Comprometimento com a coisa pública!!! Fábio Gentil pagará o 13º dos servidores caxienses e inova com o “Mais Gestão”

Publicado em   24/nov/2017
por  Caio Hostilio

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, vem surpreendendo com suas ações que trazem de fato tudo aquilo que se espera de um gestor público, principalmente primando pela transparência, com a participação da população e, principalmente com o respeito aos ditames que regulamentam a serviço público.

Ao declarar que pagará o 13º ao funcionalismo público caxiense, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, mesmo ciente que se trata de uma garantia constitucional, fez questão de anunciar essa prerrogativa funcional por saber das dificuldades que passam os gestores diante do cenário econômico de instabilidade no país, haja vista que muitas prefeituras não irão honrar com esse compromisso no final de 2017. Com certeza esse anúncio alivia centenas de pais de família que trabalham para a Prefeitura de Caxias.

A cidade de Caxias, no entanto, vive uma situação diferenciada, graças à gestão eficiente desenvolvida que imprimiu um novo modo de gerir os recursos públicos. A primeira parcela do Décimo Terceiro foi paga no primeiro semestre deste ano, sendo Caxias a primeira cidade do Brasil a realizar o pagamento.

 “As informações que nós temos da CNM é que mais de 70% dos municípios brasileiros não têm recursos para pagar o décimo terceiro, e isso é verdade. Nós fazemos parte da Federação Maranhense dos Municípios (FAMEM) e temos escutado dos prefeitos do Estado do Maranhão, onde todos estão sacrificados com o décimo terceiro. E aí vem a pergunta: Caxias terá? Graças a Deus! Nós trabalhamos, tomamos a consciência, deixamos a vaidade de lado, passamos 11 meses da nossa administração trabalhando a valorização do funcionalismo público, dando a garantia da estabilidade de que o décimo terceiro será pago sim no início do mês de dezembro. Estamos trabalhando para pagar o décimo terceiro. Quero conscientizar e afirmar o compromisso com os funcionários públicos municipais de que o décimo terceiro será pago”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

O prefeito Fábio Gentil disse ainda que o pagamento do funcionalismo acontece ao mesmo tempo em que consegue tocar as obras do município, melhorando a prestação de serviço aos cidadãos caxienses que recorrem ao serviço público. O prefeito ressaltou que a valorização do serviço público é uma das suas prioridades.

“E, mesmo pagando o décimo terceiro, nós iremos trabalhar para que as obras não parem, para que continuem trabalhando, para que continuemos melhorando a saúde pública, a educação, dando a demonstração de que, quando a gente planeja, nós conseguimos fazer uma administração pautada na transparência, pautada na valorização e no respeito do funcionalismo público. Esse é o nosso compromisso”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Por outro lado, O projeto Mais Gestão criado pela Secretaria de Indústria e Comércio, por meio da Sala do Empreendedor em Caxias, atende alunos que estão saindo das universidades e as empresas do município. A ideia é fazer uma ponte entre os estudantes que precisam de uma prática profissional na área de administração e as empresas que necessitam de orientação especializada para atividades de gerenciamento financeiro, por exemplo.

Essa iniciativa é grandiosa para a formação de profissionais da terra… A parceria entre público/privado é a melhor forma de engrandecer o alunado caxiense…

Atualmente duas universidades participam da parceria em Caxias, abrangendo um total de 24 alunos que atendem em grupos de três aproximadamente 20 empresas.

Os alunos foram capacitados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O coordenador da Sala do Empreendedor, Expedito Júnior, falou sobre a importância das parcerias, que estão dando frutos para os empreendedores caxienses.

O projeto abrange não somente ações na zona urbana, mas também na zona rural do Município de Caxias. Os moradores do povoado Soledade procuraram a Sala do Empreendedor e estão recebendo auxílio. Uma parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) foi estabelecida, o que permitiu a capacitação das pessoas da comunidade que receberam orientações de como beneficiarem a polpa do caju.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos