Fábio Gentil entrega escolas reformadas em Caxias

Publicado em   16/out/2017
por  Caio Hostilio

Que a busca pela educação prazerosa continue, pois assim os caxienses olharão o empenho por uma educação de qualidade e, principalmente, a péssima imagem das aulas ministradas debaixo de uma mangueira, que ganhou destaque nacional…

Os povoados São Manoel Rosário e São Manoel, no 1º Distrito de Caxias, receberam escolas reformadas. Na última sexta-feira (13), o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, secretários municipais e adjuntos, coordenadores e assessores, além de vereadores municipais entregaram, primeiramente, a unidade de ensino U.E.M Jacinto Leôncio da Silva totalmente reformada após mais de 10 anos sem receber melhorias. A solicitação foi feita ao prefeito pelo vereador Ramos.

 “Eu me sinto com o pedido muito bem atendido, porque estamos atendendo essa necessidade desse povoado e de outros povoados adjacentes. Me sinto uma pessoa muito realizada por poder cumprir com a nossa promessa de campanha. Não só a reforma dessa Escola, mas da Escola do Rosário, e também porque o prefeito autorizou a colocação de internet na Escola da Estiva”, disse Ramos, vereador.

“A Escola está bem melhor. Antes tinha goteira, banheiros não funcionavam, as crianças iam pro mato e a gente não conseguia trabalhar direito. A Escola ficou perfeita, ela atende também alunos da Canabrava e da Palestina”, ressalta Maria Gorete, professora responsável pela U.E.M Jacinto Leôncio da Silva.

A unidade de ensino ganhou piso novo, novos banheiros, telhado e pintura; a mesma atende 21 alunos do 1º ao 5º ano, do São Manoel e comunidades circunvizinhas. No momento da inauguração, o prefeito Fábio Gentil pediu que os próprios alunos fizessem o descerramento da placa de inauguração.

 “Hoje quem vai inaugurar são os alunos. Eles vão dizer a partir de hoje: eu inaugurei a minha escola”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias, enquanto organizava as crianças para o descerramento da placa.

As moradoras Marinês e Maria dos Santos agradeceram a reforma, abraçaram Fábio Gentil e confidenciaram que há aproximadamente 20 anos um prefeito não visitava o povoado.

“Eu cheguei aqui no dia 27 de março de 2003 e eu nunca vi um prefeito aqui, hoje é o primeiro que eu tô vendo. Eu achei bom a reforma porque as crianças vão ficar mais a vontade. A escola está melhor com certeza”, disse Marinês de Oliveira, moradora do São Manoel.

“Nunca tinha andado um prefeito aqui, é a primeira vez, eu tô é com trinta anos que moro aqui e eu nunca tinha visto um prefeito aqui. A Escola tá boa demais, estávamos precisando dela aqui mesmo”, lembrou Maria dos Santos, moradora do São Manoel.

O prefeito Fábio Gentil também entregou completamente reformada a escola multiseriada U.E.M São José, do povoado Rosário, uma solicitação dos vereadores Sargento Moisés e Magno Magalhães.

No local estudam 47 alunos do 1º ao 5º ano. Durante a solenidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) distribuiu presentes a todos os alunos. A professora responsável pela unidade de ensino, Ana Lúcia, e o garoto José de Ribamar de 11 anos fizeram uso da palavra para agradecer as melhorias.

Já são mais de 40 escolas reformadas em todo o Município em 10 meses de governo. Os secretários Murilo Novais, de Infraestrutura, e Ana Célia Damasceno de Educação, Ciência e Tecnologia, confirmaram que novas 45 escolas devem ser reformadas em toda a zona rural nos próximos meses por determinação do prefeito Fábio Gentil.

“A entrega da escola demonstra o compromisso que o prefeito tem com a educação, do respeito que ele tem”, disse Magno Magalhães, vereador.

“Estávamos perdendo alunos por causa da não reforma da escola. Estou aqui há 16 anos e esta é a primeira reforma da Escola. Esse é um ganho muito grande para a gente, para os funcionários e para toda a comunidade do povoado Rosário”, afirmou Ana Lúcia, professora responsável.

“Estamos aqui hoje para agradecer o nosso prefeito Fábio Gentil, que é 10. Agora com essa escola reformada nós temos que aproveitar ela, temos que estudar mais, temos que preservar ela também. Antes o banheiro era só um buraco, e agora tem pia, tem vazo. Queremos agradecer ao prefeito que é nota 10”, reforçou José de Ribamar, aluno de 11 anos.

“Nosso prefeito já deu a autorização para a reforma de 45 escolas, pra iniciar agora em novembro. Isso significa dizer que a rede em si será reformada. Nós pegamos uma herança muito ruim, foram 12 anos de escolas sem uma reforma. Nós estamos de parabéns e o Povoado também está de parabéns, porque é um Povoado pobre que precisa de cidadania, e é isso que nós estamos fazendo” lembrou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“Já está virando rotina inaugurar obras não só na zona urbana, mas também na zona rural. Nós já estamos com nove escolas na zona rural reformadas, fora as da zona urbana. Temos mais 45 escolas, já estamos iniciando, já temos sete escolas dessas 45. É bem verdade que essa é a nossa rotina daqui para frente, trabalhar, trabalhar, inaugurar obras. Caxias, já já, chega na cidade que a gente quer”, disse Murilo Novais, secretário de Infraestrutura

 “A gente percebe a necessidade do prefeito está mais próximo da comunidade. Uma escola como essa no povoado, a escola São José, no povoado Rosário, que nem banheiro tinha, a Prefeitura constrói e entrega para a comunidade para que essas crianças possam ter dignidade, possam ser respeitadas. Vir pra cá, entregar essas escolas, essas reformas, é muito gratificante. Nós acreditamos que é somente através da educação que a gente pode crescer na vida. Nós iremos investir tudo que deve ser investido para que essas crianças tenham as condições de infraestrutura e os professores competentes para terem um educação de qualidade. Hoje o SAAE faz o lado social, contribui conosco trazendo os presentes para as crianças. Estamos com um grupo de pessoas pensando no bem da cidade e do Município. É assim que a gente constrói a cidade que a gente quer”, Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos