Deputado Wellington fiscaliza recuperação da Barragem do Bacanga e solicita brevidade na conclusão das obras

Publicado em   31/maio/2017
por  Caio Hostilio

Por meio da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) realizou visita de fiscalização às obras da Barragem do Bacanga. A visita foi feita na tarde da última terça-feira (31), após inúmeras denúncias quanto à paralisação das obras e contou com a presença de representantes do Governo, da empresa responsável pela obra na barragem e dos também deputados estadual Fábio Braga (SD) e Eduardo Braide (PMN).

“Nosso objetivo é vistoriar tais obras e solicitar a finalização, em caráter de urgência, do serviço. Quem está sendo prejudicado é a população e isso tem que ser ponderado”, pontuou Wellington.

Durante a visita, vários moradores e pescadores desabafaram quanto aos prejuízos de tal obra que ainda não foi concluída.

“Em 2015, eles jogaram pedras de forma desesperadora, mas sem pensar nas consequências. Esqueceram que aqui existem famílias que dependem da pesca. Após essa atitude, prejudicou o nosso trabalho, pois as pedras soltam um pó, tipo rezinas, e ainda impedem de os peixes passarem. Além disso, ainda temos que depender deles para abrirem a comporta, para poder renovar a água do Lago e assim, podermos pescar o que ainda existe. Enquanto não renovarem a água, não teremos peixes”, desabafou o pescador Domingos.

Sobre toda a situação, Wellington ouviu os relatos da população e oficializou algumas solicitações emergenciais que serão encaminhadas ao Governo do estado.

“Além de impactos ambientais, temos também impactos sociais. Foi por isso que a Comissão articulou essa visita e, agora, já há a data de entrega da obra, marcada para o dia 21 de agosto, segundo representante do Governo. Essa foi a primeira etapa. Agora, continuaremos vistoriando e acompanhando. Nosso objetivo é fazer com que a Reforma da Barragem do Bacanga impeça, de fato, os alagamentos e permita que os pescadores continuem trabalhando dignamente”, pontuou Wellington.

Entre os encaminhamentos da visita, há a recuperação emergencial da passarela da ponte sobre a barragem; a renovação da água do Lago do Bacanga para a oxigenação e entrada de peixes e a realização de um estudo ambiental no Lago do Bacanga diante do impacto do novo projeto de comporta executado.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos