Exemplo!!! Prefeitura de Caxias reúne representantes das empresas que vão receber os 100 jovens do Programa Meu Primeiro Emprego

Publicado em   23/abr/2026
por  Caio Hostilio

Empresários de Caxias que vão receber os jovens que estão participando do Programa Meu Primeiro Emprego receberam da Prefeitura de Caxias um troféu que simboliza a adesão das 95 empresas que se inscreveram nesta 2ª edição, demonstrando o engajamento do setor produtivo com a formação profissional e a inclusão social de jovens de 18 a 24 anos no mercado de trabalho.

“É a nossa primeira vez participando desse programa. Estamos junto com a Prefeitura para desenvolver este projeto. E já é gratificante, porque estamos dando oportunidades a estes jovens de ingressarem em nossas empresas”, ressalta Dayane Milane, gerente de empresa.

“A primeira edição foi muito boa, e creio que esta vai ser melhor. Quero parabenizar a Prefeitura por estar transformando estas vidas, destes jovens. Os maiores beneficiados são os empresários, pois vamos receber estes jovens, cheios de energia para trabalhar”, ressalta Edna Castro, empresária.

Durante o evento, realizado em uma das salas de cinema do shopping center da cidade, os empresários e os candidatos tiveram o primeiro contato. A partir de 4 de maio, os jovens estarão dentro das empresas. Para 2026, o Programa Meu Primeiro Emprego disponibilizou 100 vagas, o dobro da 1ª edição.

Estou feliz, estou com muita expectativa. Eu acredito que vou entregar muitos resultados. Vou me dedicar, ser uma pessoa proativa, disposta a aprender”, disse Kécia de Araújo, selecionada do Programa Meu Primeiro Emprego.

“É um programa premiado. Desde o primeiro momento, o programa foi um sucesso. Nós criamos um edital que contemplou bem as empresas. Nós abraçamos as empresas que necessitam. Tivemos 95 empresas, mais de 300 jovens inscritos, sendo que 100 vão para o mercado de trabalho. Foi um programa feito com muita dedicação e carinho”, destaca Tino Castro, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa.

“Nós unimos a classe empresarial aos jovens que estão participando da 2ª edição do programa. Hoje falamos do edital, e eles iniciam já no dia 4 de maio. No edital passado tivemos 50 empresas, e este ano tivemos 95 empresas, e isso mostra o sucesso do programa na classe empresarial”, ressalta Labibe Simão, secretária municipal do Trabalho.

O encontro contou ainda com a presença de uma comitiva estadual da Fecomércio. Durante a execução do Meu Primeiro Emprego, o SENAC Caxias é o agente integrador, que colabora com o sucesso do programa, que é mantido 100% pela Prefeitura de Caxias.

“Este ano é a 2ª edição e a Prefeitura ampliou as vagas para 100 vagas do programa. Para nós do SENAC é uma enorme satisfação poder colaborar com a política pública”, ressalta Daniella Nogueira, diretora de Educação do SENAC.

“A partir do dia 4 de maio, estes jovens vão fazer suas práticas, e passa a ofertar a trilha profissional, que são os cursos que serão ofertados dentro do programa. A gente agradece à Prefeitura de Caxias mais uma vez pela confiança na instituição”, ressalta Rosy Bonfim, gerente do SENAC Caxias.

“É um programa da Prefeitura e que o SENAC tem a honra de ser parceiro. Temos a honra de participar, temos um termo de parceria para participar. É uma experiência do município que tem dado certo, e que estamos tentando levar para outros municípios”, frisa Airton Lopes, diretor regional do SENAC.

“O que nós queremos, de verdade, é trazer oportunidades para os nossos jovens caxienses. Muitas vezes os jovens querem essa oportunidade, mas pedem experiência. Mas como ele vai ter experiência se não tem oportunidade? A Prefeitura se colocou no lugar de cada jovem. Eles são jovens de 18 a 24 anos, e nós temos uma parceria muito boa com o SENAC, que qualifica e capacita estes jovens. E nós também aproveitamos para agradecer aos empresários caxienses, que vão receber os nossos jovens e fazem com que eles tenham sua primeira experiência. Tivemos sucesso na primeira edição, e agora dobramos a quantidade de vagas: agora são 100 jovens”, destaca Gentil Neto, prefeito de Caxias.

  Publicado em: Política

Se acha o justiceiro do Brasil!!! “Vai acabar quando terminar”, diz Gilmar sobre inquérito das fake news

Publicado em   23/abr/2026
por  Caio Hostilio

“Não acho que seja um escândalo do Supremo Tribunal Federal”, Gilmar Mendes que defendeu apenas autocrítica interna dos ministros sobre o Master… É patacoada demais!!!

Gilmar Mendes (foto) concedeu uma longa entrevista ao Jornal da Globo na noite de quarta-feira, 22, para defender o Supremo Tribunal Federal (STF) das críticas sobre a atuação dos ministros, em especial no que diz respeito ao escândalo do Banco Master.

Segundo o decano do STF, “o caso do Master é um problema mais profundo” e foi a imprensa que “trouxe o caso Vorcaro para a Praça dos Três Poderes”.

O endereço do escândalo, segundo Gilmar, “está na Faria Lima”, o centro financeiro do Brasil.

Questionado sobre o interminável inquérito das fake news, que está em seu sétimo ano, Gilmar disse ter “a impressão de que o inquérito continua necessário”.

“E ele vai acabar quando terminar, é preciso que isso seja dito em alto e bom som. O tribunal tem sido vilipendiado. Veja, por exemplo, a coragem, eu diria, a covardia do relator da CPI do Crime Organizado de atacar a Corte, pedir indiciamento de pessoas, não cuidando de quem efetivamente cometeu crime. Isso pode ser deixado assim? Acho que não. É preciso que haja resposta. Eu acho que foi um momento importante de o Supremo ter aberto o inquérito e mantê-lo pelo menos até as eleições. Acho que é relevante”, completou o decano do STF.

“Quanto à crise de confiança, era bom que vocês olhassem como está a relação de confiança em relação às várias instituições, Forças Armadas, em relação à própria imprensa, para ver como que se dá o quadro em termos comparativos”.

“Autocrítica é crítica interna”

Questionado sobre a necessidade de os ministros do STF fazerem uma autocrítica, Gilmar disse que “autocrítica é crítica interna”.

“Fizemos isso ao longo de toda a vida. Por isso, essa instituição é duradoura. Eu mesmo sou defensor do que chamo sempre ‘fuga para frente’. É fundamental que isso seja feito. Espero que a imprensa faça também a sua autocrítica. A imprensa, por exemplo, apoiou a Lava Jato, não escutei depois autocrítica em relação à Lava Jato”, disse o ministro, como se não houvesse vozes discordantes na imprensa brasileira, inclusive sobre a Lava Jato.

“Em relação à opinião pública, é necessário entender o que é foto e o que é filme. Certamente nós vivemos uma crise das muitas instituições. Eu vivo pelo mundo afora, e a gente vê a debilidade das lideranças em todo o mundo. A imprensa também não vive o seu melhor momento, nós sabemos como as pessoas veem a imprensa. Mas esse é o único instrumento que se tem. As redes sociais tumultuaram os critérios para o próprio julgamento, cada qual se enfia nessas bolhas, e certamente isso não deve levar-nos a minimizar as críticas. Devemos respeitar as críticas, algumas são aceitáveis, outras não. E nós devemos explicar o que estamos fazendo. Eu, como você sabe, não me recuso a explicar aquilo que entendo que deva ser explicado, acho que é fundamental. E estou longe de ver o copo mais vazio, Eu prefiro vê-lo meio cheio. Eu acho que o tribunal cumpre um importante papel numa democracia hoje bastante disfuncional como é a brasileira.”

Reforma do Judiciário

Ao falar sobre a proposta do colega de STF Flávio Dino sobre uma ampla reforma do Judiciário, o decano do tribunal disse que “já deveríamos ter avançado para um novo pacto republicano”.

“[O ministro aposentado Nelson] Jobim chegou a fazer um, eu fiz outro. Vários projetos foram discutidos. Acho que era oportunidade de discutirmos isso. Já falei com o presidente Lula, já falei com Hugo Motta [presidente da Câmara], Já falei com [o presidente do Senado Davi] Alcolumbre, falei com o próprio [presidente do STF Edson] Fachin, acho que seria oportuno discutir, e considero oportuna a ideia trazida pelo ministro Flávio Dino. E, aí sim, discutir questões amplíssimas. Veja, a questão dos penduricalhos é extremamente grave, e o CNJ [Conselho Nacional de Justiça], ao invés de incentivá-lo, já deveria ter resolvido”, comentou o ministro.

“A OAB de São Paulo tem criticado muito o Supremo Tribunal Federal, mas a gente também pode fazer a pergunta: o que a OAB tem feito contra as fraudes perpetradas por advogados?”

“Todos nós que atuamos na vida pública temos de ter responsabilidade e não podemos fazer esse tipo de brincadeira. Eu já tive a oportunidade de dizer que o governador Zema só governou Minas Gerais porque obteve liminares aqui no Supremo e deixou sem pagar a dívida para com a União por 22 meses. E agora ele tenta sapatear, talvez aproveitando do momento eleitoral. Uma linguagem muito pouco própria, ele fala uma língua muito próxima do português, mas que é entendida como ofensiva. E isso precisa ser aferido”, disse o ministro.

Por o antagonista

  Publicado em: Política

Orleans Brandão lança pré-candidatura na Região Tocantina com expectativa de grande público

Publicado em   23/abr/2026
por  Caio Hostilio

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), dará mais um passo importante em sua pré-campanha ao lançar oficialmente sua agenda na Região Tocantina, com evento que acontecerá em Imperatriz neste sábado (25). A mobilização segue o ritmo crescente que tem marcado suas últimas aparições pelo estado, sempre com forte presença popular.

O otimismo em torno do evento na região é impulsionado pelo histórico recente. Em São Luís, o lançamento de sua pré-candidatura reuniu uma multidão e consolidou seu nome como o principal ator do cenário político estadual, com repercussão positiva também em outras regiões.

Na Região Tocantina, esse cenário favorável se soma à boa avaliação das ações do Governo do Maranhão, o que tem elevado a expectativa da população para o encontro em Imperatriz que deve repetir, ou até superar, o sucesso registrado na capital, refletindo o momento político vivido pelo pré-candidato.

Por onde tem passado, Orleans Brandão tem registrado eventos cheios e adesão popular, consolidando uma pré-campanha baseada no contato direto com a população. A proposta de avanço e a defesa de políticas públicas já implementadas pelo atual governo, com a marca da inovação, tem sido o pilar do discurso de Orleans.

Em suas redes sociais, o pré-candidato reforçou o chamado para o evento na região:
“Imperatriz, chegou a hora! Um time unido, forte e cheio de vontade de trabalhar segue pronto pra construir um Maranhão com mais oportunidades, desenvolvimento e futuro pra nossa gente. Vem com a gente fazer o futuro acontecer!”.
Imperatriz dará o termômetro político da Região Tocantina e deve medir, mais uma vez, a força de mobilização do pré-candidato.

  Publicado em: Política

Vixe, Lula confensa que ele sua turma são o sistema carcomido que assola o Brasil… Assistam ao vídeo!!!

Publicado em   22/abr/2026
por  Caio Hostilio

Esse blog já tratou desse assunto: Um país que vive num sistema carcomido, por diversas vezes.

Agora, o já ultrapassado Lula confirma tudo.

  Publicado em: Política

Atolado!!! Governo Lula alugou navios para COP30 via empresa do sócio de Vorcaro. Vídeo

Publicado em   22/abr/2026
por  Caio Hostilio

Documento ao qual coluna teve acesso mostra que governo Lula alugou navios na COP30 por meio de empresa cujo dono é sócio de Daniel Vorcaro

governo Lula contratou cruzeiros para a COP30 por meio de empresa cujo dono é um empresário apontado como sócio do banqueiro Daniel Vorcaro em um hotel de luxo.

Segundo documento da Casa Civil, ao qual a coluna teve acesso, o governo alugou navios para hospedar delegações na COP30 por meio da “Qualitours Agência de Viagens e Turismo Ltda”.

A Qualitours foi contratada pela Secretaria Especial da COP30, vinculada à Casa Civil, por meio da Embratur, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.

“Para tais fins [disponibilização de cabines em cruzeiros], a União, por meio da Secop, contratou os serviços da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). A Embratur subcontratou a operadora turística Qualitours Agência de Viagens e Turismo Ltda., que, por sua vez, celebrou contratos com as empresas armadoras Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros”, diz o documento da Casa Civil.

Veja o documento da Casa Civil:

Governo Lula alugou navios para COP30 via empresa do sócio de Vorcaro - destaque galeria
Quem é o sócio de Vorcaro

Contratada pelo governo via Embratur, a Qualitours pertence ao empresário Marcelo Cohen. Ele é apontado como sócio de Vorcaro no hotel de luxo Botanique, localizado em Campos do Jordão (SP).

Diferentemente de Vorcaro, que costuma dizer que o hotel pertence à Prime You, empresa que também é dona dos jatinhos usados pelo banqueiro, Cohen já admitiu publicamente ser dono do Botanique.

A ligação da Qualitours com Vorcaro, porém, vai além. A empresa pertence à holding BeFly, criada em 2021 por Marcelo Cohen a partir do impulsionamento de fundos ligados ao Banco Master.

Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, Cohen utilizou recursos de fundos, como o “B10” e do “TT”, ligados ao Master, para comprar outras empresas da holding. Entre elas, a Flytour e a Queensberry.

Por Metrópoles

  Publicado em: Política

O prefeito da educação: Gentil Neto transforma ensino público em referência no Maranhão

Publicado em   21/abr/2026
por  Caio Hostilio

A cidade de Caxias vive um novo momento na área da educação. Sob a liderança do prefeito Gentil Neto, o município vem se consolidando como uma das maiores referências educacionais do Maranhão, com investimentos estruturais, programas inovadores e resultados concretos que impactam diretamente a vida de milhares de estudantes.

Em sua gestão, Gentil Neto promoveu uma verdadeira transformação na rede de ensino. Já são mais de 70 escolas construídas, reformadas e climatizadas, garantindo mais conforto e dignidade para alunos e profissionais da educação. Além disso, diversas quadras escolares foram construídas e revitalizadas, fortalecendo o incentivo à prática esportiva e ao desenvolvimento social dentro do ambiente escolar.

Outro avanço importante foi a entrega de uniformes novos para todos os alunos da rede municipal, promovendo igualdade e valorização dos estudantes. A alimentação escolar também ganhou reforço: hoje, os alunos contam com duas refeições diárias garantidas, contribuindo para o aprendizado e o bem-estar.

A educação em tempo integral também vem sendo ampliada, com mais de 10 unidades já funcionando nesse modelo, oferecendo mais oportunidades e um ensino mais completo para crianças e jovens.

Entre as obras de destaque, está a entrega da quadra da Escola José Castro, além da inauguração do Instituto Ubiraja Fidalgo, que amplia ainda mais a estrutura educacional do município. Além dessa, outras quadras também foram entregues pela gestão.

A gestão também inovou ao investir na qualificação dos estudantes com a implantação do Fluency Caxias, programa que oferece cursos de línguas estrangeiras como inglês, espanhol e francês, preparando os jovens para um mercado cada vez mais competitivo e globalizado.

Outro marco importante é o ProUni Municipal, que garante bolsas de estudo 100% gratuitas com recursos próprios da prefeitura, reforçando o compromisso com o acesso ao ensino superior.

O reconhecimento já começa a aparecer em nível nacional. Caxias conquistou o Selo Ouro na Educação, dentro do Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização, consolidando os avanços na aprendizagem e na qualidade do ensino.

E os investimentos não param. O município também já assinou o termo de adesão para a execução do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência em 2026, fortalecendo a formação cidadã dos estudantes.

Com planejamento, compromisso e resultados visíveis, a gestão de Gentil Neto mostra que investir em educação é transformar o presente e garantir um futuro melhor. Caxias avança e se firma como exemplo para todo o Maranhão.

  Publicado em: Política

VERGONHA!!!! EUA expulsam “funcionário brasileiro” por “manipular sistema de imigração”

Publicado em   20/abr/2026
por  Caio Hostilio

Delegado da PF é apontado como alvo da medida após suspeita de interferência em processo de extradição de Ramagem

O Departamento de Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos informou, em sua conta no X, a expulsão de um “funcionário brasileiro relevante” por “manipular o sistema de imigração para contornar pedidos de extradição” e “prolongar caça às bruxas políticas”.

“Nenhum estrangeiro pode manipular nosso sistema de imigração para contornar tanto pedidos formais de extradição quanto prolongar caças às bruxas políticas em território dos EUA. Hoje, solicitamos que o funcionário brasileiro relevante deixe nossa nação por tentar fazer isso”, diz o texto compartilhado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Segundo informações do portal Metrópoles, o funcionário citado é o delegado da Polícia Federal Marcelo Ivo de Carvalho, que atua como oficial de ligação com o Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE, na sigla em inglês), em Miami. Carvalho exerce a função desde agosto de 2023.

Na última quinta-feira, a PF reuniu-se com as autoridades americanas para entender as condições da soltura de Alexandre Ramagem.

Contradições

Ramagem foi detido pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE) na última segunda-feira, 13, por questões migratórias.

Após a prisão, a Polícia Federal disse que a prisão do ex-deputado ocorreu no âmbito de uma “cooperação policial internacional” entre o órgão brasileiro e o ICE.

O ex-parlamentar deixou o Brasil em setembro de 2025 de forma clandestina.

Ele teve o passaporte diplomático após a cassação de seu mandato pela Câmara dos Deputados do Brasil, em dezembro de 2025.

Por o antagonista

  Publicado em: Política

Quem você prefere um bebezão ou um espertalhão?

Publicado em   20/abr/2026
por  Caio Hostilio

Eis a questão!!!

O espertalhão conseguiu ganhar os bobinhos com retornos nada, nadica de nada práticos… Enquanto isso a chuva alaga tudo, pois não tem escoamento de água pluvial… Estão vendo suas avenidas, ruas e suas casas alagadas.

Por outro lado, o bebezão não tem nada, nadica de nada, a ver com os alagamentos.

O espertalhão deixou o trabalhador a ver navios sem o direito digno de ir e vir… o deslocamento quando não de bicicleta foi com suas próprias pernas…

O bebezão tem alguma culpa? Não!!!

O espertalhão começou a andar mostrando um imaginário que encantou os bobinho, ou seja, retornos sem pé nem cabeça… O imaginário nem a filosofia descreve, já que não se imagina algo que não se viu!!!

Já o bebezão tem mostrado os feitos concretos, com consistência, através de ações vistas por todos.

O espertalhão não atraiu investimentos, não gerou emprego e renda… Será que os bobinhos encantados se renderam somente aos retornos sem pé nem cabeça?

O bebezão não pode ser cobrado por essa ineficiência!!!.

Vixe!!! O espertalhão sequer deu atenção ao acervo histórico… Será que os bobinhos encantados querem que derrubem a Estátua a Havan? Tudo por retornos!!!

O bebezão, por sua vez, queria mais eram lojas da Havan, pois assim estaria atraindo investimentos e gerando emprego e renda.

.E as feiras? Caramba, o espertalhão viu o Mercado tradicional ruim… E os bobinhos encantados com retornos gostam das feiras ou somente dos retornos????

O espertalhão vai tentar vender seu peixe e não é que os bobinhos encantados com retornos tentam vender o mesmo peixe?

Pois é, quem se encanta com retornos sem pé nem cabeça já deu o tiro no pé!!!

  Publicado em: Política

E defendem a liberação das drogas!!! Governo Trump põe Brasil entre maiores fornecedores do narcotráfico

Publicado em   20/abr/2026
por  Caio Hostilio

Relatório do Departamento de Estado do governo Trump aponta Brasil como um dos principais fornecedores de insumos para produção de drogas

Um relatório do Departamento de Estado dos Estados Unidos incluiu o Brasil na lista de países considerados como as principais fontes de substâncias químicas para a produção de drogas em nível global.

De acordo com o documento obtido pela coluna e produzido pelo governo de Donald Trump, o Brasil está entre os “países e jurisdições identificados como principais fontes de substâncias químicas precursoras ou essenciais utilizadas na produção de narcóticos ilícitos”.

O país governado por Lula aparece ao lado de nações como China, Venezuela, Coreia do Norte, Colômbia, Índia, México, Bolívia, Afeganistão e Tailândia. Segundo o Departamento, o Brasil atua como fornecedor de matéria-prima para a produção de entorpecentes em diversos continentes, incluindo países vizinhos da América do Sul.

“Esses insumos continuam sendo desviados por rotas ilegais e utilizados na produção de cocaína no país”, descreve o estudo sobre a situação da Bolívia. “Relatórios indicam que a maior parte desses produtos químicos tem origem no Brasil, na Argentina, no Chile e na China”, aponta.

O relatório do Departamento de Estado dos EUA é um dos principais instrumentos usados por Washington para avaliar como os países enfrentam o narcotráfico e a lavagem de dinheiro. O texto analisa questões como legislações, a atuação de autoridades, a eficiência do Judiciário e o grau de cooperação internacional, funcionando como um diagnóstico global sobre o combate ao crime organizado.

Além de mapear rotas do tráfico e estruturas financeiras ilícitas, o relatório orienta decisões de política externa dos Estados Unidos, influenciando acordos bilaterais, parcerias de segurança e até medidas de pressão diplomática.

  Publicado em: Política

Empurra pro nosso inquérito da perseguição!!! Gilmar quer Zema no inquérito das fake news

Publicado em   20/abr/2026
por  Caio Hostilio

Decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes pediu ao colega Alexandre de Moraes por meio de notícia-crime a inclusão do ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) no famigerado inquérito das fake news, informa a Folha de S.Paulo.

Como de costume, o pedido é sigiloso, e já foi encaminhado para a Procuradoria Geral da República (PGR) para posicionamento. A PGR é comandada por Paulo Gonet, ex-sócio de Gilmar no IDP.

O decano do STF não gostou de um dos vídeos da série de animação “Os Intocáveis”, publicada por Zema nas redes sociais para criticar os ministros do Supremo.

Sátira

O decano do STF, que não tinha nenhum ligação formal com o caso, suspendeu a quebra do sigilo por meio de um subterfúgio: ressuscitou um processo antigo para expedir um habeas corpus, atropelando a relatoria de André Mendonça, que cuida do caso do Banco Master no Supremo.

Para o decano do STF, a animação publicada por Zema “vilipendia não apenas a honra e a imagem deste Supremo Tribunal Federal, como também da minha própria pessoa”. Ele segue:

Gilmar argumenta ainda na notícia-crime que a animação foi divulgada nas redes de Zema, “que conta com mais de 2,3 milhão de seguidores na plataforma Instagram e 570 mil na plataforma X, tendo sido republicado em diversos veículos de imprensa, atingindo, portanto, elevadíssimo número de visualizações”.

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos