Grupos culturais aprendem sobre criação de portfólio em oficina promovida pela Prefeitura

Publicado em   19/ago/2017
por  Caio Hostilio

“Criar portfólio é um trabalho de grande relevância para as entidades culturais, o ponto culminante do projeto, e para isso precisamos dessas orientações minuciosas que estão sendo apresentadas”, comenta o diretor de mídia e membro do grupo cultural Flor do Samba, Fonseca Maranhão, um dos participantes da oficina de “Comunicação Visual e portfólio cultural”. A capacitação, que aconteceu esta semana, faz parte do cronograma de formação do projeto Rede São Luís de Pontos de Cultura, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

Segundo o secretário municipal de Cultura, o objetivo principal da capacitação é preparar e profissionalizar os representantes de 40 grupos culturais de São Luís para que possam desenvolver as suas entidades, aplicando a teoria na prática, de forma planejada. ” Através do conhecimento repassado, acreditamos que contribuímos para a valorização da cultura de São Luís, incentivando os grupos a divulgarem suas ações, propagarem informações dentro de suas comunidades e desenvolverem habilidades de gestão”, explica o secretário.

Durante dois dias, os grupos participantes da rede tiveram a oportunidade de aprender e criar seu próprio roteiro para um portfólio cultural, com o intuito de valorizar o trabalho realizado através de imagens, textos e documentação de suas ações. “Valorizar a comunicação visual e portfólio em grupos culturais é importante, entre um dos fatores, para aderir parceiros e captar recursos, levando em conta que um material bem elaborado é mais aceito visualmente”, explica o facilitador da oficina e designer gráfico, Sandro Lopes.

VISITA

Também esta semana, uma equipe técnica do Ministério da Cultura esteve na capital para uma visita técnica sobre o projeto Rede São Luís de Ponto de Cultura, o qual é realizado por meio de convênio com o Governo Federal. Na oportunidade, foi verificada a execução do projeto in loco, com momento de orientação e realização da visitas externas, percorrendo alguns pontos de cultura.

Segundo o coordenador de Acompanhamento da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Cristiano Liberal, anualmente o ministério seleciona conveniados pelo país, de acordo com critérios técnicos como fase de execução do projeto e valor da premiação, para realizar as visitas. “Ao final produzimos um relatório para a equipe de execução do projeto para que sejam feitas as adequações, caso seja necessário”, explica.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos