Judiciário em fragalhos!!! Relatório final da CPI do Crime Organizado pede indiciamento de Moraes, Toffoli, Gilmar e Gonet

Publicado em   14/abr/2026
por  Caio Hostilio

São Eles, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes pelos seus atos em relação ao escândalo do Banco Master. Pediu ainda o indiciamento do PGR Paulo Gonet.

A votação do relatório está prevista para acontecer hoje, no Senado.

Sobre Alexandre de Moraes, Vieira destacou, entre outros pontos, a relação entre o ministro e sua mulher, Viviane Barci, com o banco

*”A relação entre o cônjuge do magistrado e o banco é causa objetiva de impedimento nos termos do art. 252, IV, do CPP, segundo o qual o juiz está impedido quando ele próprio ou seu cônjuge for parte ou “diretamente interessado no feito”. Trata-se de hipótese de impedimento absoluto, insanável e cognoscível a qualquer tempo, que independe de comprovação de prejuízo ou de influência subjetiva. A magnitude da remuneração — R$ 129 milhões contratados e R$ 80 milhões efetivamente pagos — exclui qualquer possibilidade de caracterização como relação profissional ordinária ou de baixa relevância econômica, tratando-se de vínculo de dependência financeira substancial entre a família do magistrado e a instituição investigada”.

*”A Maridt, como o próprio Ministro Dias Toffoli admitiu em nota pública, é empresa da qual ele é sócio juntamente com seus irmãos. A conexão, portanto, não é remota nem indireta: trata-se de relação negocial entre empresa do magistrado relator e fundo de investimento controlado por pessoa investigada e presa no mesmo inquérito que o magistrado relatava”.

“O jatinho particular que transportou o ministro e o advogado Augusto de ArrudaBotelho, defensor de Luiz Antonio Bull (diretor de Compliance do Banco Master e também investigado), foi cedido por Luiz Osvaldo Pastore, empresário com interesses no setor financeiro. A conduta é objetivamente incompatível com o decoro da função: o magistrado que, após o sorteio para relator de caso de grande repercussão, mantém relação pessoal de lazer com patrono de investigado do mesmo processo, age de modo que compromete,   de forma irreparável, a aparência de imparcialidade que a função exige”.

“Manutenção de negócios com operador do investigado sem declaração de suspeição. A manutenção dos negócios da empresa Maridt com o Fundo Arleen sem declarar suspeição, sem comunicar o fato às partes e sem dar conhecimento ao Tribunal é conduta que, independentemente de sua subsunção ao art. 39, 2, configura também violação autônoma do decoro funcional”.

  Publicado em: Política

Caxias: A dignidade de um povo começa com a inclusão social…

Publicado em   13/abr/2026
por  Caio Hostilio

O registro civil é o direito fundamental essencial para a inclusão social e o exercício da cidadania.

O registro civil é um dos primeiros passos em direção và dignidade humana e à cidadania. Tendo em vista que muitos não conseguem ter acesso a direitos básicos garantidos pelo Estado, pois nunca chegaram a serem registradas civilmente e vivem sem
documentos básicos de identificação, protagonizando uma realidade de exclusão social.

O registro tardio de nascimento inabilita o indivíduo de exercer direitos fundamentais de uma existência digna e de uma convivência livre e igualitária, pois, somente através dele, o cidadão é reconhecido pelo Estado e pela sociedade como indivíduo, com existência jurídica, nome completo, filiação certa, estado civil e nacionalidade.

Por isso, essa ação em Caxias é importantíssimo, pois tem o objetivo de transformação e resgatar a inclusão social dos caxienses, que esperavam por essa oportunidade.

É uma ação grandiosa, haja vista que o registro civil faz parte da dignidade da pessoa humana, dos direitos humanos e da cidadania, a proteção à identidade jurídica e ao nome.

“Seguimos trabalhando para garantir direitos e mais dignidade para o nosso povo.Durante a Semana Nacional do Registro Civil, unimos forças com a Defensoria Pública e o Cartório para levar mais acesso à cidadania a quem mais precisa.”, destacou Gentil Neto.

  Publicado em: Política

Assistam ao vídeo!!! Brandão percorre MA-014 de ponta a ponta vistoriando obras de requalificação que estão na fase final

Publicado em   13/abr/2026
por  Caio Hostilio

Durante a agenda, o governador anunciou a construção da estrada entre Santeiro, em Viana, e Pedro do Rosário

As obras de requalificação da MA-014 seguem avançando e já se aproximam do fim. Neste domingo (12), durante passagem pela Baixada Maranhense, o governador Carlos Brandão percorreu toda a rodovia no trecho entre os municípios de Pinheiro e Vitória do Mearim. Dos 150 quilômetros da estrada, restam apenas oito ainda sob intervenção.

A agenda permitiu acompanhar de perto trechos já concluídos e outros ainda em andamento. A MA-014 é uma das principais ligações da região e tem papel estratégico para o deslocamento da população e o escoamento da produção.

“O nosso objetivo é verificar de perto a qualidade da obra, atestar que tudo está sendo executado da forma correta. O nosso governo tem trabalhado para garantir serviços bem feitos, porque a população da Baixada merece uma rodovia segura e duradoura. Essa é uma estrada estratégica, muito importante para o deslocamento e para a economia da região”, afirmou o governador.

No primeiro perímetro, entre Pinheiro e São Bento, a rodovia está em boas condições. Em São Bento, o governador esteve com o prefeito da cidade, Dino Penha, vereadores e a população.

Após a vistoria naquele trecho, o governador seguiu para o município de Matinha, onde foi recebido também pelo prefeito Nilton Everton e autoridades municipais.

O segundo perímetro, entre São Bento e São Vicente Ferrer, concentra os trabalhos em andamento. Considerado o trecho mais crítico, segue com operários atuando de forma contínua. As equipes executam a base da pista, etapa fundamental para garantir resistência e maior vida útil ao pavimento, com máquinas em plena atividade.

“O trabalho na MA-014 segue de forma contínua, com equipes mobilizadas e empenhadas em concluir os trechos restantes no menor tempo possível. Há um compromisso com a qualidade da obra e com a entrega de uma rodovia segura e duradoura para a população da Baixada”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, que realizou a vistoria ao lado do governador Carlos Brandão.

Já no terceiro perímetro, entre Viana e Vitória do Mearim, a requalificação também foi concluída. No local, foi aplicada a técnica de macadame, com uma base de pedra de aproximadamente 70 centímetros de altura, garantindo maior estabilidade ao solo. As pedras utilizadas vieram do município de Rosário, contribuindo para reforçar a estrutura da via. O trecho já conta com sinalização completa.

Em Viana, o governador foi recebido pelo prefeito Carrinho Cidreira. A agenda foi encerrada em Vitória do Mearim, onde também houve recepção de autoridades locais e da população. A vistoria reforça o estágio avançado da obra e o acompanhamento direto das intervenções na fase final dos serviços.

*Mais infraestrutura e mobilidade*

Além da requalificação completa da MA-014, o governador Carlos Brandão anunciou, durante a agenda, a construção de uma nova estrada para encurtar o trajeto de quem sai ou passa pela Baixada Maranhense em direção a Belém, no Pará.

A estrada será construída entre Santeiro, em Viana, e o município de Pedro do Rosário, e irá reduzir em cerca de 100 km a viagem até a capital maranhense. Depois de pronta, não será mais necessário passar por Pinheiro.

De acordo com o governador, o recurso está garantido, a obra já foi licitada e, logo que as chuvas na região cessarem, os trabalhos serão iniciados.

  Publicado em: Política

Com corrupção sempre faliu as estatais e os fundos de pensão!!! Com rombo bilionário, estatais brasileiras registram pior começo de ano da história… Mais um Mensalão!!!

Publicado em   13/abr/2026
por  Caio Hostilio

Diferença entre as receitas geradas e os gastos praticados no atual governo Lula passam de 4,1 bilhões de reais no orçamento

As estatais brasileiras registraram, entre janeiro e fevereiro, o pior início de ano da história, com um rombo de mais de 4,1 bilhões de reais no orçamento.

A deterioração das gestões das empresas no atual governo Lula já levou o governo a ter de buscar meios para socorrer, por exemplo, os Correios, que lutam para manter uma operação que necessita de 20 bilhões de reais para parar de pé.

O aparelhamento político, com loteamento de cargos, e gastos com medidas políticas estranhas aos objetivos das companhias são as principais causas do declínio dos lucros e dos elevados gastos das estatais.

 

  Publicado em: Política

Orleans avança com agenda propositiva na Grande Ilha e participa de atos em Paço do Lumiar e São Luís

Publicado em   13/abr/2026
por  Caio Hostilio

O domingo do pré-candidato a governador do Maranhão, Orleans Brandão, foi marcado por mais uma agenda propositiva e de diálogo com a população da Grande Ilha. Desta vez, ele esteve no Coroadinho, em São Luís, e na comunidade Renascer, em Paço do Lumiar, acompanhado por vereadores dos dois municípios.

A escuta ativa e o alinhamento de ideias em benefícios de ambas as comunidades deram o tom dos encontros, que visam compreender de perto as demandas da população e construir um plano de governo com a participação popular.

Na comunidade Renascer, que enfrentou recentemente uma ação de reintegração de posse – suspensa por decisão judicial -, Orleans ouviu propostas dos moradores para a consolidação da localidade onde residem centenas de famílias.

Na ocasião, Orleans assegurou que trabalhará arduamente na interlocução com os setores competentes para impedir que essa ação prossiga. “Não podemos permitir que isso aconteça e vamos trabalhar para que ninguém tenha que sair de suas casas”, ressaltou ele, ao lado do vereador de Paço do Lumiar, Rafael Neves, que intermediou a reunião e reforçou apoio à sua pré-candidatura.

“Com Orleans e Fred Campos atuando juntos em prol do nosso município, vamos avançar muito mais ainda”, afirmou Rafael Neves.

Orleans enalteceu ainda a gestão de Fred Campos, pontuando que o prefeito tem transformado Paço do Lumiar em um verdadeiro canteiro de obras, com o apoio do governo estadual, que entregou à cidade equipamentos públicos importantes, como o Centro de Hemodiálise, o Restaurante Popular, a UBS Nova Vida, 5 km de pavimentação asfáltica, reforma de praças, entre outros benefícios.

O presidente da Associação Comunitária do Renascer, Ronilson Costa, falou sobre as expectativas para o futuro da comunidade. “Tenho a certeza de que, com Orleans, teremos o apoio necessário para que todas as famílias que residem aqui possam construir suas vidas com dignidade”, disse.

*Coroadinho*

No Coroadinho, ao lado do vereador de São Luís, Nato Júnior, Orleans também foi recebido calorosamente por moradores em um almoço. No encontro, ele voltou a reforçar sua disposição em trabalhar pelo bairro, que é um dos mais populosos da capital.

“Nosso compromisso é transformar esses diálogos em ações concretas, garantindo que cada voz seja considerada na construção de nossas propostas e concretizar os anseios da população”, concluiu Orleans.

O ato em Paço do Lumiar contou ainda com a presença do senador Wéverton Rocha, do deputado federal Duarte Júnior, dos vereadores Joel do Churrasco, Mauro Multibancos, Carmen Aroso, Kamila Belfort, Bianca, Paulinho do Lima Verde, Fernando Feitosa, entre outras lideranças da região.

  Publicado em: Política

Avanço!!! O crescimento do turismo no Maranhão

Publicado em   11/abr/2026
por  Caio Hostilio

Número de desembarques aumentou 18% em fevereiro

Os desembarques no Maranhão cresceram 17,99% em fevereiro, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os embarques também aumentaram, mas 5,12%, o que indica reforço no turismo.

O maior aumento percentual ocorreu no aeroporto de Barreirinhas, principal porta de acesso aos Lençóis Maranhenses, que registrou alta de 29,95% no fluxo de passageiros no período. Em números absoluto, passou de 207 para 269 passageiros

Já São Luís registrou 134.639 passageiros, um aumento de 12,21% em relação a fevereiro do ano passado.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Turismo.

Por Revista Veja

 

  Publicado em: Política

Complicou o já ganhou!!! Datafolha: Flávio Bolsonaro tem 46% contra 45% de Lula no 2º turno

Publicado em   11/abr/2026
por  Caio Hostilio

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (11/4) mostra que o senador Flávio Bolsonaro (PL) tem 46% das intenções de voto em cenário de disputa no segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que registrou 45%.

resultado representa empate técnico dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais. É a primeira vez que o pré-candidato do PL aparece numericamente à frente do petista em um levantamento do instituto.

Os entrevistados responderam à pergunta: “Se o segundo turno da eleição para presidente fosse hoje e a disputa ficasse apenas entre [Lula e Flávio Bolsonaro], em quem você votaria?”. Veja os resultados:

  • Flávio Bolsonaro (PL): 46%
  • Lula: 45%
  • brancos/nulos: 8%
  • indecisos: 1%

A sondagem também testou cenários de segundo turno com os pré-candidatos Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo). Em todos eles, os postulantes registram empate técnico, com Lula numericamente à frente.

Veja os resultados:

  • Lula (PT): 45%
  • Ronaldo Caiado (PSD): 42%
  • Brancos e nulos: 11%
  • Não sabem: 2%
  • Lula (PT): 45%
  • Romeu Zema (Novo): 42%
  • Bancos e Nulos: 11%
  • Não sabem: 2%

Primeiro turno

Em cenário de primeiro turno, Lula aparece com 39% das intenções de voto contra 35% de Flávio Bolsonaro. Caiado registra 5%, e Romeu Zema, 4%.

Confira:

  • Lula (PT): 39%
  • Flávio Bolsonaro (PL): 35%
  • Ronaldo Caiado (PSD): 5%
  • Romeu Zema (Novo): 4%
  • Renan Santos (Missão): 2%
  • Aldo Rebelo (DC): 1%
  • Cabo Daciolo (Mobiliza): 1%
  • Brancos e nulos: 10%
  • Não sabem: 4%

O levantamento foi feito pelo Instituto Datafolha e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre 7 e 9 de abril.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

  Publicado em: Política

Com foco em emprego e renda, Gentil Neto conquista 1º e 3º lugar para Caxias no Prêmio Sebrae

Publicado em   11/abr/2026
por  Caio Hostilio

Caxias voltou a ganhar protagonismo no cenário estadual ao conquistar importantes reconhecimentos na 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), ciclo 2025-2026. O município garantiu o 1º lugar na categoria Empreendedorismo Rural, com o programa Flor do Campo, e o 3º lugar em Inclusão Socioprodutiva, com o programa Meu Primeiro Emprego.

A premiação foi realizada na noite desta quinta-feira (10), no Salão Zeca Bello, no Complexo Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, reunindo prefeitos, técnicos e especialistas de diversas regiões do estado. Ao todo, 26 projetos foram reconhecidos como exemplos de gestão pública moderna, eficiente e voltada para resultados.

*Flor do Campo: raízes fortalecidas e economia em movimento*

O grande destaque ficou por conta do programa Flor do Campo: Fortalecendo Raízes e Gerando Negócios, que colocou Caxias no topo do empreendedorismo rural no Maranhão. A iniciativa já foi desenvolvida em 2025 nos povoados Engenho D’Água (2º Distrito) e Soledade (3º Distrito), promovendo geração de renda e fortalecimento das comunidades.

Coordenado pela Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e Política para Mulheres, o programa atua de forma intersetorial, integrando ações de inclusão social, acesso a direitos, assistência técnica e incentivo ao empreendedorismo, com foco especial no protagonismo feminino e comunitário.

Além disso, valoriza saberes ancestrais, práticas culturais e a identidade local, promovendo capacitações que reforçam o sentimento de pertencimento das comunidades. A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal, além da parceria com a Federação da Agricultura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão.

*Meu Primeiro Emprego: oportunidades que transformam vidas*

Outro destaque foi o programa Meu Primeiro Emprego, que conquistou o 3º lugar na categoria Inclusão Socioprodutiva. Criado pela Prefeitura de Caxias em 2025 e mantido integralmente com recursos próprios, o programa tem como objetivo inserir jovens no mercado de trabalho local.

A iniciativa atua em duas frentes: capacitação de jovens e parceria com empresários. Durante seis meses, os participantes recebem formação enquanto atuam diretamente nas empresas, com capacitações realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Caxias.

Os resultados já demonstram impacto positivo: em 2025, dos 50 jovens participantes, mais de 30% permaneceram empregados ao final do programa. Em 2026, a iniciativa foi ampliada, dobrando o número de vagas — serão 100 jovens atuando em 95 empresas locais.

*Caxias como referência estadual*

As conquistas reforçam o posicionamento de Caxias como referência em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social. Com iniciativas que unem capacitação, inclusão e valorização das comunidades, o município mostra que investir nas pessoas é o caminho para transformar realidades e impulsionar o crescimento sustentável.

O reconhecimento no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora evidencia que Caxias está no rumo certo, com projetos que geram oportunidades, fortalecem a economia local e impactam diretamente a vida da população.

  Publicado em: Política

Orleans Brandão demonstra força política ao ser recebido por multidão em Colinas

Publicado em   11/abr/2026
por  Caio Hostilio

Uma multidão recebeu, nesta sexta-feira (10), o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), em Colinas, durante grande ato realizado no Parque de Vaquejada Onildo Maior. O evento reuniu centenas de lideranças políticas de grande representatividade da região, entre prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e diversas lideranças comunitárias.

Recebido com entusiasmo pela população, Orleans participou também das festividades em homenagem ao aniversário da cidade, reforçando sua conexão afetiva e histórica com Colinas, além de consolidar o apoio de importantes lideranças políticas da região à sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão.

Entre os mais de 20 prefeitos presentes ao ato, que declararam apoio ao seu projeto político, estavam Marcony Santos (Sucupira do Norte), Nilton Ribeiro (Lagoa do Mato), Domingas Cabral (Mirador), Tratorzão (São Domingos), Zezão (Governador Luiz Rocha), Antônio Carlos Resende (Barão de Grajaú), e Luciana Leocádio (Buriti Bravo).

Também marcaram presença os prefeitos Accioly Cardoso (Mangabeira), Léo do Banco (Jatobá), Bira (Graça Aranha), Enoque Ferreira (Pastos Bons), Vanessa Queiroz (Paraibano), Chicão (Passagem Franca), Raimundinho (Presidente Dutra), Germano Coelho (Loreto), Raimundo Zuza (Joselândia), Dr. Alexandre Magno (São João dos Patos), Sebastião Costa (Fortuna), Walter Azevedo (Sucupira do Riachão), entre outros gestores municipais, além do deputado Arnaldo Melo.

No ato, Orleans Brandão enfatizou seu amor por Colinas e o carinho que tem pelo povo colinense, reafirmando seu desejo de continuar trabalhando pelo progresso do município e de todo o Maranhão.

“Hoje o coração bate mais forte em Colinas. Minha terra, meu sertão, lugar de gente forte, batalhadora. É aqui que eu me reencontro com minhas raízes, com a minha história e renovo minhas forças para seguir trabalhando por todo o Maranhão. Quero agradecer de coração por todo o carinho, por cada abraço, cada palavra de incentivo. Isso só aumenta a nossa responsabilidade e a vontade de trabalhar ainda mais. Seguimos firmes, com a certeza de que ainda vamos fazer muito mais por Colinas”, afirmou Orleans.

*Investimentos*

Durante a agenda, ele destacou ainda os avanços conquistados por Colinas nos últimos anos, fruto dos investimentos executados pelo governador Carlos Brandão em parceria com o prefeito Renato Santos, que vêm impulsionando o desenvolvimento da cidade e melhorando a qualidade de vida da população.

O prefeito Renato Santos agradeceu a presença de Orleans na cidade e ressaltou a disposição do pré-candidato em contribuir com o desenvolvimento do município. “Todas as ações estaduais que temos concretizadas aqui tiveram o apoio e a articulação direta de Orleans, a quem agradecemos e nos colocamos à disposição para trabalhar ainda mais por essa terra”, concluiu.

  Publicado em: Política

Gentil Neto e a incansável gestão de excelência em prol dos caxienses…

Publicado em   10/abr/2026
por  Caio Hostilio

O caxiense já se acostumou a acordar e ao sair nas ruas ver novidades que trazem desenvolvimento e bem-estar coletivo efetuado pela gestão Gentil Neto.

É na educação, é na infraestrutura, é na saúde pública, é no calçamento e asfaltamento de ruas e avenidas, é no fomento à cultura, é no fomento ao turismo, é fomentando o primeiro emprego, é na atração de investimentos, e na geração de emprego e renda, além do fomento ao empreendedorismo e no social.

Gentil Neto consegue fazer uma gestão de excelência porque trabalha para pessoas, ou seja, a sua gente. Ele não mede esforços para transformar a qualidade de vida dos caxienses.

A responsabilidade com a coisa pública da gestão Gentil Neto transcende  todas as expectativa para cada vez mais ser uma gestão de excelência e modelar.

“Caxias acordou com trabalho em toda parte! É obra na educação, na infraestrutura… é desenvolvimento chegando em cada canto da nossa cidade. Seguimos firmes, acompanhando de perto e garantindo que cada serviço avance com qualidade e responsabilidade. Nosso compromisso é esse: transformar a cidade e melhorar a vida da nossa gente, todos os dias.” frisou Gentil Neto.

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos