Caxias: Evolução na educação com a sala do Fluency Caxias…

Publicado em   28/abr/2026
por  Caio Hostilio

A gestão Gentil Neto, que traz uma educação de qualidade, não titubeou em inserir os alunos caxienses num mundo cada vez mais globalizado, com avanços tecnológicos em crescimento vertiginoso, fator que tem ditado o ritmo do progresso científico e, consequentemente, das relações institucionais, econômicas e políticas entre os povos.

Por isso, implementou a sala do Fluency, cujo estudo de idiomas passa a ser um fator determinante para uma atuação profissional e acadêmica de excelência, sendo fundamental para o desenvolvimento pessoal, no âmbito das relações interpessoais e acesso à cultura, entre outros fatores.

Além do inglês, considerada a língua para a comunicação internacional, estarão o ensino Espanhol e do Francês.

Cada aluno estudante tem seu perfil e ritmo de aprendizagem, além de necessidades específicas em relação ao idioma e à disponibilidade para se dedicar aos estudos. Sendo assim, a sala do Fluency dará condições pedagógicas para o ensino das línguas oferecidas.

“O futuro começa quando a gente aprende a falar com o mundo. Hoje demos mais um passo importante com a inauguração da sala do Fluency Caxias e o início das atividades com nossos alunos. num espaço preparado, com ensino moderno e foco na comunicação de verdade, levando Inglês, Espanhol e Francês pra nossa rede pública. Mais do que aprender uma nova língua, é abrir portas, criar oportunidades e preparar nossa juventude pro mundo. E isso é só o começo. Estamos construindo uma Caxias mais preparada, mais conectada e pronta pro futuro.”, destacou Gentil Neto.

  Publicado em: Política

Atirando sem precisão!!! “A democracia não existe no Maranhão”, diz Renan Santos

Publicado em   28/abr/2026
por  Caio Hostilio

Comentário do blog: Esse camarada está completamente fora do eixo, colocando-se como um salvador da pátria que sequer consegue expressar uma opinião que coaduna com a realidade política brasileira. Não sabe definir o quê de fato vem ocorrendo no Brasil, haja vista que os poderes perderam suas independências, sendo que os poderes Executivo e Legislativos se tornaram submissos ao Poder Judiciário, que tem o poder supremo no Brasil. Ele se cala diante de tantas arbitrariedades efetuadas pelo STF e pela PGR. Querer criticar o Maranhão sem tecer uma crítica ao sistema carcomido que se instalou no Brasil, mostra sua total incapacidade para disputar à Presidência da Republica… Apenas um candidato fora do eixo, com um discurso maniqueísta, onde ele é o bem para todos os problemas. 

O pré-candidato à Presidência pelo partido Missão, Renan Santos, afirmou nesta 2ª feira (27.abr.2026) que o Maranhão vive sob um regime político de exceção. Segundo o fundador do MBL (Movimento Brasil Livre), a classe dirigente local atua de forma predatória.

Durante entrevista ao programa “Frente a Frente”, produzido pela Folha de S.Paulo e pelo portal Uol, Renan declarou que o Estado necessita de uma intervenção estrutural profunda para romper com o que chamou de “elites parasitárias”.

“A democracia não existe no Maranhão. Eu acredito de fato que a população maranhense precisa de intervenção. A classe política de lá é parasitária”, disse o pré-candidato, que sugeriu a adoção de mudanças extremas no pacto federativo. Dentre elas, Renan quer impedir que cidadãos de municípios que não atinjam indicadores mínimos de desenvolvimento e serviços públicos exerçam o direito ao voto. Segundo ele, isso seria uma forma de pressionar as gestões locais por mais eficiência.

A estratégia de Renan para viabilizar a sua candidatura em 2026 é focar prioritariamente no eleitorado jovem, especificamente homens com até 24 anos. Atualmente ele realiza uma caravana rodoviária pelo país, financiada por doações de apoiadores com o objetivo de aumentar sua exposição junto ao público. De acordo com ele, o principal adversário neste estágio da campanha é o desconhecimento do eleitor comum sobre sua plataforma.

Leia a matéria completa aqui

 

  Publicado em: Política

E não é que o Lula tem razão!!! Assistam ao vídeo…

Publicado em   28/abr/2026
por  Caio Hostilio

Assistam e vejam como o petista Lula tem razão

  Publicado em: Política

Eventos turbinam Orleans na Baixada e Tocantina e ampliam pressão sobre adversários

Publicado em   27/abr/2026
por  Caio Hostilio

O fim de semana na política maranhense escancarou um desequilíbrio cada vez mais difícil de disfarçar: enquanto adversários ainda patinam na largada, Orleans Brandão (MDB) empilha atos cheios e vai ocupando, com folga, o espaço de principal nome na disputa pelo Palácio dos Leões.

Na sexta (25), em Viana, o movimento “Por Todo o Maranhão” reuniu gente de mais de 20 municípios da Baixada Maranhense. Não foi só volume, foi recado político. Prefeitos, vereadores e lideranças locais deram o tom de que o projeto de Orleans já ultrapassou a fase de teste e entrou no modo consolidação.

No sábado, Imperatriz foi ainda mais simbólica. Mais de 20 mil pessoas e uma fileira de prefeitos da Região Tocantina transformaram o ato em demonstração de força. Em uma região estratégica, onde eleições costumam ser decididas no detalhe, Orleans não apenas apareceu, mas dominou o cenário.

Nos bastidores, a leitura é direta: enquanto Orleans cresce com rua, base política e agenda, adversários seguem tentando se viabilizar. A pré-campanha deixou de ser promessa e virou termômetro. E, por ora, ele marca uma temperatura confortável para o emedebista.

Se mantiver esse ritmo, Orleans entra na disputa não só competitivo, mas na condição de favorito e com uma vantagem que começa a incomodar quem ainda tenta encontrar o próprio caminho.

  Publicado em: Política

Êpa, agora tudo no STF!!! Dino suspende ação sobre crime eleitoral no MA e manda caso ao STF

Publicado em   27/abr/2026
por  Caio Hostilio

Integrante do Supremo Tribunal Federal tomou decisão que, na prática, beneficiou neto de um ex-aliado político

O ministro Flávio Dino (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu parte de uma investigação eleitoral uma sobre suposta organização criminosa que teria burlado a cota de gênero no Estado e determinou o envio dos autos à Corte.

A decisão foi tomada em caráter liminar, após citações ao deputado federal Josimar do Maranhãozinho (PL-MA), condenado por desvios de emendas parlamentares. Na prática, o despacho beneficiou o neto de um ex-aliado do ministro do Supremo.

O inquérito eleitoral, que tramitava na 2ª Zona Eleitoral de São Luís, investigava a existência de uma possível organização criminosa que teria burlado a cota de gênero nas eleições municipais de 2024. Essa organização teria utilizado candidatas-laranja.

Segundo as investigações, uma candidata chamada Brenda Carvalho recebeu R$ 300 mil do Fundo Eleitoral e obteve apenas 18 votos pelo Podemos. Em 2024, o partido elegeu três vereadores em São Luís: Fábio Macedo Filho, Raimundo Júnior e Wendell Aragão. O caso foi parar no STF após petição apresentada por Fábio Macedo Filho.

O vereador pediu a suspensão da ação que poderia resultar na cassação de sua chapa e de seu mandato após a PF flagrar mensagens de Brenda Carvalho citando participação de Maranhãozinho no esquema. Apesar disso, não estavam nas mensagens qualquer ligação com, por exemplo, venda de emendas parlamentares. Assim, o caso, que em casos normais tramitaria na Justiça Eleitoral, foi parar no STF.

“Conforme tenho realçado em sucessivas decisões, o Estatuto Constitucional dos Parlamentares demanda a máxima prudência quanto ao foro por prerrogativa de função, cabendo exclusivamente ao STF aquilatar a plausibilidade de eventual investigação contra um membro do Congresso Nacional”, argumentou Dino na decisão, que tramita sob sigilo e foi obtida por est portal.

Durante a campanha de 2014, Dino foi flagrado utilizando uma aeronave de propriedade de Dedé Macêdo. O uso do avião não constou na prestação de contas do então candidato ao governo do Estado.

Após o rompimento de Dino e Brandão, alguns casos relacionados a disputas locais chegaram ao Supremo Tribunal FederalHouve ações, inclusive, que estão no gabinete do ministro Dino.

Um dos exemplos envolve a suspensão de investigação contra uma advogada mineira ligada à ação que discute, no STF, as indicações para o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. Essa ação, uma das primeiras recebidas pelo ministro ao chegar à Suprema Corte, foi apresentada por aliados políticos dele no estado.

Mais recentemente, Dino avocou para o STF um processo que tramitava no Superior Tribunal de Justiça (STJ) envolvendo um inquérito policial sobre a morte de um suposto agiota. O caso, que cita familiares do governador Carlos Brandão e conta ainda com relatos de uma suposta pressão por parte do senador Weverton Rocha, já havia sido encerrado na esfera policial, com condenação judicial e início de cumprimento de pena.

POr o antagonista

  Publicado em: Política

Destaque nacional!!! Maranhão amplia rede de assistência ao paciente renal crônico

Publicado em   27/abr/2026
por  Caio Hostilio

Por Metrópoles

Expectativa é chegar a 600 máquinas de hemodiálise em operação no fim de 2025.

Para quem convive com a Doença Renal Crônica (DRC), o tempo se mede em sessões. Três vezes por semana, por pelo menos quatro horas, pacientes precisam se conectar a uma máquina para substituir a função dos rins. No Maranhão, por muito tempo, esse tratamento vinha acompanhado de outro desafio silencioso: o deslocamento. Viagens longas, cansativas e, muitas vezes, dolorosas.

É esse cenário que está mudando a expansão da rede pública de hemodiálise no estado. Na prática, o impacto vai além da dimensão clínica. O tratamento contínuo interfere na capacidade de trabalhar, na convivência familiar e até na saúde mental. Reduzir horas de deslocamento é também reduzir o desgaste acumulado ao longo de anos.

Neste contexto, a política de expansão da rede reorganiza a assistência, proporcionando proximidade, dignidade e continuidade, respondendo também a uma demanda crescente por cuidados especializados.

Na etapa mais recente da expansão, o governo do Maranhão entregou à população, no fim de março, o novo Centro de Hemodiálise Cláudio José de Sousa Leite Santos, em Paço do Lumiar, na Grande Ilha de São Luís. Com 40 cadeiras e capacidade instalada para atender cerca de 240 pacientes, o novo centro também atende moradores de municípios próximos, como São José de Ribamar e Raposa.

“Recebemos 279 cadeiras de hemodiálise distribuídas pelo estado, e em breve vamos chegar a 600. Há pessoas que precisam fazer até três sessões por semana – segunda, quarta e sexta – e ainda tinham que passar pelo sofrimento de se deslocarem de seus municípios até o centro mais próximo. Por isso, estamos investindo nesta expansão, diminuindo a distância, deixando as máquinas de hemodiálise mais próximas da população”, destacou o governador Carlos Brandão, na cerimônia de inauguração do Centro de Hemodiálise.

Reorganização da assistência

Hoje, a rede já conta com unidades em funcionamento em cidades como São Luís, Pinheiro, Balsas, Caxias e Chapadinha, muitas delas com ampliação de vagas e abertura de novos turnos. Em paralelo, novos serviços vêm sendo implantados em municípios estratégicos, como Barreirinhas, Santa Inês, Buriticupu e Santa Luzia do Paruá.

Atualmente, já são 459 máquinas em funcionamento, responsáveis pelo atendimento de 3.047 pacientes. Além disso, com as ampliações em andamento, a rede deve alcançar cerca de 600 máquinas até o final de 2026, com capacidade para atender mais de 3.800 pacientes.

Outro destaque é a implantação e fortalecimento dos ambulatórios pré-dialíticos, fundamentais para o acompanhamento dos pacientes com doença renal crônica antes da necessidade de hemodiálise.

Nesses espaços, os pacientes são monitorados continuamente por equipes especializadas, com o objetivo de retardar a progressão da doença e evitar a evolução para estágios mais graves.

  Publicado em: Política

Caxias e o cuidado com a cidade e o respeito ao trabalhador…

Publicado em   27/abr/2026
por  Caio Hostilio

Caxias se destaca exatamente por garantir as pessoas uma cidade que oferece qualidade de vida e respeito aos princípios básicos dos cidadãos.

Por isso é visto ruas e avenidas sendo calçadas e asfaltadas, com a iluminação em led e monitoramento. Escolas bem estruturadas para o prática do ensino/aprendizagem. Com unidades de saúde equipadas. Com a segurança com sua Guarda Municipal bem aparelhada. Com o fomento turístico e cultura sendo atendidos. Com o Primeiro Emprego alavancando o sonhos dos jovens. Com a atração de investimentos e a geração de emprego e renda na busca incansável de novos desafios e com a manutenção dos encantos turísticos da cidade.

É como foi feito na Rua das Sombrinhas, que ganhou uma nova roupagem.  Onde será oferecido o Festival do Trabalhador, nesse 1º de Maio: Dia do Trabalhador.

Conforme apontado na matéria “A conciliação entre o histórico e o contemporâneo!!! City Tour demonstra potencial turístico de Caxias“, eis aí os porquês pelos quais Caxias se destaca!!!

“A Rua das Sombrinhas está de cara nova, mais organizada, mais bonita e valorizando ainda mais a nossa história. E pra marcar esse novo momento, vem aí o Festival do Trabalhador. Quinta-feira, dia 30, a partir das 17h, com música ao vivo, cultura, gastronomia e muitos prêmios, incluindo uma moto pop. Garanta seu cupom até quinta, das 9h às 13h, em frente à prefeitura. E não esquece, só concorre quem estiver presente. Chama geral e vem viver essa noite com a gente. Vai ser bom demais.”, afirmou Gentil Neto.

  Publicado em: Política

Pera aí!!! Então Rodrigo Lago é contra o desenvolvimento urbano? Assistam ao vídeo!!!

Publicado em   27/abr/2026
por  Caio Hostilio

Ser contra o desenvolvimento urbano é ir contra a população, isso independente de quem esteja efetuação a benfeitoria.

O deputado Rodrigo Lago simplesmente teceu críticas a uma via que beneficia centenas e centenas de pessoas, alegando que a obra foi efetuada para beneficiar quatro sobrinhos do governador. Ora bolas, somente eles residem naquela localidade? NÃO!!!

Caso a obra estivesse mal feita, com falhas, com certeza teria que ser criticada… A OBRA!!!

Ser contra o desenvolvimento urbano é seguir na contramão das necessidades do povo.

No contraponto, o prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, mostrou a importância da via, principalmente por beneficiar centenas de moradores, centenas de alunos, que precisam atravessar um riacho, além de milhares de frequentadores da Praia do Araçagi.

Vale ressaltar, que a escola localizada na via também foi totalmente reformada.

O certo é que fazer politiquices encima de benfeitorias é algo repugnante…

  Publicado em: Política

Êpa!!! Um tanto incoerente a fala de Iliziane Gama em culpar a direita… Assistam ao vídeo!!!

Publicado em   27/abr/2026
por  Caio Hostilio

Pera aí… Se no Maranhão o Lula supera todas as espectativas eleitorais, por que Eliziane Gama culpa a direita por seu desempenho eleitoral no estado?

Será que a senadora acredita que os eleitores de direita estão fazendo a cabeça dos eleitores petistas, ou quiçá, dos eleitores esquerdistas? Seria fenomenal.

Eliziane afirmou que vai enfrentando ataques diários da extrema direita e que sempre manteve um lado político. É verdade, tanto que nas CPIs e CPMIs votou contra a convocação do Lulinha e até festejou o fim da CPMI do Crime Organizado. Tudo por ter um “lado”.

Oras bolas!!! O certo era a senadora gravar um vídeo pedindo explicações aos eleitores petistas e de esquerda sobre os porquês deles não estarem ao seu lado… Não é a maioria esmagadora no Maranhão?

Será que Eliziane Gama usou a direita para mandar um recado aos eleitores petistas e de esquerda?

Se não foi é completamente incoerente esse vídeo!!!

  Publicado em: Política

A conciliação entre o histórico e o contemporâneo!!! City Tour demonstra potencial turístico de Caxias

Publicado em   27/abr/2026
por  Caio Hostilio

Em Caxias se pode contemplar a mistura do histórico com o contemporâneo. Ao mesmo tempo que você se depara e aprecia seu casario, igrejas, praças e logradouros antigos, você se depara com obras contemporâneas que encantam, fazendo uma mistura que vislumbra a historicidade da Princesa do Sertão. De repente você se depara com um Igreja histórica e ao mesmo tempo com o magnífico Mirante da Balaiada. Se depara com uma Praça histórica e ao mesmo tempo com uma praça moderna. Se depara com obras históricas e ao mesmo tempo ver o Shopping do Camelô. A mistura gastronômica é  um dos encanto em Caxias. A Rua das Sombrinhas é algo magistral, pois a mistura ali traz o prazer de ver o histórico com o contemporâneo. Por isso, Caxias se tornou um polo turístico e cultural. 

Neste sábado (25), um grupo de caxienses e visitantes participaram de um City Tour pelo Centro Histórico da cidade, que visa a valorização do patrimônio cultural, arquitetônico e histórico local. A ação reuniu pessoas interessadas em conhecer mais profundamente as raízes que formam a identidade caxiense.

Nós estamos realizando um passeio em um formato reduzido. Estamos conhecendo mais sobre a Igreja Catedral, o Palácio Episcopal, o Palacete do senhor Alderico Jeferson da Silva, iremos até a praça da matriz, Igreja do Rosário dos Pretos, Igreja de São Benedito e finalizando a Praça Gonçalves Dias. Nós precisamos a cada dia, fazer com que o caxiense e pessoas que visitam Caxias, conheçam a história dos grandes literatos, poetas, fazendo com que a nossa cidade continue sendo vista Brasil afora. Nós desejamos que cada caxiense desperte em seu interior o desejo de andar, de conhecer as ruas, os becos e as travessas de Caxias”, ressalta Mercilene Torres, Historiadora.

Estamos aqui com vários setores da sociedade fazendo um passeio turístico pela cidade. Nosso intuito deixar as pessoas mais familiarizadas com o Centro Histórico. É um desejo de todos nós tornar a cidade mais turística”, afirma Luciana Bezerra, secretária municipal de Turismo.

O passeio teve início na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, seguindo por pontos emblemáticos como: o Palácio Episcopal, que é a casa do Bispo da Diocese de Caxias; a Academia Caxiense de Letras; a Casa Histórica do Comendador Alderico Silva; o Antigo Bazar do Japão; a Igreja da Matriz, além de outros espaços que compõem o rico cenário urbano da cidade. Durante o percurso, os participantes puderam conhecer detalhes sobre a arquitetura das igrejas bicentenárias, bem como histórias e curiosidades sobre prédios históricos, personalidades, inclusive casarios de caráter privado, mas que ajudam a contar a trajetória de Caxias ao longo do tempo.

É importante porque nós queremos sair de casa, para conhecer os lugares que a gente ainda não conhece. Eu sair do interior de 1980, e ainda não conhece bem a cidade. Tem muita coisa bonita que a gente não sabe”, frisa Raimunda Vale, participante do City Tour.

A gente precisa dar valor a nossa cidade, aos pontos turísticos que são muitos e lindos”, frisa Célia Regina, participante do City Tour.

O City Tour proporcionou uma verdadeira imersão na memória coletiva da cidade, destacando a importância de preservar e divulgar seu conjunto arquitetônico e cultural. Além disso, o momento reforçou o potencial turístico de Caxias, que guarda em suas ruas e construções a história de grandes nomes da literatura, da cultura e da política local, recebendo também pessoas da região, a exemplo de Isabel Rodrigues que veio de Timon para participar do City Tour. “Nós vimos o Card e viemos participar e conhecer mais da cidade de Caxias. Precisamos conhecer, valorizar e explorar toda esta riqueza que a cidade tem”, ressalta Isabel Rodrigues, visitante de Timon.

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos