Carta de desabafo do ex-diretor do Socorrão I

Publicado em   28/fev/2014
por  Caio Hostilio

AOS AMIGOS DO FACEBOOK : IMPORTANTE

ericoGraças à Deus mais uma etapa da minha vida cumprida, sendo que à partir de hoje não sou mais o Diretor do Hospital Municipal Djalma Marques, tendo recebido a notícia pelo próprio prefeito Edivaldo Holanda Jr. , qual desta vez teve a ética e a hombridade de notificar a substituição, fato que não ocorreu com meu antecessor, sendo que embora o cargo pertença à ele, não pôde fazer nada, uma vez que fora decisão da atual gestora de saúde que estava montando sua equipe qual não faço parte, e comungamos de pensamentos diferentes.

Durante esses 06 meses e 18 dias, que estive à frente deste hospital, considero um dos maiores aprendizados dessa existência, tudo o que passei e o que construí de experiências positivas e negativas, certamente fizeram parte do meu processo de evolução e aprendizagem e certamente me fizerem observar as pessoas de outras formas em todo o seu conteúdo.

Surgiu até uma teoria, qual me divirto muito pela criatividade elaborada, afirmando que abriria mão de compor uma chapa para Presidência do CRM, para assumir o Socorrão, devaneios férteis de mentes desocupadas, apenas não consegui Médicos suficiente para tal embate, e assim permaneci como Conselheiro no meu segundo mandato

Ao montar minha equipe de trabalho, deleguei funções à vários comandados como engrenagens de uma máquina que não pode parar de forma alguma, sendo que alguns desempenharam sua função de forma brilhante e outros infelizmente não conseguiram ter o mesmo êxito o que certamente prejudicou e muito essa curta gestão e assim assumo o ônus também já que foram pessoas qual confiei essas missões, embora não compactuasse com alguns feitos, principalmente na área administrativa e financeira do gerenciamento, porém algumas medidas consideradas antipáticas tiveram que ser tomadas o que repercutiu de forma muito ruim com inúmeros constrangimentos para a gestão.
Ao contrário de muitos que exercem cargos de Direção ou de confiança, nunca me vendi ou corrompi meus ideias de luta e melhoria pela classe Médica, sendo que após diálogos com os colegas e a prefeitura, conseguimos não deflagar uma greve de médicos dos Socorrões e unidades mistas em Dezembro e criamos uma comissão Médica e proposta para o realização de um seletivo de valor equiparado às UPAS e incremento para o nosso PCCV, em conjunto com o CRM e o Sindicato dos médicos( SINDMED), qual não deixei de participar como membro ativo, mantendo assim a lucidez e o equilíbrio de minha consciência

Realizei um relatório de gestão de todos os avanços obtidos pela minha equipe, sendo que este foi encaminhado à prefeitura, e que por fim deixo pronto um repouso para os técnicos de Enfermagem do centro cirúrgico, qual dormem no chão de uma sala cirúrgica e essa mesma será reativada e assim agora de forma lúcida iniciar as cirurgias laparoscópicas, cujo aparelho foi adquirido numa gestão anterior, além de projetos como “os Doutores do sorriso” e uma grande doação de sangue como trote solidário pelos calouros de Medicina do CEUMA da UFMA, além de vários materiais e equipamentos que deveram ser entregues no mês que vem como: monitores multiparamétricos, carros de parada, desfibriladores, altoclaves, calandra, etc…

Sou profissional Médico, Cirurgião Geral, Professor e não me apego à cargos, onde não pedi para exercê-lo, pois isso não passa de vaidade volátil e fútil, há valores cristãos mais importantes na vida qual procuro com a minha consciência honrar e isso incomoda, porém acredito ainda na força do bem contra o mal.

Obrigado à todos principalmente aos membros das minhas equipes, que deram tudo de si nessa luta, e perdão também à todos que em mim confiaram, e que por algum motivo obtiveram mágoas de mim, e saibam que fiz o possível e o impossível junto com Deus para tentar mudar essa triste realidade de saúde pública da capital e que se arrasta ao longo de décadas, com poucas respostas concretas, sendo que as mesma pessoas que sempre desempenharam essas mesmas funções legislativas e até mesmo executivas e em cargos de confiança permanecem e podem assim ser consideradas arautos e instrumentos da deflagração da desgraça e da miséria humana na saúde ludovicence, e o “milagre da renovação e mudança” prometidas parecem realmente não passar de mais um engodo à nossa população, pior ainda se travestindo de falsos gestos em nome da fé.

Do fundo do meu coração, desejo ao Dr. William, meu substituto, qual só tenho a agradecer a sua gentileza e sua ética nessa transição do cargo, muito boa sorte, inclusive na indicação da sua equipe, para ajudá-lo nessa árdua missão, onde muito se trabalha e muito pouco se agrada.

Um abraço fraterno à todos !!!

Compartilhe :

*/?>

  Publicado em: Governo

10 Responses to Carta de desabafo do ex-diretor do Socorrão I

  1. Barbara Helena disse:

    Quando pensamos que as coisas começam a melhorar, o prefeito Edivaldo Holando coloca tudo por água abaixo. Dr Érico é extremamente profissional e vinha fazendo uma gestão para longo prazo com uma política humanização da saúde defasada da nossa cidade.

  2. Lucas disse:

    Uma vez comentei com o próprio Érico que poderíamos o comparar com o coronel Nascimeto do filme TROPA DE ELITE I. Sua luta era em fazer uma saúde de qualidade, porém não tinha como lutar contra o sistema. Não podemos deixar de comentar que o dinheiro da cidade de São Luís e do SUS serão utilizados para eleger Flávio Dino.

  3. Vitor Marques disse:

    Essa politicalha do maranhão que faz com que a coletividade não tenha benefícios. O jogo de interesses dos políticos são em benéficos próprios. Dr Érico tudo que Deus faz é bom e sua índole não permite fazer parte de uma corja de
    Ladrões.

  4. Socorro Amaral disse:

    A problematica do Dr Erico é porque nao faz parte da politicagem, por nao saber se corromper e vinha fazendo um excelente trabalho aos trancos e barrancos. Eu mesma pude ver de perto as mudancas, onde pacientes nao ficavam mais jogados nos corredores e por ai vai. Sabem quantos Secretarios de Saude ja foram mudados nessa gestao? Diretores de Hospitaus? Senhor prefeito o Senhor como evangelico esqueceu o que diz a palavra? O senhor esta brincando de ESCRAVOS DE JO, esquece que esta lidando com vidas, com ser humano.
    Dr Erico o senhor fez sua parte e tinha um excelente projeto pela melhoria daquele hospital que o senhor sempre quis fazer algo mesmo quando nao era Diretor.
    Senhor Prefeito o senhor nao imagina como andasua imagem aqui fora, o que a populacao diz, pensa, acha e a decepcao, pq o senhor era a esperanca do nosso povo, povo esse que reclama dia e noite.
    Ponha seu bloco na rua e venha fazer pesquisa de opiniao e ceja como anda sua reputacao!
    Nos favoreca senho prefeito. Ninguem tem vida de video game pra brincar com a saude publica.

  5. Elisa Lago disse:

    Parabéns pela atuação comprometida e honrada!
    Lamentável, o senhor prefeito, mais uma vez, mete os pés pelas mãos! E quem perde é a população!

  6. Barbosa disse:

    Muitas pessoas avisaram que o Diretor Administrativo e Financeiro iria fazer merda…infelizmente acontecer o que todos esperavam.

  7. Albano disse:

    Prezado Luis Érico Cantanhede…. A vereadora eleita Helena Dualibe têm algumas coisas em comum com Edmundo Gomes muito além da medicina: (1) ambos já ocuparam a SES e SEMUS (2) adoram panelinhas (3) ocupam o cargo pensando na eleição seguinte, no caso de Helena Dualibe eleger o marido na AL (3) adoram nomear apaniguados politicos, haja dinheiro para custear a folha de pagamento deste dois …. Pelo visto o “É pra mudar ou R……………..

  8. SAMIA disse:

    DR ERICO DURANTE ESSE PERIODO DIALOGOU E SOUBE OUVIR OS COLEGAS ,INFELIZMENTE O SISTEMA NAO O AJUDOU,MAS VAI SAIR COM ADMIRACAO DOS COLEGAS,NAO USOU O CARGO PARA HUMILHAR,PERSEGUIR E ATE TORTURAR COMO O ANTIGO DIRETOR
    SIGA EM FRENTE DR ERICO,VC SAIU ,MAS SEGUE ADMIRADO POR TODOS

  9. Kellyane disse:

    Todo protesto é bem vindo quando se tem o porque de se reclamar e no caso, claro que tem, mas não podemos colocar ninguém p judas pois esse não é o nosso deve, muitos gestores já se passaram por lá e infelizmente nada foi feito em menos de um ano não podemos querer respostas rápidas e resoluções p todos os problemas da saúde, educação, segurança de uma cidade haja visto que esse problemas são vindo desde a antiguidade. LASTIMÁVEL! A gestão quando é COMPETENTE e SÉRIA, ela incomoda quem não trabalha, quem não se adapta às mudanças….e Dr Érico estava fazendo isso, um trabalho de auditoria, de varredura, de “descobertas” , revelando os podres daquele lugar. Pena também que ele acreditou nas pessoas erradas como naquele Diretor Administrativo, um verdadeiro idiota e oportunista, mas tudo a seu tempo. Dr. Érico merece todo meu respeito, admiração.

  10. Sandra Maria disse:

    Erico, você é um homem de poucas palavras e um bom ouvinte, sempre parava e dava toda atenção qd solicitada. Obrigada por ter dado sua contribuição aqui no Socorrão I como Diretor.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog