Quanta diferença!!! Corte de árvores no Hotel das Paineiras gera indignação

Publicado em   06/mar/2013
por  Caio Hostilio

Enquanto aqui as avenidas e praças são desnudas, no Rio de Janeiro se briga muito por uma derruba de uma árvore – A Floresta da Tijuca é maior floresta urbana do mundo… Pio de pássaros e canto de cigarras foram substituídos pelo som agressivo das motosseras

JB

Caio Lima

arvoreA derrubada de árvores na região do antigo Hotel das Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca, está gerando indignação por parte de frequentadores e trabalhadores do local. De acordo com operadores do estacionamento do Corcovado, que fica ao lado do hotel, “há mais de um mês” podem ser ouvidas as motosserras. A equipe do Parque Nacional da Tijuca afirma que o corte da vegetação foi autorizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), administrador do parque.

arvore1“Sou contra todo empreendimento que libera derrubada de vegetação. Me chama atenção o ICMBio autorizar isso, sendo que é um órgão de proteção à natureza. Se eu derrubo uma árvore na minha casa, seria multado e talvez até preso, mas aqui as autoridades são omissas, falta pulso firme, homem de caráter. Não adianta a gente reclamar. Caso necessário, um grande grupo de frequentadores que acompanha o descaso entrará com ação no Ministério Público Federal”, afirma um dos críticos, que frequenta a região há 23 anos e preferiu o anonimato porque “se trata de uma briga de cachorro grande”.

arvore 2De acordo com trecho da nota oficial emitida pela direção do Parque Nacional da Tijuca ao Jornal do Brasil, “a supressão de vegetação foi autorizada pelo Instituto Chico Mendes para implantação do Complexo Paineiras, projeto selecionado em concurso público nacional de arquitetura organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e previsto no plano de manejo do Parque Nacional da Tijuca”.

Apenas para lembrar o prefeito Edivaldo Holanda Junior!!! Não mande plantar pés de coqueiros!!! Uma das árvores frondosas que se dar bem ao clima de São Luís e embelezará as avenidas e praças (Por que derrubaram muitas que tinha na Praça Deodoro?), além de dar uma sombra deliciosa, são os pés de oiti… Pense nisso, senhor prefeito!!!

Oiti

oiti_inteiroEste programa mostra o Oiti – a mais urbana das árvores. Descubra como esta arvore foi um dos personagens principais da maior reforma urbanística feita no Brasil e conheça os benefícios que trazem as áreas verdes implantadas no meio urbano.

Oiti

Oiti-da-praia, guaili, oiti-cagão, oiti-mirim, oitizeiro

Nome científico
Licania tomentosa (Benth.) Fritsch

Família
Chrysobalanaceae

Características morfológicas:

Árvore de 8-15 m de altura, de copa frondosa.

Tronco de 30-50 cm de diâmetro.

Folhas simples, ovais, alongadas, bordas lisas, superfície lisa e brilhante, coberta por penugem em ambas as faces, mais evidentes quando jovens, de 7-14 cm de comprimento por 3-5 de largura.

Flores pequenas e brancas, de pétalas curvas, agrupadas em cachos.

Fruto aromático e saboroso, oval, de aproximadamente 5 cm de comprimento, de casca carnosa e amarela quando maduro, de polpa fina, amarela, fibrosa e pegajosa, e dotado de um grande caroço, onde se encontra a semente.

Semente envolta por um tecido rígido.

Floração ocorre durante os meses de junho-agosto. Seus frutos amadurecem em janeiro-março.

Uso/árvore fornece ótima sombra, sendo por isso preferida para plantios em praças, jardins, ruas e avenidas de cidades do norte do país e de regiões litorâneas.

Uso/madeira pesada, dura, resistente, uniforme e de longa durabilidade. Empregada na construção civil, em obras externas, como estacas, postes e dormentes, na construção de embarcações e quilhas de navios, etc.

Uso/outras utilidades O fruto é muito procurado pela fauna em geral.

Obtenção de sementes Colher os frutos diretamente da árvore, assim que iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los do chão. Semeá-los com polpa e tudo. Caso se queira armazenar as sementes, despolpar os frutos manualmente.

Produção de mudas Sem nenhum tratamento, colocar os frutos recém-colhidos ou sementes para germinar em recipientes individuais contendo substrato organo-arenoso. Cobri-los com uma camada de 1,5 cm de substrato e irrigar diariamente. A emergência Ocorrem em 10-20 dias e a taxa de germinação é superior a 90% com sementes frescas. O desenvolvimento das mudas é bastante rápido.

  Publicado em: Governo

2 comentários para Quanta diferença!!! Corte de árvores no Hotel das Paineiras gera indignação

  1. […] (06), postei “Quanta diferença!!! Corte de árvores no Hotel das Paineiras gera indignação”, onde digo: Enquanto aqui as avenidas e praças são desnudas, no Rio de Janeiro se briga muito […]

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos