Será que o mito criado por José Reinaldo vingou?

Publicado em   30/dez/2013
por  Caio Hostilio

Seria providencial analisar a rejeição do “Novo e da Mudança” de Flávio Dino emplacada em São Luís há um ano, cujos resultados foram catastróficos, além das ilicitudes praticadas e o nepotismo devastador.

Eu já havia dito aqui que não se cria um mito e sequer um líder, haja vista que tipo de fenômeno aparece naturalmente, sem a ajuda de nenhum bruxo ou mágico…

Mensurem os textos abaixo:

José Reinaldo tentou criar um mito: Flávio Dino!!! O balão furou…

zeflavio12Lembro-me bem que após as 2006 esse assunto de que Flávio Dino se transformara num mito, isso sem nenhuma historicidade que o fizesse levar a algo extraordinário na vida política, social e econômica.

Na Assembléia Legislativa, por exemplo, os deputados, tanto os de posição quanto os de oposição, simplesmente embarcaram nessa nau criada por José Reinaldo, coisa que sempre questionei e critiquei. “Mito em quê… O que ele fez para se transformar num mito?”, sempre eu questionava, além de fazer questão de se lembrar das façanhas que foram utilizadas para que ele se transformasse num deputado federal, principalmente com os votos pra lá de esquisito em Tuntum.

Passaram-se todos esses anos e o mito não conseguiu vencer uma eleição, principalmente por sua prepotência, suas artimanhas que não condizem com os verdadeiros partidos do lado democrático.

O certo é que os partidos como PSOL, PSTU, PCO e etc. não viram em Flávio Dino um representante autêntico das lutas sociais. Talvez até hoje, esses partidos o vêem como um ex-juiz autoritário que foi contra muitas ações dos movimentos sociais.

O certo é que a cria e a criatura transformaram a oposição maranhense numa verdadeira balburdia, principalmente em 2010 quando foram os principais opositores do Dr. Jackson Lago. Agora, nas vésperas das eleições de 2014, observa-se que a criação de José Reinaldo vem definhando até dentro do seu próprio partido, além das grandes lideranças oposicionistas desse estado não enxergarem Flávio Dino como o caminho certo.

Hoje, Flávio Dino que negar sua participação na gestão péssima de Holanda Junior e tenta esconder seus aliados de todas as formas, principalmente aquelas que viveram nababescamente nos governos do grupo Sarney… Olha que esses são, na verdade, seus principais aliados… Isso não é esquisito?

Foi nesse sentido, que no dia 03 de abril de 2013, escrevi “Tentar criar um mito é falsear as verdades!!!

dinomarcio1Um mito não pode ser criado, pois isso é um modo de falsear as verdades. O mito, para os gregos, era considerado uma história falseada.

Como isso, podemos dizer que a função de correspondência e semelhança não condiz com o âmbito lógico, passando a ser algo excludente, que não tem capacidade de abranger uma dinâmica e, principalmente, passa a ocultar e esquecer seus constitutivos de manifestação. Deixando a concepção original do real, ou seja, vêm à tona os modos de como falsearam um mito.

Assim que impuseram o ex-juiz Flávio Dino como o novo mito da política maranhense, os dois grupos antagônicos do Maranhão passaram a vê-lo dessa forma.

Por muitas vezes debati esse assunto com jornalistas e parlamentares, cujo pensamento deles não coadunava com o meu, pois olhava Flávio Dino simplesmente como um mito fabricado, que era oco, cujos objetivos não tinham consistência para o bem comum, mas sim a gana de alcançar o poder.

Um mito não se inventa ou cria. Ele nasce de sua própria historicidade dentro daquilo que escolheu para seguir. Flávio Dino não tem historicidade alguma na área política. Obteve um mandato de deputado federal com ajuda, muita ajuda, do Palácio dos Leões.

Desse modo, ainda que se argumente sobre experimentos, isso não passa de um pluralismo de idéias e uma abertura de possibilidades no sentido de superar o verdadeiro rigor do formalismo.

Não se pode esquecer que a questão originária do pensamento é conduzida à plenitude do real.

Fico com o pensamento dos gregos!!!

Compartilhe :

*/?>

  Publicado em: Governo

One Response to Será que o mito criado por José Reinaldo vingou?

  1. Sebastião disse:

    professor, não gosto do flavio pq o acho muito arrogante, da pra perceber que ele esconde algo, é ovelha em pele de raposa, não voto nele, não votei no candidato dele pra prefeito de são luis ! vou votar em luis fernando + tenho a consciência que ele flavio dino é sim uma realidade e ta muito forte, portanto não pode ser menosprezado pelo grupo sarney ! abraços e feliz ano novo do amigo e admirador do blog, Sebastião.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog