Dia Mundial de Limpeza das Praias, Rios, Lagos e Lagoas em São Luís…

Publicado em   27/ago/2012
por  Caio Hostilio

No dia 15 de setembro a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) com apoio do Instituto Aqualung e de representantes da iniciativa privada, do Poder Público e da sociedade civil organizada, vai realizar pela primeira vez,em São Luís, o DIA MUNDIAL DA LIMPEZA DAS PRAIAS, RIOS, LAGOS E LAGOAS. Um dos objetivos do evento na capital maranhense é conscientizar a população sobre a importância de manter as praias, rios, lagos e lagoas, sempre limpos por meio de atitudes sustentáveis.

O evento, conhecido mundialmente como CLEAN UP THE WORLD (CUW), é uma das maiores ações globais de limpeza e conservação do meio ambiente. Na programação maranhense do CUW estão previstos um grande mutirão para recolhimento de lixo nas praias da Avenida Litorânea, atividades esportivas, de lazer e de educação ambiental durante todo o dia.

Assim como acontece em outras cidades brasileiras, as ações que serão realizadasem São Luísterão a colaboração do Instituto Acqualung (IEA), que é o membro brasileiro credenciado no projeto internacional e tem a missão de dar suporte e treinamento nos locais onde o Clean Up The World é realizado.

No dia 15 de setembro o DIA MUNDIAL DA LIMPEZA DAS PRAIAS, RIOS, LAGOS E LAGOAS será realizado, simultaneamente,em São Luís, Rio de Janeiro (Praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Prainha, Grumari, Sepetiba, Ilha de Paquetá, Maricá, Itaguaí, Saquarema e Cabo Frio), Aracaju (Sergipe), Florianópolis (Santa Catarina), Americana (SP) e Paraná, além de praias, rios, lagos e lagoas, em mais de 125 países.

Em São Luís, o Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas será antecedido da I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SUSTENTABILIDADE NAS PRAIAS E LAGOAS, que será realizada, no dia 29 de agosto, das 7:30h as 18h, no auditório Rui Falcão, na Assembleia Legislativa. Para participar da Conferência e do “Clean Up the World” os interessados (individualmente ou em grupos) deverão inscrever-se no site: www.sema.ma.gov.br.

A conferência, que é aberta ao público, terá dois momentos. Um dos pontos altos da programação matutina será a assinatura da “Carta de Compromisso para combater a poluição e a degradação ambiental nas praias da orla de São Luís e na Lagoa da Jansen” por representantes de instituições públicas e privadas. Os objetivos da assinatura desse documento são promover a união de esforços por parte das instituições públicas e privadas em prol da recuperação e da qualidade ambiental da água e da preservação dos ecossistemas.

Qualquer pessoa, individualmente ou em grupos, poderá participar como voluntária no Dia Mundial de Limpeza (15 de setembro). Para isso é necessário inscrever-se no site da Sema (www.sema.ma.gov.br) ou pelo e-mail: (cleanupsaoluis@gmail.com). Vale ressaltar que os coordenadores de grupos de voluntários devem participar do treinamento que será realizado no dia 29 de agosto, no auditório Fernando Facão, na Assembleia Legislativa, das 14:30h as 18h, dentro da programação da I Conferência Estadual de Sustentabilidade de Praias e Lagoas. As vagas para coordenadores são limitadas. Obs: Cada grupo de voluntários ou instituição só pode inscrever, máximo, 3 coordenadores.

I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SUSTENTABILIDADE DAS PRAIAS E LAGOAS

Local: Auditório Rui Falcão, Assembleia Legislativa do Estado

Data: 29 de agosto (quarta-feira)

Horário: 7:30h as 18h

INFORMAÇÕES SOBRE O CLEAN UP THE WORLD E INSTITUTO AQUALUNG:

www.cleanuptheworld.org e www.institutoaqualung.com.br

INFORMAÇÕES SOBRE OS EVENTOS:

ELIANE ALHADEF- Superintendente de Educação Ambiental da Sema: 9177-8760

VIVIANE VAZZI- Supervisora de Comunicação Socioambiental- 9163-3065

Marina Melo- (cleanupsaoluis@gmail.com)

Patrícia Santiago- assessora de imprensa- 9185-2267

Abaixo, vídeo e som para saber mais:

TV limpeza praias

SPOT DE R..

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos