Defesa do ex-presidente tenta anular sua condenação a 27 anos e 3 meses de prisão no caso da trama golpista; procurador-geral da República terá 20 dias para se manifestar
O ministro Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), abriu prazo de 20 dias para a PGR (Procuradoria Geral da República) se manifestar sobre o pedido de revisão criminal apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para tentar anular sua condenação no caso da trama golpista.
Em despacho assinado nesta 4ª feira (27.mai.2026), o magistrado afirmou que a “complexidade do feito”, por envolver um ex-presidente da República, justifica a ampliação do prazo originalmente previsto em lei.
Segundo o CPP (Código de Processo Penal), a PGR teria 10 dias para apresentar parecer em revisões criminais. Nunes, porém, decidiu ampliar o prazo para 20 dias antes de analisar o pedido de Bolsonaro.
“Diante da complexidade do feito, que envolve o julgamento de ex-presidente da República, entendo necessário estender o prazo previsto para manifestação do Ministério Público Federal”, escreveu o relator.
ANULAÇÃO DA CONDENAÇÃO
A revisão criminal tramita sob o número RvC (Revisão Criminal) 6021. O relator é Nunes Marques e o revisor é André Mendonça, ambos ministros nomeados pelo ex-presidente.
A defesa de Bolsonaro pede a anulação da condenação de Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão no processo da trama golpista. Segundo a Veja, os advogados também pedem a anulação da delação premiada de Mauro Cid e o envio do caso ao plenário do STF.
A revisão criminal é um instrumento usado para tentar desconstituir uma condenação definitiva. No caso de Bolsonaro, a defesa sustenta haver erro judiciário e questiona pontos da tramitação e julgamento do processo.
ENTENDA O CASO
Bolsonaro foi condenado no processo da trama golpista pela 1ª Turma do STF. A defesa tenta reverter a decisão por meio de revisão criminal, ação autônoma apresentada depois da condenação.
Na petição, os advogados alegam que a defesa não teve acesso integral a provas da investigação e sustentam que o caso deveria ter sido julgado pelo plenário do STF, e não por uma das turmas da Corte, segundo a Veja.
Segundo o regimento interno do Supremo, a revisão criminal deve ser analisada pela 2ª Turma, formada por Nunes Marques, André Mendonça, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Luiz Fux.
Publicado em: Política


O pré-candidato a governador do Maranhão Orleans Brandão destacou o compromisso com o desenvolvimento de Tutóia e a continuidade das ações que vêm transformando o Maranhão durante o encontro político realizado no início da manhã desta quarta-feira (27), no município. O evento, promovido pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, reuniu lideranças políticas, comunitárias e representantes de diversos segmentos da região em uma forte demonstração de apoio ao projeto liderado por Orleans Brandão.
Recebido com entusiasmo pela comunidade, Orleans destacou que tem percorrido o Maranhão ouvindo a população, dialogando com lideranças e trabalhando para construir soluções que melhorem a vida das pessoas.
“Eu tenho usado a minha juventude como combustível para andar esse estado, conversar com as pessoas e entender os problemas de cada município. Os melhores anos da minha vida eu estou dedicando ao Maranhão. Já fizemos muito, mas eu acredito que ainda podemos fazer muito mais por Tutóia e por todo o nosso estado”, afirmou Orleans..
Durante o encontro, o pré-candidato destacou importantes ações desenvolvidas em parceria com o governador Carlos Brandão, como o programa Maranhão Livre da Fome, a expansão da rede de hemodiálise, investimentos em educação, regularização fundiária e obras de infraestrutura em diversas regiões do estado. Em Tutóia, ele relembrou conquistas como a pavimentação asfáltica, melhorias na estrada do Porto de Areia, a reforma do cais e a implantação do Viva/Procon.
“Hoje eu ando de cabeça erguida porque tenho serviço prestado por Tutóia. Tudo isso foi construído com diálogo, parceria e compromisso com a população. E podem ter certeza de que vamos continuar avançando”, ressaltou ele.
A repercussão sobre a suposta utilização de pacientes internados no Hospital Macrorregional de Caxias para gravações de vídeos políticos ganhou um novo capítulo nesta semana. Após a divulgação do caso envolvendo a equipe ligada à deputada Cláudia Coutinho, a filha de uma paciente resolveu se pronunciar publicamente através das redes sociais.
No comentário, que rapidamente começou a repercutir entre internautas, ela fez questão de agradecer o atendimento prestado pelos profissionais da unidade, mas criticou duramente a tentativa de gravar vídeos políticos dentro do hospital logo após a cirurgia de sua mãe.
“Hospital público não é palanque eleitoral”, escreveu.
O pré-candidato a governador Orleans Brandão pediu a confiança da população de São Luís em seu trabalho e na sua capacidade de dialogar para construir soluções ao participar de mais um forte encontro de lideranças realizado na capital maranhense, na noite desta terça-feira (26), no bairro da Madre Deus. O entusiasmo com que ele foi recebido no evento que reuniu cerca de três mil pessoas, organizado pelo suplente de vereador Álvaro Pires, mostra o crescimento da sua pré-candidatura também em São Luís.
“Por onde tenho andado em São Luís, é o mesmo carinho. E garanto a vocês que a minha juventude, criticada pelos meus adversários, serviu de combustível para que nos últimos quatro anos eu percorresse todos os 217 municípios do Maranhão, para conhecer de perto as necessidades da população, ouvindo as pessoas e ajudando a construir obras e programas históricos que estão desenvolvendo nosso estado. Já fizemos muito e sei que podemos fazer muito. Esse é o meu compromisso: dar continuidade a esse grande governo e continuar avançando”, enfatizou Orleans Brandão no encontro, que contou também com a participação do deputado federal Júnior Lourenço.
Falando para representantes de dezenas de bairros de São Luís, Orleans Brandão mais uma vez citou importantes obras e programas que ajudou a construir, como secretário de Assuntos Municipalistas, entre eles o programa Maranhão Livre da Fome, a expansão da rede de hemodiálise, o programa Educação de Verdade, a duplicação da Litorânea, a construção da avenida Metropolitana, o entreposto pesqueiro e o terminal da Baixada. E assumiu o compromisso de avançar em questões prioritárias, como a mobilidade urbana e o transporte coletivo da capital.
“E é importante dizer que não se faz sozinho, por isso hoje estou aqui com o amigo Álvaro Pires, uma grande liderança de São Luís, que cuida das pessoas e acredita no meu trabalho. Eu gosto dos vereadores, porque eles trabalham pela população e têm nos ajudado a resolver os problemas das comunidades. E é assim que vamos seguir, com diálogo e trabalho por todo o Maranhão”, finalizou ele.
Ao apresentar Orleans Brandão como seu pré-candidato a governador, Álvaro Pires conclamou todas as lideranças a mostrarem a suas famílias, vizinhos e amigos que quem tem trabalho e está preparado para governar o Maranhão é Orleans Brandão. “É ele quem vai nos ajudar a resolver os problemas de São Luís, quem estará junto comigo quando eu buscar melhorias para suas comunidades. Por isso, todos nós hoje abraçamos a sua pré-candidatura”, concluiu ele.
De bermuda, chinelos e visivelmente alterado, empresário esnobou a cobrança da acompanhante, posou para o vídeo e deu calote de R$ 2 mil
A liderança de Orleans Brandão (MDB), com 40,38% das intenções de voto, na disputa pelo governo do Maranhão é confirmada na pesquisa INOP/Jornal Pequeno, divulgada nesta terça-feira (26). Também no cenário estimulado, o segundo colocado é Eduardo Braide (PSD), com 40,27%, configurando empate técnico.


Legislação contempla o acompanhamento de gestantes, puérperas, recém-nascidos, crianças e adultos em estado crítico

