Governadora Roseana entrega medalha da Ordem dos Timbiras a presidenta Dilma Rousseff

Publicado em   03/dez/2012
por  Caio Hostilio

A governadora Roseana Sarney condecorou a presidenta da República, Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (3), no Palácio dos Leões,em São Luís, com a medalha Ordem dos Timbiras. A honraria é concedida àqueles que expressaram por meio de ações e gestos, iniciativas para evolução da terra e do povo maranhense. Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, entregou a Dilma Rousseff a medalha Manoel Bequimão, honraria concedida pelo Poder Legislativo do estado.

Conceder a medalha à presidenta, disse a governadora, é uma forma do Maranhão prestar uma justa homenagem ao Governo Federal, com quem se tem firmado parcerias importantes. “No anoem que São Luíscomemora 400 anos de fundação, contar com a presença da presidenta Dilma é uma honra. Sabemos que precisamos melhorar a qualidade de vida do povo, mas temos a certeza que com os projetos e obras realizados em parceria com o Governo Federal teremos condições de contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”, declarou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, falou da importância de conceder a medalha Manoel Bequimão a Dilma. “O governo da presidenta Dilma tem investido na parceria com o Governo Estadual para beneficiar o Maranhão e a população. A medalha é destinada a todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento cultural, econômico, artístico e social do Brasil e é uma homenagem da casa para as ações do Governo Federal destinadas ao Maranhão, que incluem as ações para redução da pobreza extrema, valorização da mulher, educação e saúde de qualidade”, destacou.

A presidenta Dilma Rousseff comentou sobre a alegria em receber condecorações importantes no Maranhão, que segundo ela, é um estado de grande importância para o Brasil. “Fico honrada em receber as medalhas como grã-cruz da Ordem dos Timbiras e a Manoel Bequimão, sobretudo pelo fato delas representarem honrarias importantes para o estado. Considero que um país só pode ser integral, se cada região for um polo desenvolvido, que é o caso do Maranhão”.

Dilma Rousseff aproveitou a visita para parabenizar os ludovicenses e maranhenses pelo quarto centenário da capital. “São Luís é parte fundamental do Brasil, seu povo é seu maior patrimônio. Parabenizo São Luís pelos seus 400 anos, uma história que temos que conhecer e honrar”, ressaltou a presidenta.

Ela lembrou que São Luís é uma das cidades beneficiadas pelo PAC Cidades Históricas, pois a capital reúne um acervo único de beleza arquitetônica. “São Luís encanta pelas lendas, danças, bumba meu boi, cacuriá, tambor de crioula, praias e principalmente, pelo povo receptivo”.

Também participaram da solenidade o vice-governador, Washington Luiz Oliveira; o prefeito de São Luís, João Castelo; o presidente do Senado, José Sarney; os senadores Edison Lobão Filho e João Alberto; os ministros do Turismo, Gastão Vieira; dos Portos, Leônidas Cristino; da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, e do Gabinete de Segurança da Presidência, José Carvalho. Além de secretários de estado; deputados estaduais e federais, vereadores, representantes da iniciativa privada e da sociedade civil.

Autoridades prestigiam homenagens à Dilma Rousseff

Diversas autoridades prestigiaram a solenidade de entrega das medalhas do Mérito Timbira, concedida pelo Governo do Estado, e Manoel Bequimão, pela Assembleia Legislativa, à presidenta Dilma Rousseff, na tarde desta segunda-feira (3), no Palácio dos Leões. Secretários de Estado, deputados estaduais e federais, vereadores, senadores, prefeitos e empresários acompanharam o encontro entre a governadora Roseana Sarney com a presidenta.

O deputado federal Francisco Escórcio lembrou que esta é a segunda vez que a presidenta Dilma Rousseff vem ao Maranhão em apenas um ano, fato que há que se destacar, face sua importância para o Maranhão. “A vinda da presidenta, significa que ela está dando atenção a este momento especial por que passa o Maranhão”, disse.

Para o senador Edson Lobão Filho, a presença da chefa do executivo federal será sempre um motivo de alegria para um Estado e o Maranhão está felizem receber Dilma Rousseff.”Sem dúvida alguma, a presença da presidenta do Brasil é um motivo de festa para todos nós, maranhenses” destacou.

O secretário de Estado chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, disse que a visita de Dilma Rousseff é um fato oportuno uma vez que aqui ela poderá ver os investimentos que estão sendo feitos em prol do desenvolvimento do Maranhão, a exemplo das obras de ampliação do Porto do Itaqui. “O Maranhão está em pleno desenvolvimento e a visita da nossa presidenta do Brasil é oportuna para que ela veja a maneira como estamos caminhando para o desenvolvimento. Aliás, ela também contemplou a nossa exposição de arte em homenagem ao quarto centenário de São Luís, no Palácio dos Leões”, disse Luís Fernando Silva.

O presidente da Associação Comercial do Maranhão, Haroldo Cavalcante Júnior, ressaltou o significado da visita da presidenta Dilma Rousseff. Para ele, foi uma oportunidade para que ela testemunhasse os grandes projetos aqui em andamento, a exemplo do Porto do Itaqui. “O Porto do Itaqui é um dos melhores do mundo e, ao lado da governadora eministros, ela  viu como estamos avançando e como o Maranhão está se transformando”.

Presidenta conhece exposição sobre os 400 anos de São Luís

Ainda no Palácio dos Leões, acompanhada da governadora Roseana Sarney, a presidenta Dilma Rousseff visitou a exposição alusiva aos 400 anos de fundação de São Luís, que reúne peças criadas por artistas, designers e marcas reconhecidas em todo o mundo. No acervo, presentes livros, selos, quadros, joias, calçados, perfumes, latas de bebidas, roupas, sapatos, móveis e outros objetos inspirados nos encantos da capital maranhense. Todas as peças produzidas em homenagem ao quarto centenário da capital maranhense estarão reunidas em uma grande exposição realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma). A Exposição Extraordinária Homenagem ao IV Centenário de São Luís foi montada inicialmente no Palácio dos Leões. Em seguida, será transferida em caráter permanente para o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, onde ficará aberta para a visitação.

Governadora Roseana e presidenta Dilma visitam instalações do Sarah

A visita da presidenta Dilma a São Luís foi encerrada na tarde desta segunda-feira (3), no Hospital Sarah de Neuroreabilitação, localizado no Monte Castelo. Lá, a presidenta e a governadora Roseana percorreram os ambulatórios, o ginásio de reabilitação, que é voltado aos pacientes com comprometimento cerebral causado por traumas neurológicos, a sala de hidroterapia e a área de reabilitação voltada para o esporte. Nas enfermarias infantis, a presidenta Dilma e a governadora Roseana conversaram com as crianças e suas famílias. Elas aproveitaram a oportunidade para conhecer o trabalho desenvolvido na reabilitação das crianças especiais. Além da comitiva da presidenta, acompanharam a visita ao Sarah os ministros do Turismo, Gastão Vieira, e dos Portos, Leônidas Cristino; o presidente do Senado, José Sarney e deputado federal Chiquinho Escórcio.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos