Em Caxias foi realizada a X Conferência Municipal de Assistência Social

Publicado em   22/jul/2017
por  Caio Hostilio

É importante a participação da coletividade para o debate e troca de experiências. Coisa que fortalece o sentido restrito do que se espera da Assistência Social. Mais uma vez a gestão de Fábio Gentil mostra que pretende gerir a coisa pública com a participação dos caxienses. Essa é uma forma inovadora de gestão pública no Maranhão!!! Foram deliberadas propostas e a eleição de 8 delegados para Conferência Estadual em outubro

A X Conferência Municipal de Assistência Social, que foi aberta na noite de quinta-feira (20), teve seu ponto alto nessa sexta-feira (21), momento em que ocorreram debates de ideias e propostas no Centro de TreinamentoJoão Paulo II.

O evento é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social apoiado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, sendo uma oportunidade para a manifestação dos diversos segmentos da sociedade.

“É muito importante este espaço, onde toda a comunidade pode externar suas angústias, aqui nesse espaço são construídas as propostas da sociedade civil junto com o poder público”, destacou Paulo Carneiro, vice-presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Caxias (ADEFIC).

“Nós participamos das pré-conferências. Dentre as nossas propostas está a conquista de um transporte para poder deslocar os idosos, crianças e deficientes que não tem como se locomoverem para o CRAS do descanso. Esse é um dos pedidos que já foi colocado em pauta na Conferência. Enquanto a gente não tem um CRAS na comunidade, a gente precisa que o anexo do descanso tenha um transporte para buscar as pessoas de comunidades mais remotas para eles terem acesso ao CRAS”, destacou Maria do Livramento, da associação do povoado Brejinho.

Com o tema: Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), durante a Conferência os participantes foram divididos em quatro grupos. Cada grupo conheceu, discutiu e deliberou sobre quatro eixos. Cada eixo abordou uma temática específica. O eixo I – a proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; eixo II – gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; eixo III – acesso as seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassistenciais e o eixo IV – a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais.

Continue lendo clicando aqui.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos