Notícias

Publicado em   30/maio/2017
por  Caio Hostilio

Prefeitura intensifica limpeza e desobstrução de canais e galerias após chuvas na capital

Devido às fortes chuvas que atingiram a capital nos últimos dias, a Prefeitura de São Luís montou uma força-tarefa que está trabalhando nas áreas mais atingidas pelo grande volume de água. Entre as ações emergenciais estão a limpeza com retirada de sedimentos, desobstruções de bueiros e galerias e ainda uma análise técnica destes locais. As equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) se concentram nos bairros Coroado, Coroadinho, Anil, Cidade Olímpica e São Cristóvão, entre outros pontos atingidos, com serviços emergenciais. “Foi uma chuva atípica, considerando o período e que deixou muitos problemas, mas estamos com esse trabalho mais intensivo”, enfatizou o titular da Semosp, Antônio Araújo, referindo-se às precipitações que ocorreram domingo (28) e segunda (29). De acordo com o Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) choveu, apenas nestes dois dias, 100mm dos 316mm esperados para o mês de maio. Na galeria da Ponte São Sebastião, que corta a Avenida Casemiro Junior, no Anil, as equipes da Semosp prosseguiam o trabalho de desobstrução com serviço mecanizado. A ação teve início logo após as chuvas da última segunda-feira (29). No local é realizada a retirada de sedmentos – barro, arenosos e matagal – para aumentar a abertura (calha) do Rio Anil. Por ocasião das chuvas, houve ainda um grande arrastão de material arenoso para a galeria, causando obstrução, informa Antônio Araújo. “Devido esse volume intenso de chuvas, pela primeira vez a galeria inundou chegando a transbordar. Com esse alargamento e limpeza da calha do rio, em próximas chuvas esse problema não vai se repetir”, enfatizou Antônio Araújo. O secretário da Semosp reiterou ainda que os serviços vão preparar a área para volume de chuvas semelhante.

Cleomar Tema congrega vereadores a participar de encontros regionais da FAMEM

O prefeito de Tuntum e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Cleomar Tema, participou, nesta terça-feira (30), do Encontro com Vereadores e Vereadoras do Maranhão, iniciativa promovida pelo governo do estado, com o apoio da FAMEM, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. Na oportunidade, o presidente da entidade congregou os parlamentares municipais a participar dos chamados Encontros Regionais que serão realizados pela Federação a partir do próximo mês. O primeiro, de acordo com Tema, acontecerá no dia 22 de junho na cidade de Presidente Dutra. “Trataremos de assuntos relacionados a municipalidade, além de promover oficinas e capacitações, por exemplo, direcionadas a todos os agentes que possuem ligação com o municipalismo”, disse. De acordo com Cleomar Tema, os vereadores, assim como prefeitos e prefeitas, são peças fundamentais no processo de fortalecimento do municipalismo no estado, uma vez que são políticos da base e que estão em contato direto com a população. “Prefeitos e vereadores são a caixa de ressonância dos reclames sociais. Tudo acontece nas cidades. E são nelas que os moradores procuraram os agentes políticos mais próximos em busca de soluções para os problemas da coletividade. Por conta disso, é mais do que importante a participação dos parlamentares municipais nos encontros que iremos promover”, completou o presidente. Tema fez questão de elogiar a iniciativa do governador Flávio Dino e do secretário estadual de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, em promover o encontro com os vereadores e vereadoras. “Trata-se de uma iniciativa inédita e extremamente louvável que mostra que a gestão Flávio Dino tem compromisso com os municípios maranhenses e com a nossa classe política”, avaliou. Durante todo o dia, os parlamentares municipais participaram de uma vasta programação que abordou temas relacionados à gestão e ao desenvolvimento econômico, social e ambiental. Além disso, nos stands instalados pelo govenro no Centro de Convenções, tiveram acesso a vários serviços e puderam dirimir dúvidas.

Prefeito Luis Fernando lança o São João e garante maior festa de todos os tempos

O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando, lançou nesta segunda-feira (29), o São João 2017 e garantiu que a festa popular da cultura maranhense será a maior de todos os tempos. O lançamento ocorreu durante reunião realizada com representantes dos movimentos folclóricas da cidade que contou ainda com vereadores e convidados. Na oportunidade, o prefeito Luis Fernando anunciou o pagamento antecipado da primeira parcela dos cachês que serão destinados às brincantes protagonistas da festa, atitude que se repete a exemplo do carnaval. São João é alegria, é a maior festa da nossa cultura popular, disse o prefeito ribamarense, “e aqui não será diferente, pois vamos realizar uma grande festa, a exemplo do carnaval, com organização, planejamento e pagando com muita responsabilidade e esforço, a primeira cota dos cachês para as agremiações já no dia 31, e a segunda parcela, logo após o São João”, detalhou. A festança junina será realizada de 17 a 29 de junho. Já o tradicional Lava Boi que este ano completa 63 anos, será realizado nos dias 1 e 2 de julho. E também a exemplo do carnaval e lava pratos deste ano, onde não houve registro de incidente ou violência, o prefeito também garantiu um forte esquema de segurança para que as famílias possam se divertir e prestigiar as brincadeiras. “Em todos os 21 pontos de arraias teremos um forte esquema de segurança para que as famílias tenham segurança e possam brincar de forma tranquila, prestigiando a cultura ribamarense”, garantiu. O São João 2017, conta com o apoio do governo do estado e reune mais de 150 brincadeiras juninas espalhadas por toda a cidade, que este ano, terá 21 pontos de arraiais. Já o tradicional Lava Boi, também terá o mesmo esquema de segurança. O secretário de cultura, Edison Calixto, explica que os arraiais deverão contemplar todos os pontos da cidade, “todos os arraiais foram pensados de forma estratégica para que a população possa brincar e acompanhar as brincadeiras com conforto e segurança”, disse. Os circuitos juninos serão montados na Sede (Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima), Vilas (Vila Flamengo), Matinha (sede do Bumba-Boi), Parque Vitória (Praça do Rodão), Panaquatira (Viva), Rio São João (Viva), Piçarreira (Viva), Nova Terra, Turiúba, Laranjal, Miritiua, Parque Araçagi, Parque Jair, Vila Sarney Filho, dentre outros.  O Lava Boi, que encerra oficialmente a temporada junina, e ocorrerá na sede do município.

Forúm discute plano de desenvolvimento institucional para o IFMA de Itapecuru-Mirim

O deputado federal Júnior Marreca (PEN/MA) participou, na manhã de segunda-feira (22.05), do Fórum de Planejamento Estratégico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Itapecuru-Mirim. O objetivo do evento é o levantamento de propostas e demandas da sociedade e da comunidade acadêmica para subsidiar o Projeto de Elaboração do Planejamento Estratégico e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFMA. Na ocasião, o parlamentar destacou os esforços que vem empreendendo para o funcionamento do campus do IFMA em Itapecuru-Mirim. “Quando iniciamos esse projeto fui atrás com muito empenho e, hoje, estamos sendo contemplados com essa indústria do conhecimento, pois vai trazer para Itapecuru-Mirim e municípios vizinhos a realização de um sonho, que representa o progresso. Quero me colocar à inteira disposição para continuar a colaborar através de emendas parlamentares”, destacou o parlamentar. A elaboração e implementação do planejamento estratégico para o IFMA é vislumbrado pela gestão da instituição como um fator determinante para a garantia da sua missão institucional no mundo moderno, que é promover educação profissional, científica e tecnológica comprometida com a formação cidadã para o desenvolvimento sustentável. Na ocasião, estiveram presentes o diretor do campus de Itapecuru-Mirim, Francisco Inaldo Lisboa, o prefeito municipal de Itapecuru-Mirim, Miguel Lauandy, o presidente da Câmara Municipal de Itapecuru-Mirim, Carlos Júnior, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Professor Francisco Roberto Brandão Ferreira e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Maranhão, Professor Carlos César Teixeira Ferreira.

Compartilhe :

*/?>

  Publicado em: Governo

3 Responses to Notícias

  1. Thamires disse:

    Essas ações de São Luis para desobstruir as ruas são importantes para nossa cidade.

  2. Elvis disse:

    Estão fazendo um ótimo trabalho e limpeza e desobstrução de canais.

  3. Marina disse:

    Parabens, Prefeitura!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog