Cadê o caráter para reconhecer? Maranhão figura entre os 10 estados que estão em situação fiscal confortável

Publicado em   30/nov/2014
por  Caio Hostilio

Não é com recados basteais e dentro do senso comum em redes sociais, além de factóides criados sem qualificação técnica pela mídia, que irão conseguir arranjar argumentos para tentar passar para coletividade que estão recebendo uma gestão que deixou completamente a terra arrasada em todos os sentidos e sem condições de condução!!! Os números científicos e as ações desmentem!!!

Roseana SarneyO Maranhão fez o dever de casa e integra lista dos 10 estados que se encontram em situação confortável em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). As despesas com pessoal estão abaixo do teto permitido por lei, que é de 49% da receita corrente líquida, conforme atesta reportagem de O Globo, publicada neste domingo (30), sob o título “Máquinas estaduais inchadas”.

Dos estados do Nordeste apenas Maranhão e Bahia estão em boa situação fiscal. Os demais estados estão na chamada “zona de risco”, sendo que Piauí, Alagoas, Paraíba e Sergipe se destacam negativamente por terem ultrapassado o teto de 49%.

O Maranhão está em situação melhor, além dos estados do Nordeste, do que Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amapá, Roraima, Tocantins, Pará, Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal.

Na quinta-feira (27), durante encontro com empresários na Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), quando prestou contas de sua gestão, a governadora Roseana Sarney ressaltou que deixará o Estado saneado. “O Governo tem cumprido rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal e, ao concluir meu mandato, deixarei o Estado com as contas equilibradas, além de recursos garantidos para a execução das obras que estão em andamento”, afirmou.

 Os números mostram o exemplo que o Maranhão tem dado ao país em se tratando de equilíbrio das contas públicas. Os gastos do governo com pessoal alcançam 39,5% da receita líquida, quase 10 pontos percentuais bem abaixo do limite prudencial, que é de 46%.

Há que se destacar, ainda, que o Governo do Estado implementou uma série de medidas que impactaram na folha, como concurso público, Estatuto do Educador e Plano de Cargos e Carreiras (PGCE), que resultou em progressões, promoções e correção de distorções salariais.  de 2009 a 2014, foram efetivadas 10.204 nomeações, sendo que em 2010 a maioria foi referente à educação (4.042) e em 2014 o maior número foi na área de Segurança (2.267). Ainda assim, a situação fiscal do Estado não foi comprometida.

Investimentos

A reportagem de O Globo também destaca que diante desse cenário, 17 estados tiveram que travar os investimentos, a exemplo de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, entre outros.

Em situação diferente, o Maranhão está investindo maciçamente em obras estruturantes, como construção de novas estradas, saneamento básico, mobilidade urbana, segurança pública e desenvolvimento econômico.

São cerca de R$ 4 bilhões que estão sendo investidos pelo Governo do Estado, por meio do Programa Viva Maranhão, recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A concessão desse crédito por parte do BNDES só foi possível em virtude da avaliação positiva do Maranhão, pelo Tesouro Nacional, como o Estado com maior equilíbrio fiscal.

grafico(1)

Compartilhe :

*/?>

  Publicado em: Governo

4 Responses to Cadê o caráter para reconhecer? Maranhão figura entre os 10 estados que estão em situação fiscal confortável

  1. acauã disse:

    Caio,
    Cavalo não desce escada.

  2. SEBASTIÃO SANTOS DA AREA ITAQUI-BACANGA disse:

    PASSOU A ELEIÇÃO, AGORA É HORA DE ADMITIR A VERDADE.

    Meus bravos irmãos, amigos, guerreiros, guerreiras, companheiros e companheiras, as vezes em nossas reflexões ficamos pensando o porque que o ser humano é tão maldoso e vaidoso por mais que a sua consciência pese tanto, mas assim mesmo consegue na força do rancor e do preconceito, atropelá-la.

    Meus bravos, precisamos admitir que o Maranhão já foi um estado muito atrasado, mas muitos esforços em dobro foram concentrados para melhorar o índice social do maranhense. Atualmente podemos confirmar em dados estatísticos bastante técnicos de que o Maranhão nos últimos 06 anos, foi um dos estados que mais cresceu no nordeste, é o 7º a nível de toda federação que mais cresceu.

    Meus bravos, precisamos nos orgulhar de sermos maranhenses. Eu tenho acompanhado o cotidiano do meu querido maranhão por meio do seu estatístico. Sou comunitário presente na convivência social de inúmeras comunidades onde já e tenho presenciado cenas chocantes no que diz respeito ao preconceito de pessoas com o seu próximo. Nós, além de estarmos, éramos pra estarmos ainda muito melhor se não fosse a falta de reconhecimento das pessoas pelo senso de justiça. E o preconceito? Esse é um outro complicador que em nosso cotidiano continua presente. E agora eu lhes pergunto, será se nós não temos contribuído pra essa realidade? Claro que sim, pois todas as classes sócias tem presenciado um preconceito muito forte no nosso dia dia, um dos exemplos recentes foi quando construíram uma imagem muito ruim do MARANHÃO que foi manchete nacional nos principais veículos de comunicação do país.

    Diante do disposto publicado, recomendo a todos aqueles maranhenses conscientes, que usem os seus bons senso de justiça no sentido de falar a verdade do que hoje representa o Maranhão para o Brasil conforme o titulo da matéria CADÊ O CARÁTER PARA RECONHECER? MARANHÃO FIGURA ENTRE OS 10 ESTADOS QUE ESTÃO EM SITUAÇÃO FISCAL CONFORTÁVEL do blog de Caio Hostilo. Abraços…

  3. Herón Ferro disse:

    É caro blogueiro mais essa governadora não valoriza os Fiscais da SEFAZ. Porque até hj ela não paga a diferença salarial da URV que todos tem direito de receber e veja o tempo. Usa seu poder e privilégio do seu sobrenome para maltratar a classe dos servidores. Diferente de vocês blogueiros que se sustentam por boquinha fantasma.

    RESP. APONTE UMA BOQUINHA FANTASMA MINHA, CAMARADA… AGORA, SERIA PROVIDENCIAL VOCÊ ESSAS FISCALIZAÇÕES FISCAI$!!!!

  4. Marcone Farias disse:

    Caio,
    Isso significa que Flávio Dino vai manter o Plano de Cargos e Salários Implantados por Roseana. Teremos nosso reajuste já no mês de Janeiro?
    Marcone

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog