Em ato com Marcelo Poeta e apoiadores, Orleans Brandão assume compromisso de melhorar o transporte e esporte na região do Grande Anil

Publicado em   01/maio/2026
por  Caio Hostilio

Em franca expansão de sua base de apoio na capital maranhense, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, segue ampliando de forma consistente o número de adesões ao seu projeto político em São Luís, demonstrando crescente capilaridade política em diversas regiões da Ilha.
Nesta quinta-feira (30), ele participou de mais uma reunião com expressiva participação popular, desta vez com o vereador Marcelo Poeta e apoiadores, na sede do Botafogo, fortalecendo sua pré-candidatura na região do Grande Anil.

Na ocasião, os moradores puderam fazer perguntas a Orleans, que agradeceu pelo momento de escuta e diálogo diretamente com as comunidades do Grande Anil para compreender as principais demandas da região. Segundo ele, áreas essenciais como transporte, infraestrutura urbana e esporte precisam de atenção urgente, já que foram apontadas pelos próprios moradores como precárias.

“Assumo aqui compromissos muito claros com a região do Grande Anil, principalmente no que diz respeito ao transporte público, ao sistema de drenagem e ao incentivo ao esporte. Sabemos que o transporte é uma responsabilidade do município, mas isso não impede que possamos buscar parcerias, como já foi feito com outros municípios da Região Metropolitana de São Luís, para melhorar esse serviço tão essencial. Além disso, é impossível ignorar a situação do esporte no bairro do Anil. O que já foi um verdadeiro celeiro de grandes talentos, hoje se encontra totalmente desassistido. E isso precisa mudar”, assegurou.

O vereador Marcelo Poeta, reconhecido por sua atuação firme nas comunidades, desempenha importante papel no fortalecimento da pré-candidatura de Orleans Brandão naquela área. Com grande capacidade de mobilização e forte conexão com a população de São Luís, ele se destaca como uma das principais lideranças nesse processo.

“Hoje reunimos nosso grupo para mostrar nosso apoio à pré-candidatura de Orleans, pois vemos nele uma esperança de termos alguém que realmente olhe para a nossa São Luís, que enxergue tanto a árvore quanto a floresta. Sabemos que ele é um jovem realmente comprometido e vai fazer acontecer”, disse. Poeta.

Com presença constante nos bairros e comunidades da zona rural de São Luis, Orleans avança e consolida apoios a seu projeto político em redutos fundamentais da cidade. Apoios como o do casal Raimundo Neto e Márcia Cristina, moradores do Aurora/Anil, que relataram no evento problemas de infraestrutura e carência de áreas para a prática esportiva em seu bairro.

“Confiamos que Orleans dará a atenção que merecemos. Temos tantos terrenos baldios em nossa area, que poderiam ser utilizados para espaços de esporte, mas, apesar das nossas reivindicações ao município, nunca tivemos atenção devida”, disse Neto.

  Publicado em: Política

Em Barra do Corda, encontro com grupo político de Rigo Teles e Abigail Cunha consolida apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão

Publicado em   30/abr/2026
por  Caio Hostilio

Durante agenda em Barra do Corda, nesta quinta-feira (30), o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, se reuniu com o grupo político liderado pelo prefeito Rigo Teles e pela deputada estadual Abigail Cunha, consolidando uma ampla frente de apoio à sua pré-candidatura. O encontro reuniu vereadores, lideranças políticas e comunitárias do município, que reafirmaram adesão ao seu projeto político e destacaram os resultados de parcerias já estabelecidas na cidade.

Na reunião, Orleans destacou sua trajetória de diálogo com a população, as parcerias construídas no município e as ações já realizadas em Barra do Corda:

“Desde o primeiro dia, eu fiz questão de conversar com as pessoas, ouvir cada demanda e entender de perto a realidade de Barra do Corda, pois sempre existiu um carinho e uma parceria muito especial. Ao lado de lideranças como a deputada Abigail, do prefeito Rigo e de diversas outros líderes da região, conseguimos ações importantes para atender às necessidades da população”, disse Orleans.

Ele lembrou que foram mais de 50 quilômetros de pavimentação asfáltica entregues ao município, além da construção do complexo esportivo, da maternidade, de ambulâncias, veículos para a saúde e educação, e de ações como mutirões de saúde, a Casa da Mulher Maranhense e a Carreta da Mulher, por exemplo.

“Quando estive à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, o governo estadual esteve presente de forma concreta, com obras e ações, mas também com presença física, ouvindo as pessoas e buscando soluções. Nada disso se faz sozinho. Foi preciso parceria, união e compromisso com o povo. Por isso, agradeço a todos os vereadores e a cada liderança que ajudou a tornar essas conquistas possíveis”, ressaltou.

Durante discurso sobre as ações e parcerias que vêm impulsionando o desenvolvimento de Barra do Corda, o prefeito Rigo Teles destacou o compromisso da gestão estadual com melhorias concretas para a população.

“O Orleans, quando foi secretário de Assuntos Municipalistas, colaborou muito e nunca nos disse não, sempre trabalhando por Barra do Corda e fazendo o que a cidade merece. Já avançamos muito, principalmente na saúde, adquirindo equipamentos importantes como ambulâncias, levando melhorias e implantando consultórios odontológicos em todas as UBS, fruto dessas parcerias”, frisou Rigo Teles.

A deputada Abigail Cunha destacou a importância da continuidade de uma gestão comprometida com resultados reais para Barra do Corda e o Maranhão.

“Quem conhece de verdade o Maranhão sabe que governar exige compromisso, sensibilidade e presença. É por isso que acredito em um projeto que tenha responsabilidade, que saiba ouvir o povo e que esteja preparado para dar continuidade aos avanços que o Maranhão precisa. Por isso, acredito que Orleans é o nome certo”, disse a parlamentar.

Também presente ao encontro, o presidente da Câmara de Barra do Corda, Etevaldo Sampaio, acompanhado de diversos vereadores do município, reforçou a confiança no projeto político de Orleans, construído com diálogo, experiência e proximidade com a população.

“Hoje, como presidente da Câmara, eu reafirmo que, quando há compromisso e parceria, os resultados chegam. Barra do Corda tem avançado porque existe um olhar atento para as necessidades do nosso povo. A nossa cidade não pode parar, e o caminho é continuar com responsabilidade, união e foco no desenvolvimento que a nossa gente merece”, disse.

  Publicado em: Política

Mais uma derrota!!! Congresso derruba veto de Lula à dosimetria

Publicado em   30/abr/2026
por  Caio Hostilio

O Congresso votou para derrubar, nesta quinta-feira (30/04), o veto de Lula presidente (PT) ao projeto de lei da dosimetria para os condenados pelos atos do 8 de Janeiro.

Na Câmara, foram 318 votos a favor da derrubada do veto, 144 votos a favor e 5 abstenções. No Senado, foram 49 favoráveis à derrubada e 24 contrários.

Trata-se da segunda derrota para o governo Lula em menos de 24h. Nessa quarta-feira (29/4), o Senado rejeitou a indicação do ministro da Advocacia Geral da União (AGU) Jorge Messias para compor o Supremo Tribunal Federal (STF). Ambas derrotas contaram com a articulação do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

  Publicado em: Política

Fica parado ou derrotado!!! Lula vai insistir em indicar o sucessor de Barroso no STF?

Publicado em   30/abr/2026
por  Caio Hostilio

Apesar da derrota no Senado, que barrou a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal, Lula (PT) sinalizou a aliados que não abrirá mão da prerrogativa de indicar o sucessor de Luís Roberto Barroso no STF.

Segundo o G1, a expectativa de pessoas próximas ao petista é que ele escolha um novo nome para a Corte nas próximas semanas.

Apos a rejeição de Messias pelo Senado, Lula se reuniu na noite de quarta-feira, 29, com os ministros José Guimarães, de Relações Institucionais, e José Múcio, da Defesa, além do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), no Palácio da Alvorada.

  Publicado em: Política

Caxias: Gentil Neto e as garantias educacionais…

Publicado em   30/abr/2026
por  Caio Hostilio

Eis os motivos pelos quais, o prefeito Gentil Neto é considerado o gestor da educação.

Dar um suporte de qualidade à educação é uma das prerrogativas de Gentil Neto, seja no transporte escolar e seja na mereda.

Gentil Neto gosta de agir “in loco”, para observar a quantidade dos serviços. Ele merada junto com os alunos e anda com os alunos no transporte escolar, mostrando, com isso, seu compromisso com a educação dos caxienses.

  Publicado em: Política

Em Grajaú, Orleans Brandão reforça parcerias, destaca obras executadas e amplia articulação política no município

Publicado em   30/abr/2026
por  Caio Hostilio

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou nesta quarta-feira (29) das celebrações pelos 215 anos do município de Grajaú. Na cidade, ele foi recebido pelo prefeito Gilson Guerreiro, que reiterou apoio à sua pré-candidatura ao governo estadual e reforçou a parceria política e administrativa em favor do desenvolvimento do município.

Durante a programação, Orleans Brandão visitou obras de pavimentação asfáltica executadas na cidade pelo Governo do Estado e participou do ato de entrega de kits de fardamentos disponibilizados pela gestão municipal aos alunos da Escola Leão da Silva Figueiredo. Na ocasião, ele congratulou os grajauenses pelos 215 anos do município e destacou a importância da cidade para o desenvolvimento do Maranhão.

“São 215 anos de história, de luta e de conquistas dessa bela cidade. Um município rico em cultura, em belezas naturais e, principalmente, de um povo trabalhador que contribui diariamente para o crescimento do nosso estado. Tenho certeza de que, com união e compromisso, ainda teremos muitos avanços e dias melhores para todos aqui”, disse.

Orleans também ressaltou o potencial econômico e social de Grajaú, destacando a força do polo gesseiro, da agricultura e da pecuária. Ele também lembrou avanços na área da saúde, como a implantação do serviço de hemodiálise no município, iniciativa do governo estadual que acabou definitivamente com o deslocamentos de pacientes para outras cidades.

Citou ainda ações estruturantes realizadas na região, como a reforma de hospitais, a requalificação da MA-006 e obras de pavimentação, enfatizando a parceria com a gestão municipal. Ao agradecer o apoio do prefeito Gilson Guerreiro, ele destacou o bom diálogo que sempre mantiveram para viabilizar esses investimentos.

Por fim, Orleans reforçou o compromisso de ampliar as ações que vêm sendo realizadas pelo Estado, afirmando que, embora já tenham sido registrados avanços importantes, ainda há muito a ser feito para a população de Grajaú.

Gilson Guerreiro destacou a facilidade de interlocução e o compromisso que Orleans sempre teve quando à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas. Ele reiterou seu apoio à pré-candidatura de Orleans e reafirmou o compromisso de seguirem juntos enfrentando desafios históricos do município.

“Avançamos com conquistas importantes, como a regularização fundiária, por exemplo, e seguiremos firmes no compromisso de garantir mais melhorias para a nossa cidade”, afirmou Guerreiro.

  Publicado em: Política

Derrota de Messias desmoraliza discurso de Lula sobre força do governo no Congresso

Publicado em   30/abr/2026
por  Caio Hostilio

A derrota imposta pelo Senado a Jorge Messias, nesta quarta, adiciona um novo capítulo na biografia política de Lula.

Com três mandatos, o petista tornou-se o primeiro mandatário na história moderna a ter um indicado ao STF preterido pelos senadores.

Logo Lula que sempre se vangloriou de ter apoio incondicional do Legislativo, mesmo sabendo que essa afirmação não era necessariamente verdadeira.

“Diziam que a gente ia ter dificuldade porque o Senado era contra, a Câmara era contra, e nós conseguimos aprovar tudo que a gente queria aprovar”, disse Lula no ano passado.

Por revista veja

  Publicado em: Política

Para o bem do Brasil!!! Senado rejeita indicação de Jorge Messias ao cargo de ministro do STF

Publicado em   29/abr/2026
por  Caio Hostilio

Foram 42 votos contrários e 34 a favor à indicação feita por Lula

O plenário do Senado rejeitou nesta quarta-feira, 29, a indicação do advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 42 votos contra e 34 a favor. A votação é secreta.

 

  Publicado em: Política

Orleans Brandão recebe apoio de lideranças de vários munícipios

Publicado em   29/abr/2026
por  Caio Hostilio

É cada vez mais crescente o movimento de lideranças políticas de todo o Maranhão em apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Estado. Ele iniciou esta semana recebendo em São Luís prefeitos, vereadores, vice-prefeitos, ex-prefeitos, ex-vereadores e outros líderes de Brejo, Araioses, Fortaleza dos Nogueira, Santana do Maranhão, Coelho Neto, Duque Bacelar, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, Presidente Médici, Santo Antônio dos Lopes, Água Doce do Maranhão, Timon, Urbano Santos, São Luís Gonzaga, Santa Luzia do Tide, Esperantinópolis e Senador La Roque, que querem a continuidade da gestão municipalista.

“É gratificante receber o apoio de tantas lideranças que entendem que a boa política se faz conversando, entendendo os problemas da população e estabelecendo parcerias para juntos buscarmos a solução. Abrimos as portas para estreitar essas relações com quem representa o povo, para que possamos trabalhar ainda mais pelo Maranhão”, afirmou Orleans Brandão.

Os ex-prefeitos de São Bernardo, João Igor Carvalho, e Igarapé do Meio, Herlânio Xavier, ambos pré-candidatos a deputados pelo (PDT), foram algumas das lideranças recebidas por Orleans Brandão, acompanhados de vereadores de Brejo (Marcelo Rufino, Emerson Moreira, Edilson Júnior), do prefeito de Duque Bacelar, Flávio Furtado, do vereador de Coelho Neto, Samuel Aragão. Ao apresentar os líderes políticos municipais ao pré-candidato a governador, João Igor justificou o apoio afirmando que nunca o Governo do Estado esteve tão presente na região do Baixo Parnaíba.

“Antigamente era muito difícil conseguirmos uma operação tapa-buracos, e agora, apesar de o inverno rigoroso estar castigando nossas estradas, as equipes do Governo Estado já estão trabalhando para garantir a trafegabilidade para nossos municípios. Além de inúmeras políticas públicas que estão beneficiando a população, como os restaurantes populares, as unidades do Viva Procon, e os programas Educação de Verdade e Maranhão Livre da Fome. Por isso, confiamos nesse grupo político liderado pelo governador Carlos Brandão e temos certeza que o Orleans vai trabalhar ainda mais por todo o Maranhão”, destacou João Igor.

Ampliando o diálogo com os representantes dos municípios, Orleans ouviu as demandas e falou de suas propostas para o prefeito de Senador Alexandre Costa, Nilo Arouche; o ex-prefeito Raimundo de Oliveira Tavares e o ex-vice-prefeito Regis Farias, de Santana do Maranhão; Jackson Coelho (Pastos Bons); o vereador Odilson do Povo (São Domingos do Azeitão); Olívia Caldas e Chico Caldas (Brejo); e Carlos Barroso (presidente municipal do PDT de Esperantinópolis).

Com a deputada Iracema Vale, Orleans Brandão recebeu ainda o prefeito Caçula e vereadores de Presidente Médici; o prefeito Oswaldo Tratorzão (de Água Doce do Maranhão); o vereador Gilmar (Santo Antônio dos Lopes) e lideranças de Urbano Santos.

O dia de diálogo com lideranças municipais incluiu também o prefeito de Santa Luzia, Juscelino Marreca; o ex-prefeito de São Luiz Gonzaga, Dr. Júnior; a ex-prefeita de Timon e pré-candidata a deputada estadual Dinair Veloso; e um grupo de representantes de Santo Antônio dos Lopes: a vice-prefeita Maria Lia, e os vereadores Ivon Corrêa, Cássia Cabral, Evaneide e Ivo Barbosa.

  Publicado em: Política

Deixando os opositores fulos!!! Enquanto isso Gentil Neto calça e asfalta ruas e avenidas…

Publicado em   29/abr/2026
por  Caio Hostilio

Ora, ora, ora… Os opositores ficam fulos da vida ao ver ruas e avenidas sendo calçadas e asfaltadas, pois não virão nenhuma ação dos prefeitos anteriores, que sequer pregaram um prego numa barra de sabão, bastando ver ruas e avenidas sem ser calçadas ou quiçá asfaltadas há décadas, sem visar o bem-estar e o direito de ir e vir com dignidade aos caxienses.

Na verdade, torcem quanto pior melhor, sem ver as necessidades do povo.

Basta buscar os históricos das ex-gestões e ver se houve empenho em melhorar a qualidade de vida e o direito de ir e vir dos caxienses.

O certo é que a gestão Gentil Neto revolucionou a educação, a saúde, a infraestrutura, a segurança pública, o videomonitoramento, a iluminação em led, o primeiro emprego, a atração de investimentos, a geração de emprego e renda, o fomento a cultura e ao turismo, atos que enlouquece seus opositores.

“RUA DO FIO, NO ITAPECURUZINHO, AGORA É REALIDADE: CALÇAMENTO CONCLUÍDO. Chega de poeira e lama. Agora é dignidade, mobilidade e mais qualidade de vida pra quem mora aqui. É obra entregue, compromisso cumprido! E ó… alguém avisa aí pro Google Maps que agora a rua já tá no jeito, viu?”, alertou Gentil Neto.

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos