Enfermeiros emitem nota sobre as mazelas, corrupções e repudiam o Sistema de Saúde do Estado

Publicado em   17/nov/2017
por  Caio Hostilio

Aí está o parecer de quem vive as arbitrariedades cometidas pelo governo comunista de araque. Os enfermeiros concursados mostram toda a mazela existente no sistema de saúde do Estado, além de repudiarem a corrupção que é corrente nas unidades hospitalares e a forma desumana a que são submetidos, pois são desrespeitados profissionalmente. Vale ressaltar que uma unidade hospitalar tem como baluartes o corpo de enfermeiros. Sem eles não existem um trabalho eficiente nas enfermarias e leitos de UTI… É preciso respeitá-los.

Fiquem com a nota abaixo:

FALTA DE CUMPRIMENTO DO PISO SALARIAL E OUTRAS IRREGULARIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE DO ESTADO DO MARANHÃO GERA REVOLTA DOS ENFERMEIROS ADMITIDOS VIA SELETIVO FUNCAB/2015.

ESTÁ NA HORA DA SOCIEDADE SABER COMO SÃO TRATADOS PELA SES OS TRABALHADORES QUE CARREGAM CONSIGO A RESPONSABILIDADE DE ZELAR PELA VIDA DAS PESSOAS –  ENFERMEIROS DO MARANHÃO

Diante dessa máfia de apadrinhamentos, mais de 400 funcionários fantasmas, desvios exorbitantes e super salário de enfermeira chegando a quase catorze mil por mês, nos deparamos com a revolta dos enfermeiros seletivados no Maranhão. Eles estão ganhando um salário inferior ao piso salarial dos enfermeiros de 36 horas semanais, uma vez que, existe uma convenção trabalhista em que no acordo é para ser pago um valor que gira em torno de 3.200,00, eles estão recebendo entre 1800,00 a 2000,00 esses enfermeiros foram selecionados através de provas e títulos e desde que assumiram seus cargos se indignaram com tamanho desrespeito: o não cumprimento do acordo salarial de classe (sendo que no edital do seletivo eles descrevem muito claramente que vão observar tais acordos em uma das cláusulas). Discriminação entre os enfermeiros não seletivados, visto que, os demais ganhão um salário de 3.200,00, sendo isso inconstitucional, em uma mesma instituição com mesma classe de trabalhadores haver diferenças salariais.

Além disso, o SEEMA (Sindicato dos Enfermeiros do Maranhão) foi acionado e tomou providências cabíveis, porém sem retorno positivo, o que houve foram apenas promessas da parte da empresa que o contrataram, na verdade não deram nem previsão da regularidade do salário deles.

Para resolver essa situação o sindicato e os trabalhadores tinham 3 caminhos:

O sindicato buscaria solução pela via dialética, o que foi feito, mas sem sucesso;

O sindicato deveria judicializar uma ação pelo não cumprimento do piso, que também já foi feito e estão no aguardo da decisão judicial;

Os trabalhadores se organizarem para uma possível paralisação;

Quando o sindicato instigou a empresa contratante dos enfermeiros eles até enviaram um documento descrevendo que se ia regularizar a situação desses trabalhadores, mas isso não saiu do papel como podem ver em tal documento. Ou seja, estão brincando com os direitos trabalhistas de uma classe que cuida tão bem de vidas.

Como se não fosse o bastante, nos locais onde esses enfermeiros atuam está faltando outros profissionais de enfermagem – os técnicos de enfermagem, a empresa alega que não pode contratar tais funcionários, o motivo não se sabe, ou será se os funcionários fantasmas não estão ocupando essas vagas no lugar onde era para ter uma mãe ou pai de família levando seu árduo trabalho de enfermagem? . Consequentemente, os enfermeiros já com sua jornada de 36 horas estão trabalhando agora muito mais, pois agora estão com a responsabilidade de fazer a função dos técnicos de enfermagem, já que é lucro para empresa contratar enfermeiros e remunerar com um valor de metade do salário que se deveria pagar. Agrava-se a isso o fato de está faltando recursos materiais nos estabelecimentos de saúde, como respiradores, monitores cardíacos, medicamentos e outros.   E esses dias têm que ainda engolir essa de enfermeira apadrinhada ganhar sete vezes o valor dos enfermeiros selecionados por provas.

Pedimos urgentemente providências aos nossos defensores legais para que tal fato seja regularizado o mais rápido possível.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos