Notícias

Publicado em   31/jul/2014
por  Caio Hostilio

Gil Cutrim é reeleito presidente da Famem para o biênio 2015/16

 DSC_1343Em mais uma eleição de consenso realizada nesta quinta-feira (31), o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, foi reeleito presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para o biênio 2015/2016. Liderando uma chapa única que reúne prefeitos e prefeitas de várias regiões do Estado e dos mais diversos partidos, Cutrim obteve 101 votos, o que corresponde a mais de 60% do total de filiados aptos a participar do pleito. “Nossa reeleição mostra que o trabalho está dando certo e que os prefeitos e prefeitas do Maranhão querem que os avanços relacionados ao municipalismo continuem. Iremos arregaçar as mangas e trabalhar muito mais pelos municípios e pelo Maranhão”, afirmou Cutrim, cujo atual mandato (2013/14), para o qual foi eleito também de maneira consensual, encerra-se no dia 31 de dezembro. “Neste primeiro mandato conseguimos várias conquistas, como é o caso da determinação da Justiça, motivada por uma ação da Famem, que obriga a União a restituir os municípios das perdas do FPM referentes aos últimos cinco anos. Esta questão ainda tramita na Justiça Federal, mas são grandes e reais as chances de obtermos vitória definitiva nos próximos meses. Também iremos atuar fortemente no sentido viabilizarmos recursos para construir a sede própria da entidade e estabelecermos novos mecanismos permanentes de diálogos com os Governos Federal e do Estado, por exemplo”, relatou.

Roseana vistoria obra de duplicação da Av. dos Holandeses, 1a etapa do Anel Metropolitano

Roseana Sarney (2)A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão, vistoriam as obras de duplicação da Avenida dos Holandeses, no trecho que corresponde a 1ª etapa do Anel Metropolitano. A obra na MA-203 vai do trecho final duplicado do Araçagi até o retorno do Alphaville e terá 3 km de extensão. O Anel Metropolitano vai beneficiar os quatro municípios da Ilha – São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa -, melhorando a mobilidade urbana dessas cidades.

SES recebe equipamentos para realização de videoconferências

Foto 2 SES - videoconferência da CIBAs Comissões Intergestores Bipartite (CIB) de todo o país receberam equipamentos de videoconferência para inclusão digital e apoio à organização de suas estruturas. Em sua primeira videoconferência, na quinta-feira (31), na Secretaria de Estado de Saúde (SES), os membros da CIB do Maranhão conversaram com o ministro da Saúde, Ademar Arthur Chioro, que assinou o termo de cessão do equipamento de áudio e vídeo. O chefe da Regulação da SES, Egídio Ribeiro, disse que o equipamento é importante para o funcionamento adequado das CIBs. “Vamos manter um canal de comunicação permanente com outras comissões e com o MS, garantindo, desta forma, sua interação por meio de videoconferências, facilitando a realização de reuniões e a aproximação dos intergestores no âmbito regional, estadual e nacional”, justificou. Estava presente também na videoconferência a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Iolete Arruda.  Nesta primeira videoconferência, o ministro da Saúde manteve contato com as CIBs da Bahia, Tocantins, Pará, Mato Grosso do Sul, Ceará, Piauí, Paraná, Roraima, Pernambuco, Santa Catarina, Goiás, Alagoas e Rio Grande do Norte.

SSP intensifica ações de segurança em bairros de São Luís

 Dando seguimento às ações de prevenção e combate à criminalidade, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), por meio do Comando de Policiamento Área Metropolitana I(CPAM I), comandados pelo coronel Marcos Antônio Alves, a Operação Cerco Total realizou ações, na quinta-feira (31), em diversos bairros de São Luís. Ligados ao CPAM I, o 1º, 8º e 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM) atuaram em conjunto nas ruas de São Luís. Foram 40 policiais mobilizados, em viaturas de área, Grupo Tático Móvel (GTM) e guarnições de motocicletas. As equipes realizaram ações voltadas para a segurança de transeuntes, motoristas de carros e de motos e em ônibus, por meio de barreiras policiais, nos bairros, Cohatrac, Anil, Radional, João de Deus, Calhau, Alto do Calhau, Vinhais, Piquizeiro, Pão de Açúcar, Bairro de Fátima, Macaúba, Coréia de Baixo e Barreto.

Governo e parceiros apresentam diagnóstico do Plano Diretor de Drenagem da Bacia do Mearim

Foto 1 Secid - drenagem da bacia do mearimFoi apresentado, nesta quarta-feira, 30, no auditório da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em São Luís, o diagnóstico referente à primeira etapa do projeto de elaboração do Plano Diretor de Drenagem da Bacia do Mearim. O secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Fredson Fróz, informou que a elaboração do plano é resultado de parceria do Governo do Estado e do Ministério de Integração Nacional. “É fruto de uma gestão participativa que integra o poder público, sociedade civil organizada, usuários das águas, conselhos, comitês e comunidade dos 83 municípios que compõem a Bacia do Mearim”. Fróz explicou que o projeto é um instrumento de planejamento que tem o objetivo de propor ações integradas. “Visa a prevenção contra os efeitos das ocorrências naturais como enchentes, inundações e estiagens”. Ele destacou que a participação dos órgãos estaduais, de gestores municipais e da sociedade civil fortalece o trabalho. Segundo o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), João Martins, é importante o Governo o Maranhão captar recursos para solucionar questões que envolvem a qualidade de vida de milhares de pessoas.

SEJAP – NOTA

O secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, informou que a escolta do preso Erinaldo Almeida Soeiro  foi feita de acordo com o que determina o protocolo de segurança para deslocamento de detentos a serem ouvidos pela Justiça durante audiências. Uma sindicância vai investigar as circunstâncias em que ocorreu a tentativa de fuga do preso e apurar responsabilidades.

Seduc e INEP disponibilizam sistema online para inserção de dados da Provinha Brasil

Com a finalidade de apoiar as escolas públicas nas análises dos dados gerados pela aplicação da Provinha Brasil, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) está disponibilizando um Sistema online para a inserção e armazenamento das respostas dos dados da avaliação. O sistema online disponível no site do Inep: www.inep.gov.br Sistema da Provinha Brasil funcionará como ferramenta para visualização do desempenho dos alunos e também para a produção de relatórios estatísticos e pedagógicos de desempenho por estudante, turma e escola. As instituições de ensino terão até dia 30 de setembro de 2014, para envio das informações. Segundo Vera Lucia Gonçalves Pires, Supervisora de Avaliação Educacional e Interlocutora Estadual das Avaliações, a Seduc estará dando o apoio necessário para que as escolas desenvolvam o sistema. “Para que as escolas possam desenvolver efetivamente o sistema a equipe técnica da Secretaria de Educação por meio da Supervisão de Avaliação Educacional (Suave), estará orientando os gestores escolares na manutenção, atualização e aprimoramento contínuo dessa nova ferramenta. A equipe escolar ficou responsável pela inserção das respostas de cada aluno e das observações descritivas dos educadores que acompanham esses alunos no processo ensino-aprendizagem”, disse. O Diretor da escola é o responsável por iniciar o uso do Sistema Provinha Brasil. Para isso deverá acessar o endereço eletrônico http://sistemasprovinhabrasil.inep.gov.br/PNAIC/, informar seu CPF e a senha do Educacenso ou a senha do Sistema ANA. A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras.

Prefeitura discute correção de fluxo escolar em evento técnico

APR_5431A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Educação (Semed), participa durante esta semana da II Assessoria Técnica do Programa de Correção de Fluxo Escolar em Alfabetização. O evento está sendo realizado no Hotel Abbeville, no São Francisco, e reúne representantes de São Luís e mais cinco municípios. O objetivo do encontro é promover uma reflexão teórico-metodológica acerca dos resultados obtidos com o Programa de Correção de Fluxo Escolar em Alfabetização. De acordo com o secretário de Educação, Geraldo Castro, os profissionais da área também estão discutindo o planejamento das próximas ações do Programa e as atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula. “Garantir que nossas crianças e adolescentes possam ter sucesso nos estudos até alcançar a série correspondente à sua idade escolar é um desafio que estamos nos preparando para vencer. Agradecemos aos parceiros e ao empenho diário da equipe da Semed”, comentou o secretário Geraldo Castro. Para a professora da rede municipal de ensino Ana Flávia Oliveira, que atua no Programa de Correção de Fluxo Escolar em Alfabetização desde 2010, a iniciativa possibilita aoeducando bem mais que o ato de ler e escrever. Ela trabalha no anexo Leonardo da Vinci da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho. “A criança se vê aprendendo no processo de alfabetização. Ela é autora do processo de conhecimento e participa ativamente dele, interagindo com o grupo, com o professor e com os demais colegas de classe. Temos obtido resultados muito bons com o desenvolvimento do Programa”, destacou Ana Flávia Oliveira. Segundo a coordenadora do Programa de Correção de Fluxo Escolar em Alfabetização e pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA), Esther Pillar Grossi, o município de São Luís está no caminho certo. “São Luís apreendeu bem as especificidades do Programa. É uma equipe de alto nível, bem capacitada e bastante engajada. Temos tido resultados muito bons”, avaliou Esther Pillar Grossi.

 Prefeitura reativa projeto Circo Escola

Circo EscolaA Prefeitura de São Luís, através da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), realizou na tarde desta quarta-feira (30) uma mostra das atividades que serão desenvolvidas com a reativação do projeto Circo Escola. As atividades serão retomadas na próxima semana e, inicialmente, serão realizadas nas dependências do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da Cidade Operária. Segundo a coordenadora da Unidade de Atendimento Circo Escola, Maria Luiza Costa, a reativação do projeto foi um pedido do prefeito Edivaldo. Ela ressaltou que a mostra das atividades nesta quarta foi feita por jovens atendidos anteriormente pelo projeto e que puderam ter acesso a outras oportunidades a partir da experiência. Entre as oficinas que serão oferecidas estão arte circense, capoeira, teatro, dança popular, educação esportiva e ambiental. Todas as atividades foram apresentadas nesta quarta-feira por jovens egressos do projeto. As apresentações foram acompanhadas pelos membros da Semcas e pela comunidade da Cidade Operária e do entorno, que será beneficiada com a reativação dos serviços. O projeto atual ampliará o público alvo atendido. Anteriormente, as ações eram destinadas, principalmente, a crianças e adolescentes em situação de rua, configurando assim um serviço corretivo. Com a reativação, a proposta é trabalhar na prevenção, as atividades serão estendidas ao perfil do público atendido nos Cras, que inclui crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. “Hoje, a gente resgata o Circo com outro olhar, o da prevenção vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com as crianças e suas famílias e em parceria com o Cras. Trabalhamos mais a prevenção e menos a correção”, declarou a secretária adjunta da Semcas, Nazareth Garcez.

SETRES – NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

Estão abertas as inscrições para diversos cursos profissionalizantes pelo programa Pronatec Trabalhador, numa ação de qualificação da Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), em parceria com o Senai. Há oportunidades para os cursos de Auxiliar de Serviços em Comércio Exterior, Eletricista Industrial, Operador de Computador, Modelista, Costureiro e Almoxarife. Para se candidatar, é necessário ser cadastrado no Sine e comparecer no prédio anexo da Setres, munido de carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. O anexo da Setres fica na Rua de São João, 473 – Centro, próximo à Igreja de São João, com atendimento de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

NOTA OFICIAL DO MPMA

A procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, e o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), José Augusto Cutrim Gomes, estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira, 31, com o promotor de justiça Gilberto Câmara França Junior, que relatou o fato ocorrido no Fórum Desembargador Sarney Costa, no qual o preso de justiça Erinaldo Almeida Soeiro baleou o policial civil Enedias Chagas Neto, durante audiência criminal, na 2ª Vara do Júri, no interior do Fórum. Diante da gravidade dos fatos, é necessário que sejam adotadas medidas conjuntas e urgentes pelo Ministério Público do Maranhão, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública, Policia Militar, Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) e Ordem dos Advogados do Brasil-MA para que seja assegurada proteção a todos os operadores da Justiça, servidores e a sociedade civil, quando no desempenho das suas funções. Desta forma, diante do episódio noticiado, é imprescindível o aprimoramento do modelo de segurança para resguardar a integridade de todos, garantindo-se a aplicação das normas legais.

Hildo Rocha ganha força com apoio de lideranças rurais de Barreirinhas

03 BarreirinhasReunidas no povoado Baixão dos Romualdos na tarde de ontem, dezenas de lideranças rurais de Barreirinhas declararam apoio às candidaturas de Hildo Rocha (PMDB) e Glaubert Cutrim para deputado federal e estadual, respectivamente. O encontro promovido pelo ex-presidente do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), Raimundo Branco, registrou a presença de líderes dos povoados Baixão dos Romualdos, Jabuti 1 e 2 Pedras, Palmeira dos Reis, Palmeira dos Bentos, Mirinzal, Armazém 1 e 2, Riacho do Meio, Jurubeba, Cangote, Canoas, Gira Mundo, Cigana, Juçaral dos Canavieiras, Guaribinha, Roça do Meio, Engenho, Olho D’água dos Bentos, Pacas, Nova Canaã, Patí, Armazém 2, Morro Alto, Bloco Carnaubal e Massangano dos Maçus. “Todos essas lideranças que estão reunidas aqui anseiam melhorias para suas comunidades, que são carentes de infraestrutura, saúde, educação.  Há quase 20 anos lutando com eles, fomos buscar a parceria do Hildo Rocha e do Glalbert Cutrim por acreditar no compromisso deles com o povo carente. Juntos, vamos fortalecer também a nossa luta política pra mudar a realidade de Barreirinhas”, destacou Raimundo Branco.

Gastão Vieira participa do lançamento da candidatura de Rigo Teles em Barra do Corda

Dilma e Gastao“Rigo Teles, hoje aqui você nos enche de alegria porque renova em nós, a animação e o desejo de continuar lutando pelo avanço do nosso Maranhão, disse Gastão Vieira, candidato ao senado federal durante lançamento da campanha de reeleição do deputado estadual, Rigo Teles em Barra do Corda, nesta quinta-feira (31). O deputado Rigo Teles, grande anfitrião do dia, lembrou que hoje é apenas o início de uma grande caminhada vitoriosa, “Com muita humildade hoje convoco toda a militância para juntos buscarmos o maior número de votos para o nosso grupo que tem como grande maestro, Lobão Filho e ainda os amigos, Arnaldo Melo e Gastão Vieira”, disse ladeado por milhares de pessoas que acompanhavam o lançamento de sua candidatura. Gastão Vieira, que estava com os companheiros de chapa, Lobão Filho (governador), Arnaldo Melo (vice), e ainda o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão recebeu do companheiro de ministério palavras de apoio e entusiasmo. “Gastão é um homem amigo do povo e todos já sabem quem ele é. E sabem por que ele dedicou-se pela educação, pelos municípios e recentemente como ministro trabalhou em prol do turismo do Brasil. No Senado vai trabalhar em parceria com Lobão Filho, governador, para elevar ainda mais o Maranhão”. Também participaram do lançamento da campanha, o ex-prefeito de Barra do Corda, Nenzin, o prefeito de Bacabal, Zé Alberto, o deputado federal, Alberto Filho, além de vários prefeitos e vereadores da região.

Compartilhe :

*/?>

  Publicado em: Governo

2 Responses to Notícias

  1. Maria José disse:

    Eu acompanhei de perto esse projeto Circo Escola e fiquei muito triste quando ele foi desativado. Os resultados do projeto junto a comunidade são fantásticos. Espero que ele seja realizado de forma continuada.

  2. Davi Ramos disse:

    Meus filhos estão muito contentes com esse retorno do Circo Escola e eu muito mais, pois ali eu sei que vão esta fazendo algo bom para si, estou na torcida para que esse projeto cresça ainda mais. A socialização e interatividade com outras crianças faz muito bem a eles.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog