Governadora Roseana e secretário Ricardo Murad inauguram Hospital de 50 leitos em Timbiras

Publicado em   22/fev/2013
por  Caio Hostilio

Foto 1 In..[1]Mais um hospital construído por meio do Programa Saúde é Vida, que garante assistência médica ao cidadão maranhense, foi entregue pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, nesta sexta-feira (22). Os moradores de Timbiras e da Região do Leste Maranhense passam a contar com os serviços do Hospital Geral com 50 leitos no município.

Recebida com festa pela população, a governadora Roseana se emocionou ao falar de mais esta entrega de hospital, que representa um compromisso do Governo do Estado com a saúde dos maranhenses. “Fico feliz em poder inaugurar mais um hospital e receber todo este carinho é o que me estimula a trabalhar, ainda mais, por esse povo”, declarou.

Foto 2 In..[1]Roseana Sarney afirmou que a preocupação do governo é levar atendimento médico a todos os municípios, independente do número de habitantes. “Nós queremos inserir o sistema unificado de saúde no Maranhão para que todo cidadão tenha o direito à saúde e tenha uma melhor qualidade de vida”, disse a governadora.

O secretário Ricardo Murad ressaltou a importância do Saúde é Vida, programa pioneiro em todo o país, e que é responsável pelo atendimento de milhares de cidadãos. “Os hospitais entregues no Maranhão são todos de qualidade. O de Timbiras, por exemplo, é um dos mais modernos do estado e não deixa nada a desejar em relação aos melhores hospitais do Brasil”, comparou.

Ricardo Murad afirmou que o hospital sinaliza um novo momento do município, marcado pelo orgulho de seu povo. “É com alegria que vejo os timbirenses vestidos como funcionários do hospital, isso mostra a força e o potencial do maranhense”, afirmou. Todos os profissionais da unidade passaram por treinamentos e capacitações, promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O prefeito de Timbiras, Fabrízio Araújo, falou da parceria com Governo do Estado e das melhorias conquistadas com o trabalho conjunto. “A governadora Roseana deixa sua marca aqui no município, com mais uma obra de qualidade. A partir de agora Timbiras vai ter saúde de qualidade, assegurada pelo Governo do Estado”, relatou.

O secretário chefe da Casa Civil e interino da Infraestrutura, Luis Fernando Silva, reafirmou o compromisso do governo em fazer uma gestão participativa com os municípios. “A governadora Roseana está fazendo exatamente o que disse que iria fazer, que é cuidar das pessoas. O governo se preocupa em trabalhar pelo povo e com todos os prefeitos”, assinalou.

Também participaram da entrega do hospital, o secretário de Estado de Pesca e Aquicultura, Dayvisson Franklin; os prefeitos de Codó, Zito Rolim; de Coroatá, Teresa Murad; de Peritoró, Padre Josias; de Santo Antônio dos Lopes, Eunelio Macedo Mendonça; de Alto Alegre do Maranhão, Maninho; os deputados federal, Cléber Verde, e estadual, Marcos Caldas; o diretor clínico do Hospital, Robson Rolim; e a diretora Administrativa, Yeda Almeida; presidente da Câmara Municipal de Timbiras, Nato Sales, e demais vereadores e ex-prefeitos da cidade.

População aprova unidade de saúde em Timbiras

Foto 4 In..[1]Milhares de pessoas acompanharam a entrega da unidade, considerada por muitos moradores como um sonho antigo, caso do aposentado Francisco da Silva Sousa, 64 anos. “Eu, que sou nascido e criado aqui sempre tive como sonho ver um hospital de qualidade funcionando, estou muito emocionado e feliz com essa conquista, que é para todos nós”, afirmou.

Já a dona de casa, Filomena Rodrigues de Oliveira, falou do momento único para o município. “Estou tão feliz por ver esse hospital construído, nunca pude imaginar que veria esse dia chegar. Obrigada Roseana e Ricardo por trazerem atendimento médico para cá”.

A técnica em enfermagem, Eliane Cardoso, falou da alegria em conquistar um emprego e ver a construção da unidade, que era um anseio antigo da população. “Trabalhar na minha cidade e ver a saúde no município melhorar é uma dupla felicidade. A partir deste dia, veremos novos cidadãos nascendo aqui mesmo, pois antes era preciso nascer nas cidades vizinhas, já que não tínhamos uma unidade com obstetrícia”, relatou.

Hospital Geral de Timbiras

Foto 3 In..[1]Com investimentos na ordem de R$ 6.134.448,59, aplicados em obras civis e equipamentos, o Hospital Geral de Timbiras funcionará 24 horas por dia, com equipamentos de alta qualidade, assistência médica especializada nas áreas de clínica médica e cirúrgica, pediatria, ortopedia e obstetrícia.

A nova unidade da rede estadual de saúde conta com Serviço de Pronto Atendimento (SPA), centro cirúrgico, 50 leitos de enfermaria, exames laboratoriais e de imagem (raio-x e ultrassonografia).

O Programa Saúde é Vida abrange a construção de 72 hospitais – 64 unidades de 20 leitos e oito de 50 leitos – e 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além da reforma e ampliação da rede já existente e da implantação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em todo o Maranhão.

No mesmo padrão do Hospital Geral de Timbiras, já foram inaugurados e estão em pleno funcionamento os hospitais gerais de Grajaú, Barreirinhas, Alto Alegre do Maranhão e Peritoró, assim como o Hospital Macrorregional de Coroatá (Alexandre Mamede Trovão) e as 10 UPAs, cinco delas na Ilha de São Luís – Vinhais, Araçagi, Cidade Operária, Parque Vitória e Itaqui Bacanga -, e as outras em Imperatriz, Timon, Coroatá, Codó e São João dos Patos). Todos esses novos serviços são mantidos pelo Governo do Estado, por meio da SES.

Também integram a rede estadual os hospitais de Lago dos Rodrigues, Paulino Neves e Morros, unidades hospitalares de 20 leitos iguais às que foram construídas e equipadas pelo Estado e entregues à gestão municipal nas cidades de Magalhães de Almeida, Jatobá, Sucupira do Riachão e São Félix de Balsas. Outras dezenas de hospitais do Programa Saúde é Vida estão sendo equipados para serem inaugurados nos próximos dias.

SAIBA MAIS

Hospital

–          50 leitos de enfermaria;

–          Investimentos de R$ 6.134.448,59, em obras civis e equipamentos;

–          Assistência médica especializada nas áreas de clínica médica e cirúrgica, pediatria, ortopedia e obstetrícia;

–          Serviço de Pronto Atendimento (SPA);

–          Exames laboratoriais e de imagem.

 Programa Saúde é Vida

–     Construção de 72 hospitais (64 unidades de 20 leitos e 8 de 50 leitos);

–     10 Unidades de Pronto Atendimento – entregues na grande São Luís: Vinhais, Araçagi, Cidade Operária, Parque Vitória, Itaqui Bacanga; e nos municípios de Imperatriz, Timon, Coroatá, Codó e São João dos Patos;

–     Reforma e ampliação da rede já existente e implantação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em todo o Maranhão;

–     Entregues hospitais de 50 leitos em Grajaú, Barreirinhas, Alto Alegre do Maranhão e Peritoró;

–     Hospitais de 20 leitos já foram entregues em Lago dos Rodrigues, Paulino Neves, Morros, Magalhães de Almeida, Jatobá, Sucupira do Riachão e São Félix de Balsas.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos