Congressos promovidos pela SES abordaram várias especialidades médicas

Publicado em   29/jun/2013
por  Caio Hostilio

_Foto-1Diversas especialidades médicas são contempladas nas palestras e mesas redondas do II Congresso Maranhense de Medicina, que termina neste sábado (29), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), aconteceu paralelamente ao IV Congresso Norte Nordeste de Epidemiologia e Controle de Infecções Hospitalares, encerrado nesta sexta-feira (28), no Hotel Luzeiros.

_Foto-2Na área da dermatologia, a médica pediatra Deborah Aben-Athar Unger, do Pará, explicou aos presentes as principais causas de irritação na pele dos bebês. Ela falou sobre vírus e bactérias que podem acometer a cútis das crianças e os possíveis tratamentos. “Achei interessante a palestra, pois pude conhecer melhor a área na qual pretendo me especializar”, disse a estudante de medicina Allana Garcia.

Na área da ortopedia, a conferencista Leopoldina Milanez falou sobre os problemas no atendimento a pacientes vítimas de traumas e das dificuldades encontradas pelos profissionais de saúde no dia a dia. “O governo propôs trazer novos médicos de outros países para o Brasil, mas este não é o problema. A falta de infraestrutura, de disponibilidade de material cirúrgico, e o não acompanhamento das novas tecnologias pelo Sistema único de Saúde são alguns dos nossos gargalos”, disse a médica.

Já a última tarde do IV Congresso Norte Nordeste de Epidemiologia e Controle de Infecções Hospitalares reuniu dezenas de participantes que puderam assistir a discussões a exemplo da encabeçada pela promotora da saúde Glória Mafra, que falou sobre a relação entre os operadores do direito e a classe médica, apontando algumas questões como a legislação vigente, atributos das comissões de controle de infecção hospitalar dentro das unidades de saúde, entre outros temas. “É importante que os médicos se informem sobre a legislação, para evitar problemas e também para serem conhecedores de suas responsabilidades”, disse a promotora.

Compartilhe :

*/?>

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog