esse papo de galinha goguenta nao cola… quero saber como vai a educacao infantil e fundamental de sao luis que e de responsabilidade do caostelo.

  8. Carla de Oliveira disse:

    veja como essa gente não presta, não houve vistoria do corpo de bombeiros liberando este hospital, cade a promotora zelosa? Só existe vistorias nos predios do municipio? O estadio municipal Nhozinho Santos foi aquele escambau, prometeram até prenderem o administrador, era corpo de bombeiros exigindo hidrantes, saida de emergencia e o diabo a quatro, no hospital não exigem nada, sera que é medo do trator?

  9. DANILO GENTILLI disse:

    CANALHAS! TODOS CANALHAS! SAFADOS, PILANTRAS… CADÊ A M… DO MINISTÉRIO PÚBLICO. CARA SÃO R$ 100 MILHÕES PARA UMA REFORMA VAGABUNDA COMO ELES. ATÉ QUANDO ESSES CANCERES QUE ESTUPRO NOSSO POVO, ESQUARTEJAM, DESTROEM MEUS SONHOS DOS NOSSOS FILHOS, NETOS, BISNETOS… QUE DROGA ATÉ QUANDO ISSO VAI? UM ESTADO RICO DE TUDO QUE É RECURSOS NATURAIS, NÃO SE TEM UMA AGRICULTURA FAMILIAR, UMA CRIAÇÃO PARA O PEQUENO PRODUTOR. ESCREVO ESTAS PALAVRAS COM LÁGRIMAS NOS OLHOS

    • Caio Hostilio disse:

      ate quando vai existir nesse estado pessoas idiotas e canalhas que nao enxegam que bilhoes e bilhoes recebidos pelos 217 gestores municipais somem e os falsos moralistas se calam como filhos da puta e desgracados… ate quando se vai aguentar esse discurso de safado que usam esses gestores e esses bilhoes para se elegem e pagar agiotas…

  10. PAULO DAMASCENO disse:

    Essa governadora nunca ligou para e EDUCAÇÃO, desse estado, isso é uma vergonha, nós professôres estamos preparando um discurso para visita de Dilma ou Lula, para eles sabem o descaso que essa pasta no MARANHÃO, todos nós sabemos da competência do Dep. Cesar Pires, mais não pôr questões politicas ficamos mais uma vez prejudicados, GOVERNADORA VOCÊ DEVERIA TER VERGONHA NA CARA, AINDA MANTENDO UMA PESSOA COMMO SUPER-SECRETÁRIO O SRº BRINGEL, É UM ABSURDO, CONTINUAMOS COM BAIXOS INDÍCES NA EDUCAÇÃO. E VC CAIO NADA A CITAR…

    • Caio Hostilio disse:

      E os porras dos falsos moralistas “oposicao” e os outros 217 gestores tambem nada!!! E voce como um seguidor dessa burrice tambem nada…

  11. Sandro Nunes disse:

    PARA O GOVERNO DA ROSEANA O MELHOR SECRETÁRIO É O QUE AFUNDA MAIS OESTADO, O MELHOR SECRETÁRIO DE AGRICULTURA É O QUE EXTINGUE A CADEIA ALIMENTAR DO ESTADO (COMO A EXTINÇÃO DA PRODUÇÃO DE ARROZ, MILHO E FEIJÃO), O MELHOR SECRETÁRIO DE JUSTIÇA É O QUE DEIXA A CRIMINALIDADE CORRER SOLTA, O MELHOR SECRETÁRIO DE SAUDE É O QUE DEIXA AS PRAIAS CHEIAS DE MERDA, POVO SEM AGUA E OS HOSPITAIS INOPERANTES.

  12. Fernando disse:

    Cade Glauber, Gojoba e o restante daqueles malas para contestarem. So me falta eles dizerem que isso é invençao em S.J. de Ribamar!!

  13. Sandro Nunes disse:

    No ‘melhor governo da vida’ de Roseana: Dez assassinatos em 48 horas em SL

  14. Valdenor Rocha disse:

    LULA ESTA PREOCUPADO É COM O MENSALÃO..NÃO VEM MAIS A SLZ…RSRS…ELE NÃO É BOBO PERDER TEMPO COM W.O
    A situação dos mensaleiro nessa eleição não tá fácil, o chefe do mensalão tá vendo o desgaste da turma do PT COM TANTOS ESCÂNDALOS promovidos pelo deus da pátria, Lula e canalhece andam juntos. Daí vemos a situação nas eleições: Fernando Haddad Maluf, não passa dos 8%; em Teresina, o resultado é pior; no Maranhão, o Macaxeira não consegue passar dos 5%.
    Tá difícil, não tá fácil para os mensaleiros. Macaxeira nunca será prefeito de São Luís. Macaxeira, é melhor voce ir plantar mandioca no asfalto.

  15. OUVINTE DE AM disse:

    Visão geral das escolas municipais de SJR 4.4 crescimento negativo(decrescimo), das escolas estaduais no municipio da vontade de chorar 3.7 abaixo da meta 7%, quanta falta de responsabilidade de Roseana, Gil, Luis Fernando,Cesar Pires e tua por não divulgar a verdade. “OU MARANHÃO ATE QUANDO TU VAI AGUENTAR ISSO.”

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos