Informativo

Publicado em   19/jun/2017
por  Caio Hostilio

Marcial Lima denuncia “terrorismo” contra a cultura do Maranhão

O líder do PEN na Câmara Municipal de São Luís, vereador Marcial Lima, denunciou nesta segunda-feira (19), na tribuna da Casa, que donos de barracas espalhadas pelos arraiais da cidade estão tendo prejuízo financeiro na venda de seus produtos (comidas típicas e bebidas) por conta do fechamento brusco desses locais de evento, antes mesmo de uma hora da madrugada, quando as brincadeiras juninas devem acontecer livremente até o dia amanhecer, como manda a tradição. “Tem arraial que só começa a ter um grande público por volta das 11 horas da noite e nem bem começa e já é obrigado a fechar por ordem expressa da Polícia Militar, que está ali cumprindo uma ordem de alguém. Entendo que a Secretaria de Segurança Pública precisa participar mais da vida cultural desta cidade”, declarou. O vereador destacou que São Luís é uma cidade turística por natureza e que nesse momento os turistas estão deixando de ver a diversidade cultural do Maranhão devido a uma ordem que tem punido a tradição folclórica do estado e em especial na capital maranhense. Após as declarações de Marcial Lima, o presidente da Câmara, Astro de Ogum (PR), reforçou a denúncia e disse que esse tipo de situação está ocorrendo em vários arraiais da cidade. “Realmente isso está acontecendo em todos os arraiais de São Luís e tem preocupado bastante”, frisou. (Com informações de Mário Carvalho)

Vacina contra a gripe ainda está disponível nos postos de saúde da Prefeitura de São Luís

Mesmo com o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, a Prefeitura ainda está disponibilizando as vacinas na rede municipal até o final do estoque, para ampliar a cobertura vacinal. A vacina que está disponível é a trivalente, que imuniza contra os dois tipos de gripe sazonal e também contra o tipo H1N1. A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, explica que nacionalmente houve baixa procura pela vacina, mesmo sendo esta uma das melhores formas de prevenir a gripe e suas complicações. “O país inteiro teve dificuldade na conscientização dos grupos elencados pelo Ministério da Saúde para serem imunizados; por isso, foi a vacinação foi liberada para todos. Quem quiser vacinar deve procurar os postos de saúde e garantir essa importante forma de proteção contra uma doença que pode ter sérias consequências”, afirma. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) indicam que até o encerramento da campanha foram aplicadas 150.509 doses da vacina contra influenza, o que representa 74,8% da meta. De acordo com a totalização, o público-alvo que mais vacinou foi o dos idosos (69.483 doses), e entre as crianças de seis meses a cinco anos incompletos, a cobertura chegou a 60,1%. A superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus, Terezinha Lobo diz que a mobilização vai continuar nas 61 unidades de saúde onde há a vacina. “Deveremos contar com a ação das equipes de Saúde da Família, que vão fazer a sensibilização dos grupos prioritários durante as visitas domiciliares, e assim garantir que em pouco tempo a meta possa ser atingida”, explica. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi realizada no período de 17 de abril a 9 de junho.

Júnior Verde quer fortalecer Guardas Municipais do Maranhão

Presidente da Comissão de Segurança Pública e Privada da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Júnior Verde (PRB) afirmou que ampliará os debates sobre a estrutura das 78 Guardas Municipais que existem no Maranhão. Na última reunião realizada por meio da Comissão, na última terça (13), os participantes travaram discussões sobre a Lei nº 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. De acordo com o deputado, a lei consagra diversas atribuições às guardas municipais, tornando-as um importante órgão dentro do cenário da segurança pública do país. “É um  momento muito pertinente, em face da conjuntura do país, com o agravamento dos problemas relacionados à violência e a criminalidade. Essas discussões certamente vão ajudar a fortalecer as Guardas Municipais em todo o Estado do Maranhão”, enfatizou Júnior Verde. Além do presidente da Comissão, participaram da reunião os deputados Sousa Neto (Pros) e Léo Cunha (PSC), que contou ainda com a presença de representantes de entidades ligadas às Guardas Municipais ,representantes do SinfuspSl , e de gestores da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). O comandante da Guarda Municipal de São Luís, Ivonaldo Mota Silva, destacou a importância da instituição, no sistema de segurança pública hoje existente na capital maranhense. “Ao longo dos últimos anos, a Guarda Municipal de São Luís passou por grandes mudanças, tanto na infraestrutura da corporação como no setor humano, qualificando sempre seu pessoal, aprimorando suas forças de ação e melhorando a cada dia mais o atendimento à população”, disse o comandante.

Junior Marreca participa do aniversário de 5 anos do PEN

O Partido Ecológico Nacional (PEN) está completando 5 anos de fundação. Na manhã de hoje, o deputado Junior Marreca participou do evento em comemoração ao aniversário do partido, no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, com a presença de deputados estaduais, vereadores, do presidente do PEN, Adilson Barroso, e de vários estados. Em cinco anos, o PEN já chegou à marca de 552 políticos no Brasil. Faça parte você também do partido da sustentabilidade,filie-se ao PEN.

Compartilhe :

*/?>

  Publicado em: Governo

10 Responses to Informativo

  1. Aguiar disse:

    O vereador Marcial Lima tem razão. Mas do jeito que as coisas estão é sempre bom reforçar a segurança dos bairros.

  2. Paula disse:

    Uma boa notícia saber que as vacinas ainda estão disponíveis.

  3. Caio disse:

    A gurda municipal deve ser fortalecida mesmo. Concordo com Júnior Verde, o problema de segurança pública é um grande problema no país.

  4. Bruna disse:

    Que bom saber que a vacina ainda está disponivel.

  5. Elveis disse:

    Os arraiais estão funcionando até tarde, não onde é esse que fecha meia noite.

  6. João disse:

    Iniciativa para a guarda municipal é muito boa.

  7. claudio disse:

    Tudo precisa ter um limite de tempo!! acho certo o encerramento às 00hs! até por conta de transporte para os brincantes!

  8. Mateus Lima disse:

    Bom para as pessoas que ainda não puderam se vacinar, irem logo

  9. Beatriz disse:

    Acho que essa questao do fechamento dos arraiais deve ser tratada com cautelo. porque é tambem uma questao de seguranca

  10. Marcela disse:

    Quem nao vacinou deve aproveitar pra fazer.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog