‘Todos por São Luís’ será realizado neste sábado (23) com ações no Conjunto Radional

Publicado em   23/set/2017
por  Caio Hostilio

Dezenas de serviços de saúde, entre consultas, exames, avaliação nutricional e informação sobre prevenção de doenças serão oferecidos na programação do 48º ‘Todos por São Luís’ no bairro Santa Cruz e adjacências. No cronograma de ações está incluído ainda atendimentos de assistência social, promoção de oficinas e exposições educativas sobre diversas doenças, além da vacinação humana e animal. Neste sábado (23) será a culminância da ação, a partir das 8h, na área em frente ao Centro de Ensino do Estado Rio Grande do Norte, no Conjunto Radional.

O programa ‘Todos por São Luís’ é iniciativa da Prefeitura de São Luís, coordenado pela primeira-dama, Camila Holanda, com participação das secretarias municipais e apoio de parceiros. Nesta edição, o programa promove a série de ações no Santa Cruz, Vera Cruz, Conjunto Radional, Vila Radional, Matança, Divinéia e Vila Palmeira.

A ação municipal tem proporcionado o aprendizado, a geração de renda e diversas oportunidades para as comunidades contempladas, destacou a primeira-dama, Camila Holanda. “Esta edição do programa se realiza também em virtude do aniversário do bairro e temos várias atividades que integram as ações como forma de oportunizar uma renda extra e de renda familiar. É mais um canal de diálogo entre a Prefeitura e a comunidade, construindo uma gestão pautada na transparência e participação das pessoas”, destacou a primeira-dama Camila Holanda, que coordena o programa municipal.

A programação inicia às 8h, com apresentação da Banda da Guarda Municipal na Tenda Cultural, aulão de zumba e torneio de futebol. Vão ser ofertados diversos serviços, incluindo ações nas áreas de saúde, assistência social, infraestrutura, segurança alimentar, entre outros. Ações de embelezamento com limpeza de pele e maquiagem estão incluídas no conjunto de atividades.

SAÚDE

O público vai poder se informar sobre o vírus da dengue e conhecer mais na exposição de exemplares de insetos e moluscos. Banners sobre leishmaniose, esquistossomose, malária e doenças de chagas, além de informações sobre qualidade da água para consumo humano também constam do ciclo de atividades.

Os atendimentos em saúde são os mais procurados pela população durante as ações do ‘Todos por São Luís’. O público tem a oportunidade de realizar consultas com clínico geral, ginecologista, odontólogo, pediatra, fisioterapeuta e oftalmologista somando 11 especialidades médicas.

Ainda serviços de aplicação de flúor, aferição de pressão, teste de glicemia, preventivo, vacinação para adulto e HPV. Dependendo do caso, o atendido será encaminhado para consultas mais especializadas. Medicamentos de farmácia básica e emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) estão disponíveis.

MOBILIZAÇÃO

Em parceria com o Sebrae, o programa realiza também palestra sobre empreendedorismo. Uma das diretrizes do programa é gerar renda e emprego para a comunidade local. Para tanto, na semana que antecede o dia ‘D’ da programação do ‘Todos por São Luís’, equipes da Prefeitura visitam as comunidades nos bairros incluídos na edição e promovem uma série de atividades.

São oferecidas capacitações em artes manuais, alimentação, rodas de conversas e palestras. Totalizam mais de 30 ações entre palestras, rodas de conversa, oficinas, exposições e atendimentos diversos. Entre estes, informática básica, atendimento ao público; panificação, doces e salgados; preparação para concursos: dicas e orientações; e confecções de bombons regionais.

Foram oferecidos, ainda, cursos de comida típica maranhense, confecção de bonecas, customização de roupas e confecção de sacolas para presentes. A roda de conversa sobre o meio ambiente foi uma novidade desta edição e incluiu alunos da rede municipal para debater o tema.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos