Governo do Estado entrega Medalha da Ordem dos Timbiras nesta quinta (20)

Publicado em   19/dez/2012
por  Caio Hostilio

govO Governo do Estado homenageará diversas personalidades, nesta quinta-feira (20), às 15, em cerimônia no Palácio dos Leões, com a entrega da Medalha Ordem dos Timbiras, no Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís.

A Medalha, no Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís, é um reconhecimento a personalidades que tenham se distinguido por relevantes serviços prestados ao estado do Maranhão, especialmente à capital maranhense, em qualquer das áreas da atividade humana.

A Ordem dos Timbiras foi instituída pela Lei Delegada no 160, de 4 de julho de 1984, e regulamentada pelo Decreto no 10.346, de 30 de janeiro de 1987.

A Medida Provisória no 136, de 13 de novembro de 2012, assinada pela governadora Roseana Sarney, criou, no âmbito da Ordem dos Timbiras, o Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís. A admissão a essa honraria é restrita ao ano de 2012, comemorativo dos 400 anos de fundação da cidade.

A insígnia do Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís consiste em uma medalha em forma de Cruz de Malta, esmaltada de vermelho. Na parte de trás, ao centro, há a reprodução de do quadro “A morte de Gonçalves Dias”, onde a figura do índio Timbira protege o corpo do poeta, e um disco circundado por dois ramos de louros verdes, e entre eles a marca com a inscrição “São Luís 400 anos”, onde, dentro dos dois números zero, contém a imagem da Bandeira do Maranhão; ao centro, no reverso, sobre idêntico disco, o Brasão de Armas do Estado do Maranhão, orlado pela legenda: “Ordem dos Timbiras – Estado do Maranhão”. Na parte inferior, a inscrição “Comemorativa aos Quarto Centenário de São Luís”.

A Medalha é pendente de fita de gorgorão de 39 cm de comprimento e 35 mm de largura, acompanhada de botão cunhado em metal dourado.

A concessão da Medalha é complementada pelo respectivo Diploma.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos