Os maranhenses continuam adormecidos!!! Empresa gaúcha de calçados quer investir no Maranhão

Publicado em   06/fev/2013
por  Caio Hostilio

A luta dos candidatos a prefeito de São Luís, em 2012, foi para saber quem era o mais amigo da presidenta Dilma e quem conseguiria mais recursos federais, mostrando, com isso, um despreparo total para administrar uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes que precisam de emprego e renda. Eu por diversas vezes chamei a atenção aqui de que nenhum candidato havia falado em atração de investimentos. “…Também vi uma luta louca pelo apoio de Dilma… Quero ver é o projeto de incentivo para trazer investimentos privados, que geram emprego e renda.” Depois escrevi “Quando será que os candidatos à Prefeito de São Luís apresentarão seus planos de governo?”, que busquei “… fala em mudanças, mas que mudanças são essas? Se ele não falou até agora do assunto que mais interessa a uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes, que é a geração de emprego e renda? O que ele tem de mudança para atrair investimentos para São Luís, que possa gerar empregos para a grande quantidade de homens, mulheres e, principalmente, os jovens desempregados?” Voltei a falar na matéria “Uma coisa ficou evidente nesse debate da Mirante!!!”, cujo assunto traz “Quando se fala em atrair investimentos que, por conseqüência, gera emprego e renda, os candidatos se perdem e brigam como gato e rato de quem tem poder para buscar recursos federais.” Quando será que aprenderam que o Estado precisa de investimentos para crescer, coisa que o governo do Estado vem fazendo com muita competência e mostrar aos maranhenses a importância dessa atração?

Foto 1 - investimento[1]Em reunião com o secretário de estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, na tarde de terça-feira (5), o empresário Rafi Kahtalian, proprietário da empresa Super Star Calçados, com sede no Rio Grande do Sul, manifestou o interesse de instalar uma fábrica no Maranhão.

Atraído pelos incentivos oferecidos pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), entre os quais o ProMaranhão, Kahtalian destaca como fatores que o atraíram para o estado a localização estratégica em relação aos grandes mercados internacionais e a logística de transporte que é servida por ferrovias e portos.

A localização do empreendimento ainda está em estudo. Na quarta-feira (6), o empresário fará uma visita, acompanhado por representantes da Sedinc, aos possíveis locais de instalação.

De acordo com o empresário, a construção da fábrica demora em média um ano e o empreendimento gera aproximadamente 600 empregos diretos. “A idéia é buscar o conhecimento de produção já utilizado na fábrica do Rio Grande do Sul e aplicar no Maranhão por meio da qualificação da mão de obra maranhense”, disse Kahtalian ressaltando que a empresa pretende utilizar mão de obra maranhense que será qualificada através do programa Maranhão Profissional.

Para o secretário Mauricio Macedo, o empreendimento será uma conquista para o Maranhão pelo impacto que causa na geração de emprego. “Uma fábrica de calçados é muito interessante para o Maranhão, pois pode gerar centenas de empregos diretos. Temos condições de receber esta e muitas outras indústrias de calçados em razão da oferta de matéria-prima muito importante que é o couro. O Maranhão possui o segundo maior rebanho do Nordeste”, observou Macedo.    

Em dezembro do ano passado, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, David Fernandes, e técnicos da Sedinc conheceram a fábrica da Super Star Calçados e puderam acompanhar todo o processo de fabricação dos produtos.

Localizada na cidade de Campo Bom, distante cerca de 53 Km da capital Porto Alegre (RS), a Super Star Calçados é pioneira no desenvolvimento e produção de tênis vulcanizados no Brasil. A empresa atua a mais de 40 anos no mercado brasileiro, com as marcas próprias Superstar, Starzinho, Blackatz , Pretty Katz, Little Katz e agora RockStar e SuperStar Salto.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos