Quem foi oportunista: O grupo Sarney (PMDB) ou o Flávio Dino e seu consórcio de correntes partidárias e as variações de aliados?

Publicado em   30/mar/2016
por  Caio Hostilio

7b0abd69cc2c80e459a9915756bb1849O debate hoje (30), no plenário da Assembléia Legislativa, por diversos deputados, vem mostrar o quanto usam equivocadamente as palavras nos mais diversos discursos politiqueiros, evasivos, medíocres e fora do contexto científico.

Primeiramente chamaram de “oportunista” a atitude do PMDB e, especial, ao grupo Sarney, por terem desembarcado do governo Dilma.

Ora bolas!!! Como são desinformados esses representantes do povo!!!

O PMDB do Maranhão não desembarcou do governo Dilma, haja vista que seus deputados federais e senadores não participaram da reunião em que o partido decretou o fim da aliança com o PT e, por outro lado, o ex-presidente Sarney continua sendo o principal conselheiro do ex-presidente Lula e da própria presidente Dilma, cujas visitas à casa do ex-presidente são constantes.

Não vou nem comentar a politicalha de querer culpar a tal “oligarquia” pelos desmandos do governo Flávio Dino, visto que essa gestão já está aí há um ano e meio e nada fez, apenas piorou todos os seguimentos administrativos e econômicos do Estado.

Mas vamos nos ater a palavra “oportunismo”.

Essa menção de “oportunismo político” surgiu com Rosa Luxemburgo, que era uma adversária ferrenha de todo e qualquer empirismo em matéria de convicção e de ação políticas. Apoiada em Marx, Rosa Luxemburgo via na história um processo no qual as forças de classe lutam pela defesa de interesses originários da evolução de relações econômicas objetivas. Coisa longe do cenário político adotado por Flávio Dino, que buscou e rebuscou as mais diversas correntes partidárias e os mais diversos aliados para compor seu consórcio político.

Aqui não vou sequer comentar a mudança de partido dos mais diversos deputados, isso com intuito de ficar mais próximo do governador. Isso sim é “oportunismo político”, haja vista que não se viu nenhum mérito ideológico.

Na verdade, essa reflexão permanente deveria orientar cada passo da atividade política.

Rosa Luxemburgo, num pensamento ímpar, fez diversos questionamentos para apontar o “oportunismo político”, tais como: Qual a sua principal característica, exteriormente? A hostilidade à teoria. Daí o esforço natural dos que buscam somente resultados práticos imediatos para libertar-se, isto é, separar nossa prática da teoria, tornar uma independente da outra.

Portanto, senhores deputados, analisem com frieza e vejam realmente quem são os oportunistas de fato existentes no Maranhão!!!

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Quem foi oportunista: O grupo Sarney (PMDB) ou o Flávio Dino e seu consórcio de correntes partidárias e as variações de aliados?

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos