Com apoio da Prefeitura, Ministério do Turismo capacita profissionais da área

Publicado em   22/ago/2017
por  Caio Hostilio

Planejar atividades, estabelecer meta de ações e solucionar problemas que interferem na promoção das festas de São João. Com esse objetivo, profissionais da cadeia produtiva do turismo participaram do ‘Seminário de Qualificação e Promoção dos Destinos Relacionados aos Festejos Juninos’. Cerca de 30 pessoas estiveram no evento que contemplou selecionados no Edital de Chamada Pública do Ministério do Turismo (MTur).

Promovida pelo Ministério do Turismo (MTur) com apoio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), a ação tem como objetivo identificar as necessidades de capacitação e divulgação do São João. O seminário foi realizado na sede da Setur, Rua da Palma, na tarde desta terça-feira (22), sob a coordenação de representante do ministério.

“O ministério retornou para avaliar os resultados deste ano, oferecer alternativas de promoção do nosso roteiro e orientar para o festejo do próximo ano”, pontuou a secretária da Setur, Socorro Araújo. A gestora destaca ainda que a capacitação do ministério habilita a capital para participar de outros editais e favorece a promoção do destino dentro e fora do país.

A capacitação à cadeia produtiva vai impactar no atendimento ao turista que estará mais informado e estimulado a conhecer a cidade e suas opções culturais e turísticas. “Quem visita quer saber o a cidade tem a oferecer. O turista quer um bom atendimento, bons hotéis e restaurantes e também, diversidade de atrações. São Luís tem tudo isso e com o apoio do ministério nosso trade estará melhor qualificado refletindo em uma melhor acolhida para quem nos visita”, enfatizou Socorro Araújo.

Agentes de turismo, empresários da rede hoteleira e donos de bares e restaurantes da capital foram o público do seminário. No cronograma da palestra, os participantes tiveram acesso a programas e oportunidades oferecidas pelo Ministério do Turismo para qualificar e potencializar as ações do setor no período junino.

Entre estes, a plataforma ‘Brasil de Braços Abertos’, que oferece ensino à distância para profissionais do setor; projetos para divulgar os destinos turísticos que orientam na elaboração, execução e estratégias de marketing; e ainda, medidas a adotar para melhorar o atendimento e a apresentação dos destinos.

“Recebemos avaliação bastante positiva por parte dos jornalistas que estiveram na cidade, durante as festas juninas deste ano. Diante disto, estamos apresentando as oportunidades considerando as demandas e após, vamos discutir ações e colocar em execução preparando o tarde para o próximo período junino”, explica a coordenadora de Posicionamento de Produtos da Coordenação Geral de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira.

AÇÕES

Em seguida à palestra, os participantes reuniram em grupo de trabalho para colocar suas demandas prioritárias, tratar de ações de promoção, qualificação e definir o que deve ser realizado. As demandas serão apresentadas às equipes do MTur para que seja selecionado o plano de execução.

As ações serão trabalhadas ainda este semestre, com fins a preparar os executores do turismo – setor público e privado – para o São João do próximo ano. “Essa ação integra estratégia do ministério de posicionamento sobre os festejos juninos como produto nacional”, enfatizou a representante do Mtur.

Para a agente de turismo receptivo, Virgínia Barros, a oficina é essencial para qualificar o trabalho dos profissionais do setor e auxiliar no planejamento. Segundo ela, é preciso que essa organização seja promovida com bastante antecedência e as orientações do seminário têm muito a contribuir. “A iniciativa foi muito feliz para nos ajudar na organização e planejamento com tempo. Sabermos o que temos e vender esse roteiro com antecedência. Faz muita diferença para o turista saber o que há para que ele se decida em estar na cidade no período”, disse.

Outra profissional da área, a agente Karina Albuquerque, o setor precisa estar unido para divulgar os roteiros da capital e do Maranhão. “A ordem é se organizar para que o turista se interesse, tenha e conheça as opções. Nosso calendário é muito rico e abrangente em roteiros e atrações. Precisamos divulgar mais”, enfatizou. A agente destacou ainda a necessidade de se qualificar sempre para surpreender o turista.

SELEÇÃO

São Luís recebeu a capacitação por integrar a listas das cinco cidades contempladas no Edital de Chamada Pública do Ministério do Turismo (MTur). Na ocasião, jornalistas e blogueiros de viagem estiveram na capital para conhecer e divulgar o festejo no país.

Estavam incluídos no edital ainda a promoção para encontro de negócios, inclusão da festa no Calendário de Eventos Juninos, transmissão ao vivo nas redes sociais do MTur, divulgação do destino e cobertura jornalística dos festejos.

O edital teve como foco promover o São João em regiões onde o festejo tem grande abrangência. As outras cidades selecionadas foram Bragança (Pará), Corumbá (Mato Grosso do Sul), Belo Horizonte (Minas Gerais) e Campina Grande (Paraíba).

  Publicado em: Governo

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