Saúde maravilhosa só nas propagandas!!! Falta de clínicas de hemodiálise gera ação do MPMA contra o Estado

Publicado em   23/mar/2018
por  Caio Hostilio

Ação visa garantir o tratamento dos pacientes. Sete clínicas que já deveriam estar funcionando estão com as obras paradas. Nas propagandas e nos discursos do governo Flávio Dino a saúde está uma maravilha. Chega a dizer que construiu hospitais, quando a verdade é outra, ou seja, os hospitais foram construídos pela gestão anterior e apropriados pela gestão Flávio Dino, que não consegue dá seguimento ao programa do governo anterior, que dava prioridade a saúde do povo!!!

G1 Ma

falta de clínicas de hemodiálise no Maranhão fez o Ministério Público entrar com uma ação contra o Estado para garantir o tratamento dos pacientes. São sete clínicas que já deveriam estar funcionando, mas estão com as obras paradas.

Nos últimos quatro meses, pacientes que precisavam fazer longas e cansativas viagens para fazer hemodiálise não resistiram à jornada exaustiva e morreram. Atualmente, mais uma clínica ameaça parar o atendimento em Codó.

Clínica em Codó diminuiu atendimentos e alega falta de verbas (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Clínica em Codó diminuiu atendimentos e alega falta de verbas (Foto: Reprodução/TV Mirante)

O centro de diálise da cidade foi entregue no ano passado, mas a partir do dia 2 de abril todos os atendimentos serão suspensos por falta de repasse de verba do Governo do Maranhão para a empresa terceirizada que administra o centro. Segundo o paciente José de Riibamar Sousa, sem o tratamento o jeito é se preparar para a morte.

“Você tem que saber que vai morrer logo porque não escapa. Quando eu faço o tratamento na sexta-feira e preciso voltar só na segunda, já passo mal. Sem o tratamento eu vou passar da cama para a rede… aquela agonia”, desabafou o paciente.

José conta que passa mal se ficar muito tempo sem fazer hemodiálise e que teme pela vida (Foto: Reprodução/TV Mirante)

José conta que passa mal se ficar muito tempo sem fazer hemodiálise e que teme pela vida (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Enquanto a falta de verbas e problemas nos projetos dos prédios atrasam a inauguração das clínicas, os pacientes têm sofrido. Salvanir Vieira tem 39 anos e sofre com problemas renais há seis anos e toda semana precisa fazer hemodiálise.

“Segunda, quarta e sexta tenho que fazer hemodiálise. Para mim é muito cansativo. Eu chego cansada. É muito difícil”, desaba

Família de Salvanir (de amarelo) sofre após se mudar para São Luís no intuito de conseguir o tratamento de hemodiálise (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Família de Salvanir (de amarelo) sofre após se mudar para São Luís no intuito de conseguir o tratamento de hemodiálise (Foto: Reprodução/TV Mirante)

A luta de Salvanir se estende para toda a família que morava em Governador Luís Rocha e teve que se mudar para São Luís, que fica a 404 quilômetros de distância. Segundo o marido dela, Leonardo Vieira, que atualmente está desempregado, isso aconteceu porque no município onde moravam não existe tratamento para pessoas que precisam fazer diálise.

“A gente alugou uma casa e estamos aqui (São Luís). Hoje eu estou desempregado e com três meses de aluguel atrasado e minha mulher está doente”, relatou Leonardo.

Clínicas atrasadas

“Estamos aguardando a formalização das informações da Secretaria de Estado da Saúde para que possamos requisitar informações junto ao Ministério da Saúde e também do banco financiador, que é o BNDES, para que possamos marcar uma audiência pública para a formação de uma TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) tendo em vista que agora não temos nenhum prazo para adiantar à população acerca da inauguração desses sete centros de diálise”, informou o promotor.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos