Notícias

Publicado em   30/dez/2014
por  Caio Hostilio

Governador Arnaldo Melo condecora personalidades com a Medalha Ordem dos Timbiras

Foto 1 entrega medalha do mérito timbira foto Handson ChagasO governador Arnaldo Melo condecorou, nesta terça-feira (30), personalidades dos mais diversos setores com a Medalha Ordem dos Timbiras, a mais alta condecoração do Governo Estado.  Ao todo foram condecoradas 144 pessoas entre deputados, empresários, médicos, religiosos, militares, servidores públicos, secretários, desembargadores, professores, prefeitos, artistas, poetas e líderes comunitários. “Este é um reconhecimento ao trabalho e dedicação de pessoas e personalidades em prol do nosso estado, seja em qualquer campo da sociedade, pessoas que ajudaram a construir a história do nosso estado”, disse Arnaldo Melo. As medalhas foram entregues pelo governador e pelos secretários Carlos Alberto Milhomem (Casa Civil), José Costa (Ciência e Tecnologia), Carla Georgina (Comunicação Social) e Carminha Cabral (Cerimonial). A Ordem dos Timbiras foi instituída pela Lei Delegada no 160, de 4 de julho de 1984, e regulamentada pelo Decreto no 10.346, de 30 de janeiro de 1987. O ingresso na Ordem dos Timbiras e deferido as personalidades que se distinguiram com relevantes serviços prestados ao estado concorrendo para o bem-estar social e grandeza material e espiritual do seu povo. As personalidades de que tratam o decreto se tornaram credoras de reconhecimento público maranhense pela obra que vêm realizando em seus setores de atividades. Foram entregues medalhas no grau de comendador, cavaleiro, oficial, grã-cruz e grande oficial. Entre os agraciados o major Diógenes Azevedo, comandante do 13ª Batalhão de Policia. Para o major a cerimônia tem grande importância uma vez que reconhece o trabalho em diferentes áreas. “É uma felicidade receber essa condecoração, pois nos sentimos valorizados e reconhecidos naquilo que fazemos em prol do estado”, disse. O secretário-chefe do gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, José Carlos Martins, também destacou a importância da condecoração. “É um reconhecimento de muitas pessoas que contribuíram com a administração, ou em outras áreas, o governo reconhece isso, o que é muito importante e que serve de incentivo para que outras pessoas contribuam da mesma forma com o bem-estar da população maranhense”, disse.

Secretário Cláudio Azevedo é homenageado por servidores da Codevasf

Foto 1 Sagrima - homenagemO secretário de estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, foi homenageado por servidores da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em evento realizado nesta segunda-feira (29), na sede da 8ª superintendência do órgão, no estado. A homenagem aconteceu durante solenidade de entrega de kits de irrigação e computadores visando à inclusão digital de jovens de famílias rurais, ação que tem a parceria do Governo do Maranhão, por meio da Sagrima. A 8ª Superintendência da Codevasf foi implantada oficialmente em setembro de 2012, após intensa negociação do governo estadual com o Ministério da Integração Nacional e a sede do órgão, em Brasília (DF). “Com o apoio da então governadora Roseana Sarney e do senador José Sarney, que presidia o Congresso, trabalhei intensamente para viabilizar a desvinculação das ações voltadas para o Maranhão da Superintendência sediada no Piauí e instalação de uma sede própria no estado, que possui municípios em três das bacias hidrográficas atendidas pela Codevasf. Queria que o nosso estado também fosse beneficiado com as ações e obras coordenadas pela Codevasf, um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento rural no Brasil”, explicou o secretário. Segundo o superintendente da Codevasf no Maranhão, João Martins, a homenagem reconheceu o grande empenho do secretário e o amplo apoio do Governo do Maranhão não apenas na implantação do órgão no estado, como também no planejamento e execução de projetos e ações destinados à região. “Legitimado pela então governadora como interlocutor do governo estadual nas questões referentes à Codevasf no estado, o secretário Cláudio Azevedo atuou diretamente no acompanhamento das demandas e captação de recursos em Brasília, além de apoiar nossas ações aproximando a companhia de outros órgãos federais, estaduais e municipais”, destacou o superintendente. João Martins também informou que nos últimos dois anos, a Codevasf investiu aproximadamente R$ 600 milhões em ações do Plano Brasil sem Miséria no Maranhão, especialmente nos programas Água para Todos, Mais Irrigação e Inclusão Produtiva, além dos projetos Amanhã e Reniva – em parceria com a Embrapa -, e grandes obras como os Diques da Baixada, cuja construção deve acontecer em 2015. “Estão incluídos nesse montante de investimentos também os recursos oriundos de emendas parlamentares. São ações que foram executadas de 2012 a 2014, ou serão concluídas em 2015, com orçamento já previsto e aprovado”, completa João Martins.

Grupos da terra irão animar o Réveillon de São José de Ribamar

8365Uma vasta programação cultural, organizada pela prefeitura ribamarense e que contará somente com grupos artísticos do município, marcará, nesta quarta-feira (31), a festa de Réveillon na orla marítima da sede de São José de Ribamar. A programação terá início a partir das 21h no palco montado nas proximidades da unidade do Corpo de Bombeiros. A primeira a se apresentar será a Banda Dois Corações, que fará um grande show com duração de cerca de duas horas. Em seguida, a festa ficará por conta de Inez Maranhão e Banda. À meia noite, como acontece tradicionalmente todos os anos, será realizada a tradicional queima de fogos. A programação será encerrada com o show de Leliana Frazão e Banda. Para garantir a tranqüilidade do público, seguranças privados foram contratados pela prefeitura para reforçar o esquema de trabalho montado pela Polícia Militar. O setor de saúde também será reforçado. O Centro de Saúde Honório Gomes, localizado na área do santuário religioso, funcionará em regime de plantão 24h com equipes médicas reforçadas e mais ambulâncias. O Hospital Municipal também terá suas equipes médicas reforçadas..

Professores de Santa Inês terão estatuto de plano de cargos…  

IMG_6486-150x150Após um luta de vários anos dos professores, o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, sancionou o Estatuto dos Servidores Públicos e homologou o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Professores de Santa Inês. A solenidade aconteceu no clube da maçonaria. Criado através do Projeto de Lei nº 075, de 07 de Novembro de 2014, o Estatuto do Servidor assegura direitos e deveres aos servidores públicos aprovados em concurso ou investidos em cargos de comissão.Já o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público de Santa Inês é um projeto elaborado pelo Executivo, sob as vistas dos sindicatos dos professores e comissões de acompanhamento criadas para este caráter específico. Após várias reuniões e debates, o documento foi aprovado na Câmara de Vereadores e, no último dia 23, o prefeito José de Ribamar Costa Alves realizou o ato de homologação, enquadrando cerca de 1.000 educadores da rede municipal de ensino no Plano de Cargos da categoria.

Detran-MA lança aplicativo para smartphone

 O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fecha o ano de 2014 com o lançamento de aplicativo para usuários da plataforma Android. A novidade já está disponível na “Play Store” do Google e vai facilitar a vida do usuário na procura de informações sobre taxas, licenciamento, multas e restrições nos veículos. Os usuários de smartphones e tablets de plataforma Android podem baixar o aplicativo gratuitamente na “Play Store” , por  meio da busca, onde o usuário pode pesquisar pelo DetranMA ou por meio do linkhttps://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.shap.DetranMA O aplicativo desenvolvido pela Coordenação de Informática do Detran, traz funcionalidades do site para as mãos dos usuários que poderão por meio do smartphone realizar a consulta de Licenciamento: Para o usuário saber quais são os tributos do seu veículo que existem em aberto no Detran; Consulta de Multas: Onde são verificados multas no veículo; Consulta de Restrições: Onde o usuário pode verificar se há algum tipo de restrição no veículo ou se o veículo é roubado/furtado; e os valores de taxas de serviços do Detran-MA tanto de habilitação quanto de veículos. “O lançamento do aplicativo acompanha a mudança tecnológica que está sendo implementada no departamento e que deve modernizar todo o atendimento nos postos e também na internet, por meio do site do Departamento, que também sofreu alguns ajustes”, destacou o diretor geral do Detran-MA, André Campos. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indicam que quase 300 milhões de linhas de celulares foram habilitadas no Brasil até a primeira quinzena de dezembro, o número é maior que a quantidade de habitantes do país. O Brasil aparece como o terceiro país com maior número de smartphones no mundo com 141,8 milhões, número que somente é superado pela China e pelos Estados Unidos (196,8). Em 2013, os smartphones representaram 53% dos telefones celulares vendidos no país. Em 2014, as expectativas são desse número alcance 71% do total de vendas. Acompanhando o interesse da população pela tecnologia, o mercado de aplicativos oferece, atualmente, mais de 1,8 milhão de apps nas plataformas disponíveis, e o Detran-MA também precisava acompanhar essa demanda. “Encerramos a nossa gestão trazendo mais essa boa e fundamental ferramenta para os usuários que agora poderão ter diversas informações sobre os serviços do Detran na palma da mão por meio do smartphone!”, destacou o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos. O aplicativo está disponível para aparelhos Android com versão 4.0 ou superior e em breve estará disponível também para sistema IOS/iPhone.

Governador Arnaldo Melo entrega calçadão da Avenida Litorânea, em São Luís

Foto 2 Revitalização da  Avenida Litorânea foto Geraldo FurtadoO governador Arnaldo Melo, entregou, na tarde desta terça-feira (30), o calçadão da Avenida Litorânea, trecho que vai da Praça do Pescador até a Praça de Alimentação. O local foi totalmente recuperado pelo Governo do Estado. Iniciada no mês de julho, a reforma e revitalização do espaço, faz parte do trabalho de recuperação de logradouros públicos, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e tem investimentos da ordem de R$ 5.139.154,00. A obra contemplou, além da recuperação do calçamento, a recuperação das ciclovias, a construção de calçadas no lado em que ficam as dunas; recuperação da ponte sobre o Rio Calhau; além de sinalização vertical e horizontal. O anfiteatro e a estrutura conhecida como a Praça dos Pescadores também foram recuperados. “Estamos entregando mais uma obra do governo estadual iniciada pela governadora Roseana Sarney. Foram revitalizados 3 mil e 200 metros do calçadão, e construídos mais 4 mil metros para prática de caminhadas e esportes”, disse o governador Arnaldo Melo. Acompanhado do secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, da secretária de Estado de Comunicação Social, Carla Georgina e do secretário de Estado de Programas Especiais, Rodrigo Valente, o governador Arnaldo Melo descerrou a placa de inauguração do calçadão e fez uma caminhada pelo local. O secretário Aparício Bandeira, destacou o investimento do governo estadual na revitalização de diversos espaços da cidade. “Investimos mais de 5 milhões para revitalizar esse espaço que é um dos cartões postais de São Luís. É um presente para os ludovicenses e também para os turistas que frequentam a litorânea”, ressaltou. A Avenida Litorânea também conta com Estações de Esporte instaladas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), ao longo do calçadão.

Compartilhe :

*/?>

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog