Grupos carnavalescos animam Centro Histórico em cortejo

Publicado em   02/fev/2013
por  Caio Hostilio

Foto 1 Ci..[1]Uma profusão de ritmos, cores e fantasias marcou o cortejo carnavalesco organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), na tarde/noite desta sexta-feira (1º). Os grupos se concentraram na Praça Deodoro e de lá seguiram pela Rua Grande até o Canto da Cultura, na Praia Grande, onde, em frente a um palco armado nas proximidades da Rua Portugal, mais batucada aguardava os foliões.

Diversas agremiações participaram e entre elas a Tribo de Índio Curumim, a bateria da Favela do Samba e o bloco tradicional Os Reis da Liberdade. Uma atração a mais foi a Banda do Bom Menino. Os foliões, tocando instrumentos ou evoluindo ao longo do cortejo compareceram fantasiados e conseguiram chamar a atenção de quem os assistia ao longo do percurso.

 Na Rua Grande, funcionários das lojas deram uma pausa no trabalho para acompanhar a festa. À frente do cortejo seguiam as crianças da Tribo de Índio Curumim. Alguns participaram vestidos como bichos da floresta, como onças e macacos. Fernanda Carvalho, a presidente do grupo, puxava o cortejo. “Desfilar pelas ruas do Centro é uma oportunidade de mostrarmos a nossa cultura para quem não tem oportunidade de apreciar nossa festa por conta do trabalho”, alegrou-se Fernanda Carvalho.

 O bloco Os Reis da Liberdade levou mais de 50 pessoas para o cortejo, todos vestidos com a fantasia usada ano passado, pois a deste ano só será vestida no primeiro dia da programação oficial de Carnaval. O comandante de bateria, Eder Silvanilson, declarou que o bloco está mais do que preparado para a festa deste ano. Ele disse que participar do Carnaval desfilando pelas ruas é ainda mais prazeroso.

 “Nós estamos animados para esta festa e estamos também na programação dos Vivas e no circuito de rua da Madre Deus. Só temos a festejar por estar participando”, disse Eder Silvanilson.

Blocos 

Ao término do percurso da Rua Grande, o cortejo encontrou o bloco comandado pela Secretaria de Estado de Turismo, que leva aos foliões campanha contra exploração de crianças e adolescentes. “Não podemos aceitar que a exploração sexual aconteça em época alguma e muito menos no Carnaval. Logo, estamos levando esta mensagem para todos os foliões em diferentes pontos da cidade”, disse o secretário adjunto de Turismo, Carlos Martins, acrescentando que a manifestação irá também para o aeroporto de São Luís recepcionar os turistas.

 Em seguida, o cortejo foi invadido pelo Bloco dos Fofões, organizado pela secretária de Estado da Cultura, Olga Simão. O grupo reuniu vários secretários e diretores de órgãos. Entre eles José Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária), Rosane Guerra (Ciência e Tecnologia) e Hildo Rocha (Assuntos Políticos), bem como o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), André Campos e o diretor do Teatro Arthur Azevedo, Roberto Brandão, entre outros.

“Nós convocamos a todos para vestir o seu fofão e resgatar este brincadeira, que é a mais tradicional do nosso Carnaval. Ao longo da temporada estaremos pelas ruas nos divertindo junto com os outros foliões”, afirmou Olga Simão.

 O cortejo teve presença dos grupos Tribo de Índio Upaon Açu, Bloco Organizado Cobra nas Estrelas, Bloco Alternativo Vinagreira do Samba, Bloco Tradicional Os Diplomáticos, Bloco Afro GDAM, Bloco Alternativo Não E. Malandro, Bloco Alternativo Ritmistas Unidos de São José de Ribamar, Bloco Officina Affro, Bicho Terra, Escola Favela do Samba, Bloco Tradicional Os Trapalhões, Escola de Samba Turma do Quinto e Bloco Afro Omnirá.

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Grupos carnavalescos animam Centro Histórico em cortejo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos