USC da Vila Luizão comemora um ano de operação e bons índices de queda na criminalidade

Publicado em   28/fev/2014
por  Caio Hostilio

_Foto-8A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) comemorou na tarde desta quinta-feira (27), um ano da implantação da primeira Unidade de Segurança Comunitária (USC) do Maranhão, localizada na Vila Luizão. O evento foi presidido pelo secretário Aluísio Mendes.

_Foto-9Ele disse que a USC é sonho concretizado e destacou que a criação e pleno funcionamento da unidade só foi possível, com a realização de um trabalho conjunto. “Nós estamos vendo a realização de um sonho. Esse é o projeto que mais reduziu a criminalidade em uma região específica no país. Para um resultado eficaz nós contamos com a colaboração de todos, da Polícia Militar que é uma das melhores do país, e tem se dedicado muito a esta comunidade e deve ser parabenizada por fazer um trabalho exemplar e primoroso”, afirmou.

Aluísio Mendes aproveitou a oportunidade para anunciar que será investido R$ 1,5 milhão na construção de mais uma Unidade de Segurança Comunitária, no bairro da Liberdade. Outras duas já estão em processo de licitação, a USC da Cidade Olímpica e a do Coroadinho.

O subcomandante geral da Polícia Militar, João Alfredo Soares, ressaltou os resultados obtidos pela unidade de segurança. “Nós temos resultados positivos. Antes da instalação da USC, aqui predominava o tráfico, o medo, agora as pessoas podem circular pelo bairro com mais tranquilidade. É importante destacar a participação da comunidade, que acolheu esse projeto e nos ajudou a mudar a realidade desse local”.

Presente à solenidade, o deputado federal Lourival Mendes, também destacou a importância da USC para segurança pública da região. “A USC está mudando a história da nossa gente, garantindo tranquilidade não só para o bairro da Divineia, mas para a Vila Luizão e Sol e Mar. Nós já alcançamos bons índices de redução de criminalidade, mas eu creio que podemos ir além, eu creio em um Maranhão mais seguro para todos”, assinalou.

Na ocasião, foi realizada entrega de placas em comemoração ao primeiro ano de criação da USC da Vila Luizão. Também houve premiações do Concurso de Redação, que buscou conhecer as mudanças percebidas na comunidade depois da implementação da USC; das competições de tiro esportivo e futebol de campo, promovida entre as equipes de militares; e entrega de placas de honra ao mérito aos PMs pela representante do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do 7º DP, Maria da Glória.

A estudante, Marcela Cordeiro de 26 anos, moradora do bairro enfatizou a eficiência da Unidade de Segurança Comunitária. “A segurança aqui no bairro mudou bastante, a USC é uma unidade completa”.

Participaram da solenidade, o comandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel João Nepomuceno; subcomandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel José Henrique Pessoa, representando o coronel Vanderley Pereira; o coordenador geral das USCs, tenente-coronel Jorge Luongo; vereadores; representantes do Ifma, Fiema, Senai, líderes e membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e moradores.

Resultados

Em um ano, a Polícia Militar conseguiu reduzir em mais de 60% os índices dos crimes dolosos contra a vida e de outras modalidades delitivas em até 100% no comparativo dos anos de 2013 em relação 2012.

Um balanço produzido com base nas informações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e no Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo), aponta que houve diminuição de 66,6% em assaltos a coletivos; 40% em roubos a veículos e aumento de 125% em recuperação de veículos roubados; além da redução de 38% em roubos à pessoa; e 19% em arrombamentos. Nesses 12 meses, não foi registrado nenhum assalto à casa lotérica, a bar e restaurante e nem a taxista.

As operações e ações de patrulhamento ostensivo e preventivo por toda a área resultaram em 34.992 abordagens e 2.997 apreensões, sendo 503 armas brancas, 364 veículos, entre outras; Houve o registro, ainda, de 476 boletins de ocorrência que resultaram em conduções ao Distrito Policial.

Segundo avaliação do Ciops, a USC foi à unidade operacional da Grande São Luís que obteve a maior nota mensal com 8,2, dentro da avaliação de produtividade e cumprimento de metas, atingida no mês de dezembro de 2013.

Compartilhe :

*/?>

  Publicado em: Governo

One Response to USC da Vila Luizão comemora um ano de operação e bons índices de queda na criminalidade

  1. Rubens Ferrás disse:

    Nobre amigo esteve no local somente um vereador que foi o representante da região o vereador Marquinhos onde o mesmo foi o que conseguiu com o ex.prefeito joão Castelo o terreno para ser construída a usc, junto com o vereador esteve o Grupo GARP que é um grupo comunitário atuante na área que desde o inicio apoiou e organizou as audiencias Publicas na região.De certo agradeço e informo ao amigo para devidas informações chega ao conhecimento dos leitores deste Blog.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog