Escolas estaduais de São Luís e do interior se destacam no Enem

Publicado em   30/nov/2013
por  Caio Hostilio

Foto 1 - DOMINGO - destaque no EnemOs colégios Militar Tiradentes, Liceu Maranhense, Thales Ribeiro Gonçalves Dias e José Malaquias – Anexo M. Monteiro alcançaram as maiores notas entre as escolas da rede pública estadual de ensino no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), todas essas escolas, cresceram no ranking nacional e estadual, em relação a 2011.

Com um salto de crescimento de 497,24 em 2011, para 530,77 pontos, em 2012, o colégio Militar Tiradentes alcançou o 1º lugar entre as escolas estaduais, o 5º lugar no ranking de escolas públicas (federal e estadual) e a 17ª posição entre as 215 unidades de ensino maranhenses que participaram do exame.

“Esse resultado é fruto do esforço conjunto de uma equipe de profissionais que vem trabalhando para melhorar o ensino, através de uma série de ações e projetos com o pré-vestibular, que atende alunos da escola e comunidade, e dos docentes que lecionam no colégio militar e fazem um excelente trabalho”, revelou o diretor geral do Colégio Militar Tiradentes, José de Ribamar Costa.

Os dados do Inep apontaram como destaques duas escolas da rede estadual, localizadas no interior do Maranhão: os Centros de Ensino Thales Ribeiro Gonçalves, do município de Caxias, e a Escola Familiar Rural por Alternância M Monteiro, anexo do CE Jose Malaquias, em Lago do Junco.

Primeiro colocado entre as escolas públicas estaduais do interior do estado, o CE Thales Ribeiro Gonçalves teve um aumento de 28,46 pontos em relação ao ano de 2011 nas provas objetivas da Enem, com a participação de 100% dos alunos.

Para o diretor João Henrique de Sousa, o diferencial da escola é o compromisso de todos com a educação. “Todos os anos nos destacamos, mas, este ano, foi ainda melhor pelo compromisso da equipe pedagógica e dos alunos, que são as chaves dessa conquista”, apontou o gestor caxiense.

Desempenho  

A supervisora de Avaliação Educacional Seduc, Vera Lucia Gonçalves Pires, explicou que as escolas da rede estadual de ensino do Maranhão demonstram avanço na proficiência, o que é o desempenho em aprendizagem. “Nenhuma escola ficou com média abaixo de 400 na escala. Isso é extremamente relevante, pois, a elevação do desempenho das escolas em aprendizagem ocorreu praticamente em todas as escolas que participaram do exame”.

enemNovidade

A divulgação dos resultados obtidos pelas escolas no Enem em 2012 trouxe novidades. O Inep disponibilizou, por escola, o percentual das proficiências dos participantes por área de conhecimento. Portanto, é possível visualizar na escala de proficiência qual o percentual de alunos de determinada escola que alcançou certo desempenho, permitindo às escolas uma análise mais detalhada do resultado.

Outra novidade é o mapa de itens. Ao acessar esse link do sistema, as escolas podem obter a média alcançada na área de conhecimento, além da relação de competências já consolidadas e aquelas que precisam melhorar. Todos esses recursos  podem ajudar as escolas na implementação de ações de intervenção pedagógicas necessárias focadas na aprendizagem dos estudantes.

Gestores escolares e professores podem acessar essas informações no portal: www.inep.gov.br, aba Educação Básica.

Compartilhe :

*/?>

  Publicado em: Governo

5 Responses to Escolas estaduais de São Luís e do interior se destacam no Enem

  1. Carlos Eduardo Monteiro disse:

    Isso só acontece no maranhão,como se elege um cidadão como Wasghinton para Tribunal de Contas do Estado um homem desse que tem um simples curso de História que não sei nem se concluiu, porque estudei junto com ele na Faculdade e era um pessimo aluno, quando ia assistir aula tinha alguém para servir de suporte pra ele.As provas ou trabalho quem fazia e colocava o nome dele era uma amiga dele de turma ele sabe quem é, hoje por causa de Sindicato são até inimigos.Esse cidadão é incompetente ,é uns do PTenvolvido em maracutaia ,fez estrago no Sindicato.Veio de FOrtaleza puxando a cachorrinha hoje se elege Conselheirodo TCE, que vergonha.Ele é tão burro que ainda não se deu conta que Roseana quer descartar ele da Politica.Um cara desse que se tiver algum diploma foi comprado…assim é o Estado do MA com suas políticas velhas e só mudas o bando.

    Resp.: e quais seriam os requisitos? Já que está cobrando isso, quais seriam os requisitos para ser um governador?

  2. Laura Gomes disse:

    ……

  3. Laura Gomes disse:

    …….

    Resp. Zé Mané coloca o teu nome e não de uma piriguete… Seja homem, zé mané!!!!

  4. Jairo disse:

    ….

    Resp. Menina não precisa revoltas!!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog