Prefeitura promove treinamento para agentes de limpeza que atuam no Ecoponto São Francisco

Publicado em   18/jan/2018
por  Caio Hostilio

Os agentes de limpeza que atuam no Ecoponto São Francisco receberam treinamento para atender de forma adequada à comunidade que desde sábado (13), quando foi inaugurado o espaço, fazem o descarte de entulho e material reciclável no local. O treinamento especial é feito com todas as equipes que trabalham nos Ecopontos à medida que os equipamentos são inaugurados pela Prefeitura de São Luís. A ação visa garantir a qualidade da prestação do serviço.

O Ecoponto São Francisco foi inaugurado no dia 13 deste mês pelo prefeito Edivaldo. Localizado na Avenida Ferreira Gullar, ele atende principalmente à demanda dos bairros Ilhinha e São Francisco. Juntos, os bairros somam cerca de 6 mil domicílios e mais de 20 mil moradores. Com o Ecoponto espera-se resolver o problema do descarte irregular de resíduos sólidos ao longo da via.

Cada um dos nove Ecopontos em funcionamento na capital conta com uma equipe de agentes de limpeza que atende aos carroceiros e moradores da região que utilizam o espaço. Durante o atendimento, eles recolhem informações como o nome e bairro da pessoa que foi ao local e os tipos de materiais descartados. Eles também tiram as dúvidas de quem vai até o espaço e ainda prestam assistência durante o descarte para garantir que cada tipo de resíduo seja depositado no local correto.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca que nos Ecopontos os agentes de limpeza são o canal direto entre a população e a Prefeitura de São Luís. “Quando um munícipe vai até um Ecoponto e recebe um bom atendimento, ele sai de lá satisfeito com o atendimento que recebeu. Os Ecopontos são mais um equipamento da Prefeitura de São Luís, criados na gestão do prefeito Edivaldo, por isso, precisamos garantir a qualidade do serviço prestado à população”, disse a presidente.

TREINAMENTO

O treinamento recebido pelos agentes de limpeza foi feito pela equipe de consultoria ambiental do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Durante a capacitação, eles puderam aprender mais sobre os Ecopontos, sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Sistema de Limpeza Urbana do Município de São Luís. Eles também receberam noções de como tratar a população, que tipo de postura adotar durante a execução do seu trabalho e ainda puderam tirar dúvidas.

Para facilitar a comunicação entre os moradores do entorno do Ecoponto São Francisco e os agentes de limpeza, foi deslocado para o local um agente da própria comunidade, Damião Mendes Silva. Ele informou que o treinamento foi muito importante para que ele pudesse esclarecer algumas dúvidas que ainda tinha sobre os tipos de materiais que são recebidos nos Ecopontos. “Muitas vezes, os carroceiros trazem tudo misturado. Fomos orientados a separar cada tipo de entulho que eles trazem – madeira, capina, restos de material de construção – e colocar no contêiner específico para cada um. Também fomos informados que devemos pedir a eles que tentem trazer cada tipo de entulho separado para facilitar nosso trabalho e o deles”, conta.

Nas primeiras semanas de serviço, Jorge Alves da Silva e Damião Mendes Silva, agentes de limpeza do Ecoponto, serão acompanhados por Orlando Martins Louzeiro e Ivandilson Silva Verde, agentes de limpeza que já têm experiência em trabalhar nos Ecopontos de São Luís. Eles também participaram do treinamento para aprimorar seu trabalho. “Cada vez que vamos inaugurar um Ecoponto as equipes são treinadas, mas sempre que necessário reforçamos esse treinamento para que eles aperfeiçoem ainda mais o serviço que prestam. Com isso a população fica cada vez melhor assessorada nos Ecopontos”, informa Carolina Moraes Estrela.

CONSCIENTIZAÇÃO

Na semana de inauguração do Ecoponto, os carroceiros que trabalham na região também passaram por uma ação de conscientização para que passassem a utilizar o equipamento e deixassem de fazer o descarte irregular dos entulhos que transportam. Eles também foram cadastrados e receberam camisas de identificação para que a comunidade saiba que eles são “Carroceiros Legais” e que descartam os resíduos como restos de material de construção, poda e capina doméstica apenas no Ecoponto.

Localização dos Ecopontos
– Ecoponto São Francisco
Avenida Ferreira Gullar, s/nº, ao lado da Estação Elevatória da Caema
– Ecoponto Parque Amazonas
Avenida dos Africanos, s/nº, Bairro de Fátima, entrada do Parque Amazonas;
– Ecoponto Angelim
Rua 27, s/nº (antes do Makro, próximo ao Restaurante Chico Noca);
– Ecoponto Bequimão
Avenida 1, s/nº, Bequimão, ao lado do CRAS
– Ecoponto Habitacional Turu
Travessa G, s/nº, Habitacional Turu, próximo ao antigo Mateus Supermercados
– Ecoponto Jardim América
Avenida 03, s/nº, Jardim América, ao lado da União de Moradores
– Ecoponto Jardim Renascença
Rua Netuno, próximo à Paróquia de São Paulo Apóstolo
– Ecoponto Residencial Esperança
Rua Doutor Ribeiro, s/nº, Residencial Esperança
– Ecoponto Cidade Operária
Avenida Este 203, s/nº, Cidade Operária, próximo ao Campo do Real
Que materiais são recebidos nos Ecopontos?

ELETRÔNICOS: televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc – até três unidades

ENTULHO: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc – até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)

MADEIRAS: até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)

ÓLEO DE COZINHA: até 5 litros

PNEUS: até 4 unidades

PODAS DE ÁRVORE E RESTO DE CAPINA: até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)

RECICLÁVEIS: plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc (até 300 litros – 3 sacos grandes)

VOLUMOSOS: móveis, sofás, colchão etc (até dois volumes)
*Quantidades por pessoa/dia

Que materiais os Ecopontos não recebem?
Lixo doméstico
Animais mortos
Resíduos hospitalares
Resíduos perigosos/contaminados: pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/tonner etc

Qual o horário de funcionamento dos Ecopontos?
Segunda-feira a Sábado, das 7h às 19h

  Publicado em: Governo

2 comentários para Prefeitura promove treinamento para agentes de limpeza que atuam no Ecoponto São Francisco

  1. daniela disse:

    Esse treinamento vai melhorar bastante os agentes nos ecopontos

  2. flavio2809 disse:

    Fico feliz por ver essa valorização do nosso meio ambiente.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos