Orleans destaca ações em São Luís e reforça discurso de gestão voltada para as pessoas

Publicado em   10/abr/2026
por  Caio Hostilio

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, tem intensificado o discurso de valorização das ações concretas do Governo do Estado em São Luís. Em entrevista recente, ele elencou uma série de resultados práticos e impacto social direto na vida dos ludovicenses.

Orleans destacou que a gestão estadual tem ido além das grandes obras, priorizando iniciativas que mudam a vida das pessoas no dia a dia. Entre os principais exemplos, ele citou os restaurantes populares e o programa Maranhão Livre da Fome, que também beneficiam moradores da capital e da Grande Ilha. “A gente não está falando só de asfalto, está falando de mudança real na vida das pessoas”, afirmou, ao relatar experiências com famílias atendidas pelos programas.

Na área de infraestrutura, o pré-candidato reforçou que o Governo do Estado tem deixado sua marca em São Luís com obras estruturantes importantes, como a ampliação da Avenida Litorânea e a construção da Avenida Metropolitana, além de equipamentos como o Ginásio Castelinho, o Entreposto Pesqueiro e o Terminal da Baixada. Segundo ele, os investimentos têm impacto direto na mobilidade, na economia e na qualidade de vida da população.

Orleans também destacou ações de urbanização e lazer, como a Praça do Sol e a Praça dos Açores, além de intervenções de pavimentação em diversos bairros. Para ele, essas obras reforçam a presença do governo nos territórios e demonstram compromisso com as demandas reais da população.

Outro eixo central do discurso é a geração de emprego e renda. O pré-candidato citou eventos de grande porte promovidos pelo Governo do Estado, como o São João do Maranhão e o carnaval, como motores de desenvolvimento econômico e fortalecimento do turismo na capital.

Além das obras e programas, Orleans enfatizou o diálogo com lideranças comunitárias e vereadores como estratégia para ampliar a capilaridade das ações, com o objetivo de discutir soluções para problemas históricos, destacando a importância da escuta ativa na formulação de políticas públicas.

  Publicado em: Política

Qual será a estratégia de Camarão para reaver os percentuais dados por eleitores petistas a Braide?

Publicado em   10/abr/2026
por  Caio Hostilio

Perspicaz, o ex-prefeito de São Luís e agora pré-candidato ao governo do Maranhão, Eduardo Braide, soube utilizar bem o seu irmão, deputado Fernando Braide, na Assembleia Legislativa, para cooptar os dinistas, que viam nele e no seu irmão, companheiros para firmar uma oposição ferrenha ao governo Carlos Brandão

Os dinistas se encantaram… Caíram no conto da seria… Fizeram loas a pré-candidatura de Eduardo Braide achando que estariam conseguindo uma aliança para eleições e até a vice na chapa majoritária ou quiçá Camarão ao Senado. O tiro saiu pela culatra!!!

Agora, Eduardo Braide tem como vice uma conservadora de Imperatriz e procura uma aliança com o PL através do deputado federal Paulo Marinho Junior.

Braide sabe que será muito difícil Camarão tirar seus votos dos eleitores petistas, haja vista que não teria argumentos para atacar o ex-prefeito de São Luís.

O PSD de Braide é o partido mais fisiológico, pois ao lançar Caído à presidência da Republica, mesmo tendo a maioria de seus membros no governo Lula, Kassab, presidente do PSD Nacional, saiu com essa agora: “É mais fácil tirar voto de Flávio Bolsonaro do que de Lula”. Para um bom entendedor, ele quer o apoio de Lula nos estados, onde tem candidato do seu partido.

Por outro lado, será muito difícil Camarão tirar os votos dos eleitores petistas dado ao pré-candidato Orleans Brandão, haja vista que ele tem o apoio e faz parte de sua chapa: o senador Weverton Rocha, que é líder do governo Lula no Senado; André Fufuca que foi ministros dos esportes e tem o apoio do presidente, além de grande parte do PT está lhe apoiando.

Como se pode ver, a situação de Felipe Camarão é um tanto complicada. Terá que fazer das tripas o coração para mudar esse cenário, pois não divide os votos da direita.

 

  Publicado em: Política

Moraes manda devolver equipamentos de Luís Pablo que falou de Dino…

Publicado em   10/abr/2026
por  Caio Hostilio

Luís Pablo foi alvo de mandado de busca e apreensão depois de fazer reportagem sobre o ministro do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou na 4ª feira (8.abr.2026) que a Polícia Federal devolva os equipamentos apreendidos do jornalista Luís Pablo Conceição Almeida, que publica o Blog do Luís Pablo. Ele é alvo de investigação por suposto crime de perseguição contra o ministro da Corte Flávio Dino.

Segundo a decisão, a restituição é possível porque a PF já realizou a extração dos dados de celulares, notebook e disco rígido apreendidos em 10 de março. Com isso, os itens não são mais considerados necessários para a investigação em curso.

O ministro do STF determinou que os equipamentos sejam retirados pelo jornalista no prazo de até 30 dias. Caso isso não se concretize, Moraes autorizou a destruição dos materiais.

Continue lendo aqui

  Publicado em: Política

Por que não Iracema Vale?

Publicado em   10/abr/2026
por  Caio Hostilio

Até agora o grupo do pré-candidato Orleans Brandão ainda não definiu quem será o escolhido (a) para compor a chapa como vice.

A deputada Iracema Vale carrega consigo vitórias e ações que a levam a ser um nome de grande importância para qualquer chapa majoritária.

Ela teve uma votação expressiva, isso em sua primeira disputa à uma cadeira da Assembleia Legislativa. Os votos recebidos a faria deputada federal.

Foi a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa, mostrando uma força gigantesca no colegiado, além de um excelente trabalho à frente da Casa do Povo.

Conseguiu, com muita determinação, vencer a luta pela presidência da Assembleia Legislativa no STF.

E, principalmente, por ser municipalista, cujas aparições mostram sua capacidade de lutar pelos municípios maranhenses.

É, ainda, uma mulher de grupo, que luta e se empenha para quê as demandas sejam atendidas em conformidade com as necessidades do povo.

Com certeza, todos os pré-candidatos queriam Iracema Vale como sua vice, haja vista que teriam uma pessoa de luta e comprometimento.

  Publicado em: Política

TRE/MA, confirma vontade popular soberana e mantém Gentil Neto, prefeito de Caxias

Publicado em   10/abr/2026
por  Caio Hostilio

A disputa judicial na política de Caxias ganhou mais um capítulo e com desfecho desfavorável para Paulo Marinho Jr. O julgamento em segunda instância, concluído na noite desta quinta-feira,manteve o entendimento favorável ao prefeito Gentil Neto.

De acordo com a decisão, o tribunal não reconheceu fundamentos suficientes na ação apresentada, levando à manutenção do resultado já apontado anteriormente. Com isso, a tese da defesa de Paulo Marinho Jr. não se sustentou diante dos elementos analisados.

A nova derrota mostra o que já vinha sendo sinalizado desde a primeira instância: a fragilidade da acusação. Nos bastidores, aliados de Gentil Neto avaliam que o resultado consolida não apenas uma vitória jurídica, mas também política, diante da repercussão que o caso tomou nas redes sociais.

Por outro lado, o clima é de pressão no grupo de Paulo Marinho Jr., que apostava na reversão da decisão para sustentar o discurso adotado nas últimas semanas. Com mais esse revés, cresce a avaliação de que a estratégia pode ter gerado efeito contrário, fortalecendo a imagem do prefeito.

Gentil Neto, por sua vez, saiu fortalecido do episódio. Com a confirmação da decisão em segunda instância, o prefeito reforça seu posicionamento e ganha fôlego em meio ao cenário político local, que segue cada vez mais movimentado.

  Publicado em: Política

Vem chumbo grosso!!! INSS: empresário confessa fraudes e assina acordo de delação com a PF

Publicado em   09/abr/2026
por  Caio Hostilio

Maurício Camisotti foi preso em setembro pela PF, suspeito de envolvimento nas fraudes do INSS

O empresário Maurício Camisotti, preso desde setembro por envolvimento no esquema de descontos indevidos sobre aposentadorias e pensões do INSS, confessou a existência de fraudes e assinou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal (PF).

A PF já colheu os depoimentos da delação do empresário, dono de companhias da área de seguros e planos de saúde, e enviou o acordo ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, que agora deve analisar os termos do documento para dar validade jurídica à delação.

A expectativa da defesa é que, com o acordo, Camisotti consiga autorização para prisão domiciliar.

Segundo a investigação, o empresário controlava três entidades: a Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos (Ambec), a União dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Unsbras) e o Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (Cebap), que tinham como diretores estatutários funcionários e parentes de executivos do grupo de empresas de Camisotti.

Juntas, somente no último ano, elas faturaram R$ 580 milhões. O montante sobre para R$ 1 bilhão desde 2021.

Por Metrópoles

  Publicado em: Política

Na bucha!!! Fux rebate Dino e afirma que corrupção não se concentra no Rio e citou Mensalão, Lava Jato e fraudes no INSS na esfera federal…

Publicado em   09/abr/2026
por  Caio Hostilio

Fux afirmou que os escândalos de corrupção não são exclusividade do estado. Carioca, o ministro rebateu falas de colegas de Corte, argumentando que o quadro de irregularidades na política brasileira não pode ser generalizado ou atribuído a apenas uma unidade da federação.

Fux sustentou que o Rio de Janeiro possui “bons políticos” e que o estado é bem representado na Câmara dos Deputados. Em um tom incisivo e sem citar nomes diretamente, o ministro declarou que, se esses políticos fossem para o “inferno”, iriam acompanhados de “altas autoridades”. Ele relembrou julgamentos históricos conduzidos pelo STF, como o Mensalão e a Operação Lava Jato, além de fraudes no INSS, para demonstrar que o problema da corrupção é sistêmico e ocorre em diversas esferas e regiões do país.

A manifestação de Fux ocorreu em resposta direta às falas do ministro Flávio Dino. Ao justificar seu pedido de vista no processo, Dino citou o histórico recente do Rio de Janeiro, onde diversos governadores, deputados e conselheiros do Tribunal de Contas foram presos. Dino questionou se outro estado brasileiro apresentava o mesmo cenário e defendeu que o julgamento não poderia ser feito de forma “burocrática”, levando em conta a gravidade dos fatos apontados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

  Publicado em: Política

Neto Evangelista garante mais cuidado e acesso ao diagnóstico de autismo

Publicado em   09/abr/2026
por  Caio Hostilio

Com o objetivo de reduzir a fila de espera por diagnósticos e ampliar o acesso a serviços especializados, o deputado estadual Neto Evangelista (MDB) anunciou a realização do Mutirão do Diagnóstico TEA, que acontece no próximo dia 12 de abril, no Instituto João Evangelista, localizado no bairro do São Francisco.

A iniciativa faz parte de uma série de ações voltadas à pauta do autismo, que vem sendo acompanhada de forma contínua pelo parlamentar. O mutirão será direcionado a pessoas que ainda não possuem o laudo de diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), documento essencial para garantir acesso a direitos, terapias e acompanhamento adequado.

Durante a ação, os participantes contarão com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de áreas estratégicas, como psiquiatria pediátrica, psicopedagogia, musicoterapia, arteterapia e saúde mental, responsáveis pela avaliação e encaminhamento dos casos.

Segundo Neto Evangelista, o mutirão representa um avanço concreto no atendimento às famílias que enfrentam dificuldades para obter o diagnóstico.

“A gente sabe que o diagnóstico é a porta de entrada para uma série de direitos e tratamentos. Não dá pra esperar. Esse mutirão é justamente para atender quem está nessa fila e precisa desse suporte com urgência. É uma causa que a gente não apenas defende, mas acompanha de perto e trabalha para transformar em ações reais”, destacou o deputado.

As inscrições para o mutirão bateram o recorde em menos de 24h de anúncio do evento, superando as expectativas, e por isso foram encerradas. A perspectiva é que a ação contribua para acelerar o acesso ao laudo de diagnóstico TEA, além de fortalecer a rede de apoio às famílias atípicas na capital maranhense.

  Publicado em: Política

Quem saberá debater as demandas e as necessidades dos maranhenses?

Publicado em   09/abr/2026
por  Caio Hostilio

Entra eleição e sai eleição e as promessas são as mesmas do século passado. “Vou garantir saúde, educação e segurança”, isso sem mostrar quais soluções irão ser adotas. Com isso, a população não ver ao menos amenizar as suas dificuldades sustentáveis.

É preciso conhecer os 217 municípios do Maranhão, pois assim tomará conhecimento, que são muito das vezes bem diferentes um do outro, para planejar seu programa de governo.

Ouve-se muito promessas mirabolantes e de que é o salvador da pátria, sem mostrar o que de fato salvou.

Ver-se, ainda, muita moldura, sem que traga algo concreto que possa trazer qualidade de vida e bem-estar aos maranhenses.

O pré-candidato Orleans Brandão já mostrou reunir as condições para debater as necessidades de cada município maranhense, haja vista que percorreu o Estado, levou programas e projetos sustentáveis e, principalmente, as condições viáveis do que se pode fazer com o quê o orçamento oferece.

Muitos sem conhecimento algum de gerir a coisa pública ou quiçá de como funciona o ordenamento orçamentário estadual, esbravejam asneiras que não condizem com a realidade.

Outro fator que debatem sem conhecimento é o controle e equilíbrio fiscal, pois não veem como cidadãos coerentes a situação equilibrada do Maranhão atualmente.

Agora, é aguardar os debates e os programas de governo. Assim, poderemos analisar quem tem realmente conhecimento sobre o Maranhão e as necessidades de sua gente.

  Publicado em: Política

Caxias e seu ciclo educacional vitorioso…

Publicado em   09/abr/2026
por  Caio Hostilio

O resultado de uma gestão comprometida com a educação traz ao saio da população a vontade de crescer e, com isso, o crescimento econômico, além de condicionar o desenvolvimento sustentável e qualificado.

Além dos aspectos financeiros, o crescimento sustentável gera um ciclo virtuoso, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Quanto mais alto é o nível da educação, maiores são suas taxas de crescimento.

Esse ciclo vitorioso mostra que o ensino/aprendizagem bem planejado e com condições dignas dão condições a todos, cuja abordagem inovadora e abrangente, ajudam a criar um ambiente educacional em que cada componente contribui para o sucesso da aprendizagem.

“Investir na educação é plantar hoje as sementes do progresso de amanhã! Participei da solenidade com mais de 100 pessoas da UEMA Campus Caxias, e fico muito feliz em estar presente em um momento tão importante para a nossa cidade. A educação transforma vidas, abre portas e fortalece o desenvolvimento de Caxias.”, afirmou Gentil Neto.

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos